Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Reflexões e Práticas Geográficas?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

            Serão respeitadas as normas técnicas exigidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT):

 

  • NBR6022 de 2003: Normalização para artigo científico
  • NBR6023 de 2002: Elaboração de referências
  • NBR6024 de 2003: Numeração progressiva das seções de um documento
  • NBR6028 de 2003: Resumos
  • NBR10520 de 2002: Informação e documentação: citação em documento
  • IBGE, 3. Ed. de 1993: Normas de apresentação tabular.

 

            As especificações técnicas do periódico são:

Site dinâmico, atualizado por um administrador, composto principalmente por linguagens php, css e html, bem como a utilização do banco de dados mysql. Será, inicialmente, hospedado no servidor do LEADT e terá como endereço eletrônico http://leadt-ufal.webnode.com.br/acucardefel/, bem como http://www.sumarios.org/revistas/açúcar-de-fel.

            As Resenhas de livros, comunicações de pesquisa, ensaios e outros textos, deverão ter, no mínimo, 02 páginas, ou seja, por volta de 900 palavras, e no máximo, 05 páginas, 2.300 palavras, aproximadamente.

                        Artigos científicos deverão conter, no mínimo, 10 páginas ou próximo de 4.500 palavras, e no máximo 25 páginas, aproximadamente 11.300 palavras.

                        O artigo científico pode ser:

