EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA PERÍCIA CONTÁBIL NA JUSTIÇA FEDERAL DE SANTANA DO IPANEMA-AL

Iris Karla Virgulino de Souza Cardial

Resumo


Resumo

Atuamente a pericia contábil representa uma das áreas da contablidade que apresenta demanda crescente. Um dos órgãos governamentais que se utilizam de seus recursos é a Justiça Federal. O presente estudo propõe-se a analizar o mercado de trabalho em pericia contábil na Justiça Federal de Santana do Ipanema, partindo da contextualização histórica da perícia contábil, até as atuais características da perícia contábil na localidade estudada. Para tanto, foi apresentado um questionário à Justiça Federal para se colher as informações necessárias. Ao fim, constatou-se que grande parte dos processos que necessitariam de um profissional perito contábil é amparada por outro profissional efetivo deslocado de sua função. Ademais, foram feitas sugestões de estudos que podem contribuir com o mair conhecimento do mercado de trabalho para os profissionais da área no estado de Alagoas.

 


Palavras-chave


: Perícia Contábil, Justiça Federal, Mercado de Trabalho

Texto completo:

PDF

Referências


ALBERTO, Valder Luiz Palombo. Perícia Contábil. 4 ed. São Paulo. Atlas, 2010.

CANTIL, Jane Clea Guimarães. A inserção do contador como perito no mercado judicial estadual de Vitória da Conquista em 2013. Monografia. Departamento de Ciências Sociais Aplicadas -DCSA, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB. Vitoria da Conquista/BA, 2013. 98 pag.

CHAGAS, Clerisvaldo Braga das; FAUSTO, Marcello. Lampião em Alagoas. Maceió; Grafmarques, 2012.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Resolução CFC 1.243/09 que se refere às Normas Técnica da Perícia Contábil (NBC TP 01) e pela Resolução CFC 1.244/09 que se refere às Normas Profissionais de Perito Contábil (NBC PP 01 e NBC PP 02).Disponível em: . Acesso em: 12 de Setembro, 2018.

CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Resolução Nº 232 de 13/07/2016 que Fixa os valores dos honorários a serem pagos aos peritos, no âmbito da Justiça de primeiro e segundo graus, nos termos do disposto no art. 95, § 3º, II, do Código de Processo Civil – Lei 13.105/2015..Disponível em: < http://www.cnj.jus.br/busca-atos-adm?documento=3152. Acesso em: 25 de Setembro, 2018.

FRANCO, Hilário. Contabilidade geral. 23. ed. São Paulo: Atlas, 1997.

HOOG, Wilson Alberto Zappa. Prova pericial: teoria e prática. 9. ed. Curitiba: Juruá, 2011.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/>Acesso em: 12 setem. 2018.

JFAL – Justiça Federal de Alagas. Disponível em: http://www.jfal.jus.br/noticias/2832>. Acesso em: 20 setembro, 2018.

MORAIS, Antonio Carlos; FRANÇA, José Antonio de. Perícia Judicial e Extrajudicial: Uma abordagem Conceitual e Prática. Brasília: Qualidade, 2000.

SÁ, Antonio Lopes. Perícia Contábil. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2000.

______. Perícia Contábil. 10 ed. São Paulo: Atlas, 2011

ZANNA, R. D. Prática de perícia contábil. 2. ed. São Paulo: IOB Thonson, 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários