Notícias

Dossiê "Educação e juventudes: contribuições da pesquisa biográfica na sociedade contemporânea"

 

Convite


A revista científica “Debates em Educação”, do Programa de Pós-Graduação em Educação - Centro de Educação/ Universidade Federal de Alagoas (UFAL) convida professores e pesquisadores a submeterem seus artigos para o dossiê temático intitulado “Educação e juventudes : contribuições da pesquisa biográfica na sociedade contemporânea”. Nos últimos anos, diversos estudos e projetos têm mostrado que a abertura, promoção e institucionalização de espaços de diálogo e de expressão dos/as jovens nas sociedades contemporâneas são de fundamental importância para a implicação dos/as mesmos/as nos processos educativos críticos. Contudo, tais iniciativas vêem-se limitadas diante da emergência de propostas e políticas públicas que, em nome de considerar as necessidades dos/as jovens, propõem percursos formativos menos qualificados para aqueles que precisam entrar rapidamente no mundo do trabalho. Um exemplo desse processo foi a aprovação em 2017 da Medida Provisória (MP) 746/16 que reformula o ensino médio no Brasil. A fim de endossar uma postura problematizadora no campo da educação diante do cenário contemporâneo e com vias a contribuir para fomentar a perspectiva que considera o/a jovem como sujeito singular e social, o presente dossiê tem como objetivos:

  • socializar as contribuições de estudos internacionais e nacionais realizados no escopo da pesquisa biográfica em diálogo com as temáticas juventudes e educação;
  • colocar em debate as possibilidades e limites dos estudos desenvolvidos nesse escopo na sociedade contemporânea onde a necessidade de espaços de diálogo e de reconhecimento dos modos de expressão dos(as) jovens em diferentes dimensões se mostram crescentes, sobretudo nas práticas educativas escolares.

O dossiê contará com a entrevista da professora doutora Christine Delory-Momberger, Présidente do Collège international de recherche biographique en éducation (CIRBE), Diretora da revista « Le sujet dans la Cité ». Revue internationale de recherche biographique da Université Paris 13 Sorbonne Paris Cité.
Os artigos que irão compor o dossiê devem ser postados no site da revista Debates em Educação: http://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao, para que sejam submetidos à avaliação editorial e externa. A data limite para entrega dos artigos é 10 de novembro de 2017. O resultado da avaliação será notificado nos meses seguintes. (publicação prevista para abril de 2018). Para maiores informações sobre a forma de submissão e normas de formatação, favor consultar o site da revista.

Atenciosamente,


Rosemeire Reis (PPGE/CEDU/UFAL)1 2

Camila Aloisio Alves (Faculdade de Medicina de Petrópolis – FMP/FASE)3

 


1 Grupo de pesquisa “Juventudes, Culturas e Formação” (PPGE/CEDU/UFAL/CNPq).

2 Pesquisadora convidada e pós-doutoranda da Université Paris 13 Sorbonne Paris Cité, membro do Laboratório Experice/ AXE A e integrante do Collège International de Recherche Biographique (CIRBE).

3 Pesquisadora convidada e pós-doutoranda da Université Paris 13 Sorbonne Paris Cité, membro do Laboratório Experice/ AXE A e integrante do Collège International de Recherche Biographique (CIRBE).

 
Publicado: 2017-06-29 Mais...
 

Dossiê: A interface educação e linguagem: pesquisas em leitura, escrita e variação linguística

 

Tendo como coordenadoras as Professoras Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante e Adriana Cavalcanti dos Santos (PPGE/CEDU/UFAL), a Revista Debates em Educação, bem como a Linha de Pesquisa Educação e Linguagem, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Alagoas, convida pesquisadores para submissão de artigos que irão compor o dossiê que tem como tema A interface educação e linguagem: pesquisas em leitura, escrita e variação linguística, com previsão de publicação online para agosto de 2017.

 

 O tema do dossiê tem como objetivo principal socializar trabalhos de linguistas, educadores e demais pesquisadores atuantes na área das humanidades que abordem problemas relacionados à interface Educação e Linguagem, apresentando resultados de pesquisas.

 

Os artigos que irão compor o dossiê devem ser postados no site da revista Debates em Educação: http://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao, para que sejam submetidos à avaliação editorial e externa. A data limite para entrega dos artigos é 31 de maio de 2017. O resultado da avaliação será notificado nos meses seguintes. 

 

As informações sobre submissão e normas estão disponíveis no site da revista.

 

 

 
Publicado: 2017-04-24 Mais...
 

Edital FAPEAL 05/2016 - APOIO À EDITORAÇÃO E PUBLICAÇÃO DE PERIÓDICOS CIENTÍFICOS

 
A Revista Debates em educação conta com o apoio da FAPEAL, com recursos doEdital FAPEAL 05/2016 - APOIO À EDITORAÇÃO E PUBLICAÇÃO DE PERIÓDICOS CIENTÍFICOS  
Publicado: 2017-02-21 Mais...