Sobre a Revista

Foco e Escopo

Os Anais do Seminário FNCPS sob o tema "Saúde em tempos de retrocessos e retirada de direitos" abrem um espaço para difusão das pesquisas e ações empreendidas em torno do debate e da avalição pública sobre os ataques político-econômicos direcionados ao SUS, principalmente após aprovação de medidas governamentais para a contenção nos gastos públicos. Condensa os trabalhos apresentados na 7ª edição do Seminário sediado em Maceió nos dia 27, 28 e 29 de outubro de 2017 e contribui para a constituição de uma base de dados/contéudos aos fóruns populares de saúde e da FNCPS, uma vez que se pretende consolidar espaços locorregionais para a articulação de ações pela defesa dos ideias e do projeto original da Reforma Sanitária Brasileira que sempre preconizou: o SUS como conquista das lutas populares em torno da saúde pública realizada por um SUS 100% estatal, universal e de qualidade.  Saúde universal, pública, estatal e de qualidade.

Processo de Avaliação pelos Pares

.

Periodicidade

Os ANAIS terão única publicação referente as atividades desenvolvidas durante a 7ª edição do Seminário FNCPS: Saúde em tempos de retrocessos e retirada de Direitos nos dias 27, 28 e 29 de outubro de 2017, na cidade de Maceió/AL.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Sponsors

FAPEAL-Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas

Fontes de Apoio

FORUMSUS/AL - Fórum Alagoano em Defesa do SUS

FNCPS - Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde

SINTIETFAL - Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica e Profissional no Estado de Alagoas

SINTUFAL – Sindicato Trabalhadores da UFAL

SINDJUS/AL –Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal em Alagoas

SINDPREV/AL – Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social e Trabalho de Alagoas

CIED/UFAL - Coordenadoria Institucional de Educação à Distância

Histórico do periódico

Os Anais congregam debates e ações de diferentes sujeitos políticos organizados e representam as experiências vividas em torno da defesa e da construção da saúde pública brasileiras. Os artigos que as retratam foram submetidos ao Seminário intinerante incentivado pela Frente Nacional contra a Privatização da Saúde (FNCPS) cujas atividades estão na sua 7ª edição.

O evento sediado em Maceió nos dias 27, 28 e 29 de outubro e foi organizado pelo:

1) o Grupo de Pesquisa e Extensão Políticas Públicas, Controle Social e Movimentos Sociais da Faculdade de Serviço Social - UFAL/Maceió

2) FORUMSUS/AL - Fórum alagoano em defesa do SUS Esta

Os artigos que compõem estes ANAIS retratam os esforços empreendidos em diferentes Regiões, Estados, cidades em torno do incentivo à participação da população sobre os desafios sócio, político e econômicos na Saúde Pública brasileira/SUS, abordam ainda as responsabilidades do Estado no financiamento e na organização/execução desses serviços, problematizando às tendências político-economicas atuais que têm retrocedido em princípios e reduzido direitos.

3) Apoio financeiro ao Evento pelo Edital AORC 08/2017 - FAPEAL.

COMISSÃO CIENTÍFICA:

Profª Drª TELMA CRISTIANE SASSO DE LIMA FSSO/UFAL-Maceió

Profª Drª LENIRA MARIA WANDERLEY SANTOS DE ALMEIDA ESENFAR/ UFAL-Maceió

Profª Drª WANDA GRIEP HIRAI FSSO/ UFAL-Maceió

Prof Dr MARCOS RIBEIRO MESQUITA IP/ UFAL-Maceió

Profª Ms JULIA AMORIM SANTOS (UNICAMP)

Profª Dra ALESSANDRA XIMENES DA SILVA (UEPB) 

Assistente Social TUANE DEVIT – Conselho Regional de Serviço Social/RS e Mestranda em Política Social e Serviço Social/UFRGS

Assistente Social RAFAELA FERNANDES – Mestre em Política Social/UnB e representante ABEPSS no Conselho Nacional de Saúde.

Assistente Social RAQUEL DOS SANTOS – Especialista em Educação em Direitos Humanos e Diversidade UFAL/Maceió

Assistente Social MAX DOUGLAS ALVES DA SILVA – Especialista em Formação para a Docência do Ensino Superior CESMAC/Maceió

Assistente Social VIVIANE MEDEIROS DOS SANTOS – Mestre em Serviço Social; A. S. Pref. Municipal de Delmiro Gouveia; e membro FORUMSUS/AL e Grupo Pesquisa e Extensão Políticas Públicas, Controle Social e Movimentos Sociais FSSO – UFAL/Maceió