O Conhecimento de Estudantes de Graduação em Primeiros Socorros: Uma Revisão Integrativa

Davi Porfirio da Silva, Igor Michel Ramos Santos, Paula Mariana Fragoso Torres, Hallana Laisa de Lima Dantas, Rossana Teôtonio de Farias Moreira

Resumo


Objetivo: Analisar as produções científicas relacionadas ao conhecimento de estudantes de graduação em Primeiros Socorros. Método: Trata-se de uma revisão integrativa de artigos extraídos das bases LILACS, BEDENF, SCIELO e MEDLINE. Para tanto foram utilizados os descritores Primeiros Socorros, Conhecimento e Estudantes, sem recorte temporal. A busca identificou 33 artigos, dos quais, apenas 07 foram selecionados. A partir destes, mais 5 referências foram acrescidos a partir de suas próprias referências citadas, totalizando uma amostra final de 12 artigos. Resultados: Os estudos selecionados distribuíram-se entre os anos de 2010 e 2016 e avaliaram, sobretudo, o conhecimento e atitudes dos estudantes frente ao traumatismo, reimplante e avulsão dentária; o conhecimento, ou sua retenção, e atitudes frente aos Primeiros Socorros, Suporte Básico de Vida, Ressuscitação Cardiopulmonar e ao uso de Desfibriladores Externos Automatizados, além do gerenciamento de caixas de primeiros socorros domésticas. Conclusão: Embora a literatura indique que os conhecimentos sobre Primeiros Socorros estejam difundido nas universidades e em seu entorno, o presente estudo mostra que diversas pesquisas apontam déficits no conhecimento de estudantes universitários, nas situações citadas.


Texto completo:

PDF PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.28998/rpss.v4i1.4526

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Endereço postal

Núcleo de Saúde Pública- NUSP /FAMED

Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Av. Lourival Melo Mota, s/n

Tabuleiro dos Martins CEP:57072-900

Maceió - AL

 E - ISSN 2525-4200 

Indexação:            


Apoio: