Comportamento político e uso de mídias sociais

um estudo com universitários em gestão da informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.%25y91-18

Palavras-chave:

Comportamento político, Gestão da Informação, Mídias Sociais.

Resumo

As mídias de comunicação e o avanço tecnológico apontam para uma sociedade altamente avançada em termos de conectividade, assim, este trabalho tem como objetivo identificar a percepção de universitários em gestão da informação sobre as formas de expressão do comportamento político e a utilização dos mecanismos informacionais da sociedade da midiatização. Para tanto, desenvolve o marco teórico apoiado nos entendimentos de comportamento político e mídias sociais. Metodologicamente, a pesquisa possui abordagem quantitativa, utilizando questionário para coleta de dados. Na análise e interpretação dos dados foram utilizados métodos estatísticos diversos. Com amostra de 141 sujeitos, a população era composta por 236 discentes matriculados em 2020 no curso de Gestão da Informação da UFPE. Os resultados possibilitam inferir a identificação do elevado grau de atividade e atitude política, o nível de engajamento em movimentos sociais, o entendimento sobre a forma de manifestações políticas e a propensão a mudar de opinião em função de lógica e evidências.  Já em relação ao uso das mídias, infere-se as principais fontes de notícias, o grau de checagem da veracidade das informações recebidas e transmitidas, o tipo e a frequência de compartilhamento de informações, bem como as preferências por fontes de informações quanto às filiações ideológicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvio Luiz de Paula, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor (2018), mestre (2010) e graduado (2006) em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. Professor do Departamento de Ciência da Informação-DCI/UFPE. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação-PROFINIT/UFPE. Autor de livros, tem experiência na área de administração, com ênfase em Gestão de pessoas, Gestão da informação e Inteligência informacional.

Henrique Dornelas de Paula Machado, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em Gestão da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco.

Márcia Ivo Braz, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (2020), Mestra em Ciência da Informação (2013) e Bacharela em Biblioteconomia (2010) pela Universidade Federal de Pernambuco. Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa "Organização e Representação do Conhecimento" e "Laboratório de Organização e Gestão da Informação e do Conhecimento (LOGIC)". Professora Adjunta do Departamento de Ciência da Informação da UFPE.

Verônica de Fátima Pereira Lemos, Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco. Jornalista do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife.

Referências

AHMAD, Aijaz. Linhagens do presente. São Paulo: Boitempo Editorial, 2002.

ANDREASSEN, C. S.; GRIFFITHS, M. D.; HETLAND, J.; PALLESEN, S. Development of a work addiction scale. Scandinavian Journal of Psychology. V.53, p.265–272, 2012.

BRIGGS, Asa; BURKE, Peter. Uma história social da mídia: de Gutenberg à Internet. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2006.

BRUNS, Axel. Gatewatching: collaborative online news production. Nova York: Peter Lang, 2005.

BOBBIO, Norberto. Ciência Política. In: BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gian Franco. Dicionário de Política. Brasília: UnB, 1998.

CALAZANS, Janaina de Holanda Costa; LIMA, Cecília Almeida Rodrigues. Sociabilidades virtuais: do nascimento da Internet à popularização dos sites de redes sociais online. IX Encontro Nacional de História da Mídia, Minas Gerais, 2013.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo, Paz e Terra, 1999.

CUNHA, Vanildes Vieira da. Comunicação Política Mediada Por Redes Sociais Interativas: Educação Política Do Sujeito Na Sociedade Pós-Moderna. Tese. Curso de Doutoramento em Ciência Política. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, 2014.

FERREIRA, Gonçalo Costa. Redes sociais de informação: uma história e um estudo de

Caso. Perspectivas em Ciência da Informação, v.16, n.3, p.208-231, jul./set. 2011

GIRARDI JR. Liráucio. Pierre Bourdieu - Questões de Sociologia e Comunicação. Annablume, 2007.

GLOBALWEBINDEX. Social Media marketing. Disponível em: https://www.globalwebindex.com/. Acesso em: janeiro de 2021

HARARI, Yuval Noah. Homo deus, uma breve história do amanhã. Companhia das Letras, 2015.

HARARI, Yuval Noah. Sapiens, uma breve história da humanidade. Companhia das Letras, 2016.

HOXHA, A.; HANITZSCH, T. How conflict news comes into being: Reconstructing ‘reality’through telling stories. Media, War & Conflict, v.11, n.1, p.46–64, 2018.

IBGE. Quantidade de Homens e Mulheres. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18320-quantidade-de-homens-e-mulheres.html: Acesso em 20 de Ago. 2020.

LAZER, D.; BAUM, M.; BENKLER, J.; BERINSKY, A.; GREENHILL, K.; METZGER, M. The science of fake news. Science, v. 359, n. 6380), p.1094–1096, 2018.

MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de Marketing: Uma Orientação Aplicada. Bookman Editora, 2001.

PAULA, S. L. de. Conceituação, condicionantes e impactos da inteligência informacional: um estudo sobre aspectos informacionais no contexto de videogames e suas implicações entre estudantes de graduação em administração. 2018. Tese (Doutorado em Administração) – Programa de Pós-graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.

PAULA, Silvio Luiz de; DE SOUZA, Bruno Campello. Comportamento Informacional De Jogadores De Videogame. Brazilian Journal of Information Science, v. 13, n. 1, p. 21-32, 2019.

RECUERO, R. Um estudo do capital social gerado a partir das Redes Sociais no Orkut e nos

Weblogs. Revista da FAMECOS, Porto Alegre, n 28, dez 2005.

REIS, Elisabeth. Estatística Descritiva, São Paulo: Sílabo, 1996.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e pesquisa. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1989.

SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, Pilar Baptista. Metodologia de Pesquisa. São Paulo: McGraw-Hill, 2006.

SLIMOVICH, Ana. A midiatização contemporânea do político: os discursos presidenciais nas redes sociais e a reação do cidadão argentino. Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, Ilhéus, 2018.

WOLF, Mauro. Teorias da comunicação. Lisboa: Presença, 2001.

Downloads

Publicado

2023-04-03

Como Citar

Paula, S. L. de, Machado, H. D. de P., Braz, M. I., & Lemos, V. de F. P. (2023). Comportamento político e uso de mídias sociais : um estudo com universitários em gestão da informação. Ciência Da Informação Em Revista, 9(1/3), 1–18. https://doi.org/10.28998/cirev.%y91-18

Edição

Seção

Artigos | Articles

Artigos Semelhantes

<< < 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.