  • Original ou divulgação: apresenta temas ou abordagens originais e podem ser: relatos de caso, comunicação ou notas prévias;
  • Revisão ou sobre o estado da arte: os artigos de revisão analisam e discutem trabalhos já publicados, revisões bibliográficas etc.
    • Os trabalhos devem ser digitados com o processador de texto MSWORD FOR WINDOWS e conter a seguinte formatação:
    • Fonte da letra Times New Roman;
    • Tamanho 12;
    • Espaçamento entre linhas 1,5;
    • Citações com mais de 3 linhas devem ter recuo de 04 cm da margem esquerda e não devem apresentar recuo na margem direita e nem aspas e devem ter um espaçamento duplo, do corpo do texto. A fonte da citação deve ser menor que o corpo do texto (tamanho 10) e os espaçamentos entre as linhas devem ser simples;
    • Citações com até 3 linhas podem aparecer no corpo do texto e devem apresentar aspas;
    • Palavras estrangeiras escritas em itálico;
    • Os títulos devem ser apresentados em negrito;
      • Título e subtítulo devem figurar na pagina de abertura, no alto, escritos na língua do texto e em inglês. O título deve ser centralizado, em letras maiúsculas e em negrito.
      • Nome completo do(s) autor(es) na forma direta, acompanhados de um breve currículo que o(s) qualifique na área do artigo.
      • Currículo: nome da instituição de origem, informação sobre a atual situação acadêmica do autor (se é graduando ou graduado), incluindo endereço (e-mail) para contato, deverá aparecer em nota de rodapé.
      • Resumo na língua do texto: O resumo deve apresentar de forma concisa, os objetivos, a metodologia e os resultados alcançados, não ultrapassando 100 palavras. Não deve conter citações.
      • Resumo na língua inglesa (abstract): obrigatório em todos os textos (caso a língua em que o texto for escrito, seja o inglês, o resumo principal deve ser escrito na língua do texto e o resumo secundário, em português). OBS: se um trabalho for escrito em outra língua, que não o inglês nem o português, deverá apresentar resumo e palavras-chave em três línguas: a língua do texto, o português e o inglês.
      • Palavras-chave na língua do texto: elemento obrigatório deve figurar abaixo do resumo, antecedidas da expressão: Palavras-chave.
      • Palavras-chave na língua inglesa: elemento obrigatório deve figurar abaixo do resumo em inglês, antecedidas da expressão: Keywords.
      • Introdução: Na introdução deve-se expor a finalidade e os objetivos do trabalho de modo que o leitor tenha uma visão geral do tema abordado.
      • Desenvolvimento: parte principal e mais extensa do trabalho deve apresentar a fundamentação teórica, a metodologia, os resultados e a discussão. Divide-se em seções e subseções conforme a NBR 6024, 2003. Os títulos de cada seção devem ser apresentados em negrito.
      • Conclusões: as conclusões devem responder às questões da pesquisa, correspondentes aos objetivos e hipóteses; devem ser breves podendo apresentar recomendações e sugestões para trabalhos futuros; para artigos de revisão deve-se excluir material, método e resultados.
      • Notas explicativas: a numeração das notas é feita em algarismos arábicos, sobrescritos no fim da palavra ou expressão dentro do texto, em ordem seqüencial, devendo ser única e consecutiva para cada artigo. Não se inicia a numeração em cada página. As notas explicativas, restritas ao mínimo, deverão ser apresentadas no rodapé, com fonte 8.
      • Referências: Elemento obrigatório constitui uma lista ordenada dos documentos efetivamente citados no texto. (NBR 6023, 2000);
      • Glossário: elemento opcional elaborado em ordem alfabética;
      • Apêndices: Elemento opcional. “Texto ou documento elaborado pelo autor a fim de complementar o texto principal”. (NBR14724, 2002, p.2);
      • As ilustrações (quadros, figuras, fotos etc) deverão ser enviadas em arquivos separados, claramente identificadas (ex: Figura 1, Figura 2 etc), indicando o texto e o local (espaço) onde devem ser inseridas. Sua identificação aparece na parte inferior, precedida da palavra designativa, seguida de seu número de ordem de ocorrência do texto, em algarismos arábicos, do respectivo título, a ilustração deve figurar o mais próximo possível do texto a que se refere. Conforme o IBGE (1993) as tabelas devem ter um número em algarismo arábico, sequencial, inscritos na parte superior da tabela, a esquerda da página, precedida da palavra Tabela. Exemplo: Tabela 5 ou Tabela 3.5. A fonte deve ser colocada imediatamente em baixo da tabela para indicar a autoridade dos dados e/ou informações da tabela, precedida da palavra Fonte.
      • Indicativo de seção: O Indicativo Numérico da seção precede o título [da seção] alinhado à esquerda. “Não se utilizam ponto, hífen, travessão ou qualquer outro sinal após o indicativo da seção ou de seu título”. (NBR 6024, 2003, p.2). Os títulos e subtítulos de cada seção devem estar sem adentramento e numerados em número arábico – apenas a primeira letra do subtítulo deve ser maiúscula.
      • Fonte: Conforme a NBR 14724, 2002, deve-se usar a fonte 12 para o texto e para as referências. Para as citações longas, notas de rodapé, paginação, legendas das ilustrações e tabelas deve ser utilizado tamanho menor.
      • As referências deverão ser digitadas em ordem alfabética no final do texto, devem seguir a NBR6023.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

A Declaração de Autorização para Publicação deve ser encaminhada na última página do arquivo contendo o artigo e deverá também conter as informações de todos os autores seguindo o modelo abaixo:

 

Declaração de Autorização para Publicação (centralizado)

 

Eu, _____________, portador do Documento de Identidade nº__________ (Órgão Expeditor _________), declaro que realizei as traduções do título e resumo do artigo "___________________" e que os direitos de publicação para Revista Reflexões e Práticas Geográficas tem como intuito o direito de publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento com reconhecimento da autoria e publicação inicial na referida revista.

 

Sinceramente,

_______Assinatura__________

Nome Completo

Formação

Filiação institucional (se for o caso).

Link do currículo Lattes

Cidade, data.

 

_________________________________________________________________________________________



Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (IGDEMA)
Av. Lourival Melo Mota, s/n. Bairro: Tabuleiro dos Martins. CEP: 57072-970.

Maceió/AL, Brasil.

Telefone: +55 82 32141288

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.