Edição Atual

v. 1 n. 1 (1)
Publicado: 05/10/2015

Educação a Distância e Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação

Educação escolar e diversidade

Estágio Supervisionado

Família, Gênero, Infância e Juventude

História da educação e da formação no campo

Política e gestão educacional

Profissão docente e formação de professores

Ver Todas as Edições

O Congresso de Inovação Pedagógica em Arapiraca (CIPAr) é um evento científico bienal, de caráter nacional, idealizado pelos professores, alunos e técnicos vinculados ao curso de Pedagogia e ao Núcleo Pedagógico da Universidade Federal de Alagoas, Campus de Arapiraca.

A escolha do tema para essa primeira edição do CIPAr, “Perspectivas atuais dos profissionais da educação: desafios e possibilidades”, foi realizada a partir do entendimento coletivo de que se faz necessária uma ampla discussão acerca dos desafios e das possibilidades de atuação dos egressos dos cursos de licenciatura.

O 1º CIPAr incorporou em suas atividades a realização do 7º Seminário de Estágio e tais eventos foram realizados no período de 18 a 22 de maio de 2015. Tiveram como público-alvo os estudantes dos cursos de Pedagogia e demais Licenciaturas, Profissionais da Educação e Pesquisadores interessados.

A comissão organizadora desses eventos objetivou constituir um espaço privilegiado de intercâmbio de experiências e de aprofundamento de estudos e reflexões sobre as práticas pedagógicas inovadoras, fortalecendo o intercâmbio de experiências entre professores, estudantes e pesquisadores da área da Educação

Essa realidade sou possível graças às parcerias estabelecidas entre os cursos de Pedagogia dos três campi da UFAL (Maceió, Arapiraca e Delmiro Gouveia),os cursos de Licenciatura em Física e Biologia da UFAL Campus Arapiraca, a Coordenadoria Institucional de Educação a Distância da UFAL (CIED), o Centro de Educação da UFAL (CEDU), a Pró-reitoria de Extensão da UFAL (PROEX), a Assessoria de Comunicação da UFAL (ASCOM), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL), a Universidade Federal de Sergipe (UFS), a Universidade Estadual de Ciências da Saúde (UNCISAL), e a Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL).

O evento contou com 809 inscritos e nele ocorreram: 11 apresentações Artístico/Culturais; 3 Palestras Temáticas; 15 Mesas Redondas; 1 Grupo de Trabalho para discussão sobre os rumos do curso de Pedagogia em Alagoas; 16 Minicursos; 2 Oficinas; 30 Salas de Comunicação Oral (129 trabalhos apresentados; e 1 sessão de apresentação de Pôsteres (27 trabalhos apresentados).

Os 129 trabalhos submetidos e aprovados para comunicação oral compõem esses anais que estão disponibilizados por meio desta interface digital. Essas produções científicas foram avaliadas às cegas e referendadas por dois pesquisadores em Educação. Esse material foi organizado nesses anais de acordo com os eixos temáticos do evento: Política e gestão educacional; Profissão docente e formação de professores; Família, Gênero, Infância e Juventude; Educação a Distância e TIC na Educação; História da educação e da formação no campo; Educação escolar e diversidade; e Estágio Supervisionado.

FIca aqui a memória do evento e o convite à leitura esse material que aponta desafios e possibilidades para a formação dos profissionais da educação no cenário Alagoano.

Por fim, é possível afirmar que o CIPAr, a partir de sua primeira edição, se consolida como o espaço privilegiado para o intercâmbio de experiências pedagógicas entre professores do Ensino Superior, da Educação Básica, Estudantes de Licenciaturas e demais interessados.

 

Ivanderson Pereira da Silva

UFAL - Campus Arapiraca

Coordenador Geral do evento