(RE)VISÕES SOBRE A SURDEZ: DO ENEM À DISCIPLINA DE LIBRAS NA UFAL CAMPUS SERTÃO

Autores

  • Gabriel Henrique Siqueira Monteiro UFAL Campus do Sertão

Palavras-chave:

Surdos. Libras. Cultura surda. Redação do Enem.

Resumo

Este artigo objetiva analisar as experiências que os alunos do curso de pedagogia do Campus do Sertão da UFAL tiveram ao falar sobre o tema Desafios para a formação educacional dos surdos no Brasil na redação do Enem de 2017. Seguimos um percurso teórico que abordou a cultura surda, língua de sinais e educação de surdos. Para isso utilizamos as contribuições de Eagleton (2000), Santana e Bergamo (2005), Gesser (2009), Sá (2011), Schwartzman (2011), entre outros. Através de um questionário procuramos analisar como os alunos que fizeram o Enem 2017, compreendem esses aspectos antes e após estudarem a disciplina de Libras. Diante disso, nosso trabalho contribui para fomentar a importante discussão sobre a cultura surda e os surdos no Brasil. Concluímos que esses estudantes não haviam discutido sobre os surdos antes do Enem (2017), e que a maioria os caracterizavam como deficientes. Porém, todos mostraram um novo olhar a respeito da cultura surda após cursar a disciplina de LIBRAS.

Referências

AGÊNCIA BRASIL. MEC divulga cartilha com instruções para a redação do Enem 2017. [online] Disponível em: <https://guiadoestudante.abril.com.br/enem/mec-divulga-cartilha-com-instrucoes-para-a-redacao-do-enem-2017/>. Acesso em 16 out. 2018.

BRASIL. Decreto 5626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000.

EAGLETON, Terry. Versões de cultura. In: ______. A Ideia de Cultura. Lisboa: Temas e debates, 2000.

GESSER, Audrei. LIBRAS? Que língua é essa?: crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. ENEM - Apresentação. [online] Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/enem-sp-2094708791>. Acesso em 16 out. 2018.

SÁ, Nídia de. Escola e classes de surdos: opção político-pedagógico legítima. In:______. (Org.). Surdos: qual escola? Manaus: Editora Valer e Edua, 2011, 17- 62.

SANTANA, Ana Paula; BERGAMO, Alexandre. Cultura e Identidade Surdas: Encruzilhada de Lutas Sociais e Teóricas. Educ. Soc. Campinas, 2005, n. 91, vol. 26, 565-582.

SCHWARTZMAN, José Salomão. A inclusão da pessoa com deficiência. In: SÁ, Nilda de. Surdos: qual escola? Manaus: Editora Valer e Edua, 2011, 273- 276

Tema da redação do Enem surpreende internautas; veja repercussão nas redes. [online] Disponível em: < https://gauchazh.clicrbs.com.br/educacao-e-emprego/noticia/2017/11/tema-da-redacao-do-enem-surpreende-internautas-veja-repercussao-nas-redes-cj9mz4pk805xu01pjc6phn046.html>. Acesso em 23 nov. 2018

MORENO, Ana Caroline. Tema da redação do Enem 2017 fala sobre a educação de surdos no Brasil. [online] Disponível em: <https://g1.globo.com/educacao/enem/2017/noticia/tema-da-redacao-do-enem-2017-fala-sobre-a-educacao de-surdos-no-brasil.ghtml>. Acesso em: 21 out. 2018.

Downloads

Publicado

21/05/2019

Edição

Seção

Artigos