Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista RITUR - Revista Iberoamericana de Turismo?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Os idiomas oficiais e aceitos para publicação na Revista Iberoamericana de Turismo são o português e o espanhol. À critério dos editores, poderão ser publicados trabalhos em catalão.

Dessa forma, os originais encaminhados à revista devem seguir as normas brasileiras de documentação científica, para autores brasileiros, ou as normas de documentação científica do país de origem (que poderão ser adaptdadas pelos revisores da revista às normas brasileiras), atentando, em todas as hipóteses, ao que rege estas diretrezes, como segue.

Em especial, as normas de documentação científica brasileiras se referem às seguintes publicações da Associação Brasileiras de Normas Técnicas(ABNT): NBR 6022 ­ Apresentação de artigos de publicações periódicas, NBR 6023 ­ Referências bibliográficas, NBR 6024 ­ Numeração progressiva das seções de um documento, NBR 6028 ­ Resumos, NBR 10520 ­ Apresentação de citações em documentos, além das normas de apresentação tabular do Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Deve-se atentar ao limite máximo de laudas para os originais encaminhados: Artigos - até 30 laudas; Pontos de Vista - até 10 laudas; Resenhas - até 5 laudas.

Para todos os autores, brasileiros ou não, o originais devem ser submetidos eletrônicamente através do sistema SEER após o cadastro do usuário como AUTOR. Só será aceito o formato Microsoft Word: DOC. Especificações: Tamanho A4 (21cm X 29,7cm), espaço de linha simples, texto fonte tamanho 12 Times New Roman, margens superior de 3,0 cm, inferior de 2,0cm, esqueda de 3,0cm e direita de 2,0cm.

A primeira lauda deve conter a seção a que o original se destina, o título, o resumo e as palavras-chave - até o limite de (5) cinco - tanto em língua portuguesa ou espanhola, quanto por língua inglesa. Dados de identificação dos autores deverão ser submetidos diretamente ao sistema OJS e não no docmumento dos originais.

No caso dos artigos, estes devem apresentar resumo (em português ou espanhol, conforme língua utilizada para os originais encaminhados) e abstract acompanhados das respectivas palavras-chave e key-words, bem como do título em língua inglesa.

As ilustrações ­ figuras, gráficos, quadros, tabelas, fluxogramas, desenhos, etc., com seu respectivo número de ordem e título, devem ser utilizadas somente quando indispensáveis à clareza do texto, mediante a menção da fonte original, quando publicadas anteriormente. As notas de rodapé ou notas no final do texto devem ser evitadas. Somente na primeira página, recomendam-se as notas de rodapé para indicar auxílios recebidos, origem do trabalho, apresentação em eventos ou notas similares, quando necessário.

Os agradecimentos a auxílios recebidos pelo(s) autor(es) podem ser mencionados ao final do original.

Recomenda-se encaminhar juntamente com os originais através do sistema SEER Documentos Suplementare, quando necessário (Ex.: conjuntos de dados, instrumentos de pesquisas, entre outros).

NORMAS DE HOMOGENEIDADE:

  • palavras estrangeiras - só itálico sem aspas
  • palavras usadas em sentido figurado - itálico com aspas
  • números ordinais até nove - só por extenso
  • números ordinais de 10 em diante - só o algarismo
  • abreviaturas/siglas - quando da primeira vez, a expressão deve vir por por extenso, seguida de hífen e a abreviatura/sigla. A partir de então, só a abreviatura/sigla
  • sistema de citação utilizado Autor-Ano-Página. Exemplo: Mundet (2009, p. 123); (MUNDET, 2009, p. 123)
  • apresentação de citações literais – fazer a distinção entre a citação curta (inserida no próprio parágrafo; entre aspas) e a citação longa (parágrafo em separado, 4 cm à esquerda; espaço simples; fonte 11; sem aspas)
  • tempo verbal - uniformizar, sempre que possível, mediante o emprego preferencial do presente
  • pessoa gramatical - uniformizar a pessoa, permitindo aos autores o uso da 1 a pessoa do singular; 1a. pessoa do plural ou 3a. pessoa do singular, sem utilizar duas formas.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Observar que submissão destinada para Número Especial deverá apenas ser encaminhada no caso do autor, na qualidade reconhecida de especialista, ser convidado pelos Editores da RITUR (ou especialistas designados pelos mesmos) por correspondência física ou eletrônica antes da realização da submissão.
  2. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação ou mesmo já foi publicada por outra revista ou anais de evento.
  3. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Wordde editor de texto: DOC (desde que não ultrapassem 2MB).
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto em preto e branco ou escala de cinza, não no final do documento, como anexos. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.

  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

    Revista Iberoamericana de Turismo utiliza o o sistema de blind review para submissão e avaliação de originais.

 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento sem fins lucrativos de sua obra pelo seu uso/citação de modo referenciado (com reconhecimento da autoria e publicação nesta revista).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 



Locations of visitors to this page

Revista Iberoamericana de Turismo - RITUR Penedo, Alagoas, Brasil. ISSN: 2236-6040.


Licença Creative Commons
Os originais publicados na Revista Iberoamericana de Turismo estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons 3.0 Brasil (obrigatoriedade de atribuição de créditos/vedado uso comercial/vedada criação de obras derivadas/permitida citação referenciada).