Do imaterial ao concreto: um relato crítico-poético acerca de processos de construção dos espetáculos da Jeane Rocha Academia de Dança
Resumo
O presente artigo é um desdobramento da minha monografia e tem como objetivo a realização de um relato acerca de processos de construção dos espetáculos da Jeane Rocha Academia de Dança, na cidade de Maceió (AL). Para este artigo, recortei as estratégias de construção dos espetáculos. Ideias e pensamentos se entrelaçam, formando peças de um “quebra-cabeça” que, sem uma cronologia de início, meio e fim, não se organizam necessariamente nessa ordem, mas fazem o público refletir de maneira autônoma acerca da obra-espetáculo recepcionada. Para relatar essa forma de criação, utilizo-me da poética imagem de “Emolduração do Caos”, proposta por Deleuze e Guatarri (1992), na qual os autores trazem a ideia de que o artista teria como função captar um pouco do caos que nos rodeia e vencê-lo. Haseman (2015) colabora com a ideia da pesquisa performática e guiada pela prática, em que muitas vezes o pesquisador não tem uma definição prévia de seus métodos e hipóteses, mas se lança à pesquisa guiado pelo que ele nomeia de “entusiasmo de prática”. Relatar e pensar acerca do próprio trabalho e da trajetória artística traçada traz à tona o reconhecimento de uma forma de criação de espetáculos que vem sendo informalmente pesquisada há anos e, no presente trabalho, mostra-se não como um modelo a ser seguido, senão como um compartilhamento de possibilidades de se pensar a criação/produção de espetáculos de dança de maneira colaborativa.Downloads
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Publicado
2020-12-16
Como Citar
Rocha, J., & Oliveira, K. (2020). Do imaterial ao concreto: um relato crítico-poético acerca de processos de construção dos espetáculos da Jeane Rocha Academia de Dança. CADERNOS CÊNICOS, 2(3), 13. Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/CadCenicos/article/view/11574
Edição
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Artigos
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