As bibliotecas dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
um mapeamento da produção científica acerca das tipologias utilizadas para a sua identificação
DOI:
https://doi.org/10.28998/cirev.2025v12e17889Palavras-chave:
Tipologia de bibliotecas, Insituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, BibliotecasResumo
O presente estudo tem como objetivo identificar, por meio de uma revisão bibliográfica, como as bibliotecas dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) são discutidas quanto à sua tipologia na produção científica da área de Ciência da Informação e Biblioteconomia no Brasil. Para este fim, foram consultados os Anais do Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação (CBBD) e a Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci). A pesquisa analítica abrange o período de 2008 a 2022, utilizando palavras-chave como Instituto Federal, Instituto Federal de Educação, Biblioteca, Tipologia e Classificação. Os resultados indicam que os autores têm participação ativa em eventos técnico-científicos de alcance nacional, como o CBBD, presente em todas as sete edições ocorridas após 2008. Quanto à tipologia das bibliotecas, observa-se que a maioria dos estudos prefere o termo generalista "biblioteca" como palavra-chave. No entanto, é notável que o termo mais específico "Biblioteca Multinível" aparece em 11% dos trabalhos identificados, sugerindo uma tendência crescente de busca por uma categorização mais detalhada dessas instituições. Finalmente, em relação aos cargos e locais de trabalho dos autores, constatou-se que 52% são bibliotecários (as) atuantes nos Institutos Federais.
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