Ciência da Informação em Revista https://www.seer.ufal.br/index.php/cir <p><strong><em>Ciência da Informação em Revista</em></strong> é um periódico científico do <a href="http://www.ufal.edu.br/unidadeacademica/ichca/pos-graduacao/ciencia-da-informacao">Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação</a> da <a href="https://ufal.br/">Universidade Federal de Alagoas</a>, que tem como finalidade promover a produção, a comunicação e a divulgação do conhecimento técnico-científico no domínio específico da Ciência da Informação e das inter-relações com áreas afins. Com fluxo contínuo de submissões, aceita contribuições exclusivamente inéditas, exceto traduções e reformulações de comunicações realizadas em eventos técnico-científicos. A avaliação é realizada por intermédio do sistema <em>double blind peer review</em>, mantendo o sigilo quanto à identidade dos autores e dos avaliadores. A periodicidade é quadrimestral com números publicados eletronicamente nos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano. Este periódico está disponivel no <a href="http://www.periodicos.capes.gov.br/">Portal de Periódico da CAPES</a> e indexado, entre outros, nos seguintes diretórios e bases de dados: <a href="http://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/535">BRAPCI</a>, <a href="https://www.citefactor.org/journal/index/24553#.XUuk1-hKiUk">CiteFactor</a>, <a href="https://doaj.org/toc/2358-0763?source=%7B%22query%22%3A%7B%22filtered%22%3A%7B%22filter%22%3A%7B%22bool%22%3A%7B%22must%22%3A%5B%7B%22terms%22%3A%7B%22index.issn.exact%22%3A%5B%222358-0763%22%5D%7D%7D%2C%7B%22term%22%3A%7B%22_type%22%3A%22article%22%7D%7D%5D%7D%7D%2C%22query%22%3A%7B%22match_all%22%3A%7B%7D%7D%7D%7D%2C%22from%22%3A0%2C%22size%22%3A100%7D">DOAJ</a>, <a href="https://dbh.nsd.uib.no/publiseringskanaler/erihplus/periodical/info.action?id=494609">ERIHPLUS</a>, <a href="https://www.latindex.org/latindex/ficha?folio=24631">LATINDEX</a>, <a href="https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf">QUALIS</a>, <a href="http://directorio.rcaap.pt/handle/2/1560">RCAAP</a>, <a href="https://www.redib.org/recursos/Serials/Search/Results?lookfor=2358-0763&amp;type=ISN">REDIB</a> e <a href="https://ucsb-primo.hosted.exlibrisgroup.com/primo-explore/fulldisplay?docid=01UCSB_SCP_SERIALS947080367&amp;context=L&amp;vid=UCSB&amp;lang=en_US&amp;search_scope=default_scope&amp;adaptor=Local%20Search%20Engine&amp;tab=default_tab&amp;query=any,contains,ci%C3%AAncia%20da%20informa%C3%A7%C3%A3o%20em%20revista">ULRICH'S</a>.</p> pt-BR <p>A <em><strong>Ciência da Informação em Revista</strong></em> se reserva o direito de realizar, nos originais, <strong>verificação da (in)existência de plágio</strong>, utilizando, para tanto, o auxílio de <em>software</em> ou outro meio de <strong>detecção de plágio</strong> em suas diferentes manifestações.</p><p>O periodido reserva ainda o direito de realizar, nos originais, <strong>alterações de caráter normativo</strong> e <strong>gramatical,</strong> visando à manutenção de padrão, respectivamente, na estrutura e na norma culta da língua adotada.</p><p>As provas finais, em nenhum momento, serão enviadas aos autores, sendo diretamente publicadas.</p><p>Os originais, em nenhuma circunstância, serão devolvidos aos autores.</p><p>A opinião emitida pelos autores é de sua inteira e exclusiva responsabilidade.</p><p>Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que <span>mantêm os respectivos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma <a href="https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/">Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional</a>.</span></p> cirev@ichca.ufal.br (Edivanio Duarte de Souza) atendimento@sibi.ufal.br (Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação) sex, 12 nov 2021 15:09:20 -0300 OJS 3.2.1.3 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 v. 8, n. 1, maio/ago. 2021 https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/13118 Ronaldo Ferreira de Araujo Copyright (c) 2021 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/13118 sex, 12 nov 2021 00:00:00 -0300 As Fake News sob a perspectiva dos estudantes dos cursos de graduação e técnico em Biblioteconomia de Porto Alegre (RS): um estudo de caso https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/11579 <p>Este estudo apresenta a relação dos alunos do curso técnico em Biblioteconomia do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)- <em>Campus</em> Porto Alegre e do curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com as fontes de informação e <em>fake news</em>. Para a realização da pesquisa, de caráter exploratório, utilizou-se como instrumento para a coleta dos dados um questionário que foi aplicado aos participantes, posteriormente analisados de forma qualitativa e quantitativa. Foram entrevistados 44 sujeitos, oriundos dos cursos técnico e graduação em Biblioteconomia. Como resultado da pesquisa, destaca-se a importância de abordar a temática <em>fake news </em>e enfocar a alfabetização midiática e informacional (AMI), tanto em ações de extensão como cursos e palestras, quanto na inclusão dos currículos dos cursos, a fim de preparar os futuros técnicos e bibliotecários para lidar com o fenômeno da desinformação, e atuarem na orientação do acesso e uso de mídias, e produção da informação pela sociedade.</p> Bruno Fortes Luce, Laura Valladares Soares, Filipe Xerxeneski da Silveira, Lizandra Brasil Estabel Copyright (c) 2021 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/11579 sex, 12 nov 2021 00:00:00 -0300 Proposta teórico-metodológica do tratamento da informação em museus a partir da ficha catalográfica do Museu do Instituto Histórico e Geográfico do Pará https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/12262 <p>Análise sobre o Tratamento da Informação realizado no Museu do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (MIHGP), com foco na ficha catalográfica produzida pelo organismo, utilizando, de forma interdisciplinar, elementos conceituais e metodológicos da Organização do Conhecimento. Trata-se de uma pesquisa descritiva, utilizando como estratégia metodológica a observação direta sobre os níveis de descrição e tratamento informacional oferecidos por esse instrumento. Os resultados indicaram que o tratamento informacional relacionados a ficha atingiu níveis satisfatórios na esfera descritiva, ao possibilitar funções importantes de investigação do suporte nos objetos do MIHGP. Entretanto, o instrumento de pesquisa não atingiu níveis aceitáveis de tratamento temático, ao não permitir a indexação de termos ligados ao conteúdo do documento e na identificação da associação entre proprietários e os objetos do MIHGP. Cita-se, com esses resultados, a necessidade de reformulação da ficha catalográfica, de modo a possibilitar a recuperação e organização informacional mais eficiente nesse acervo.</p> Mateus Da Silva Reis, Roberto Lopes dos Santos Junior Copyright (c) 2021 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/12262 sex, 12 nov 2021 00:00:00 -0300 AYA Biblioteca: investigação para a encontrabilidade da informação étnico-racial https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/12382 <p>Apresenta a AYA Biblioteca, do Laboratório de Estudos Pós-Coloniais e Decoloniais da Universidade do Estado de Santa Catarina, como um ambiente informacional que promove a encontrabilidade da informação étnico-racial. Objetiva aplicar o <em>checklist</em> para avaliação do ambiente informacional digital da AYA Biblioteca, identificando os atributos da Encontrabilidade da Informação existentes e indicando sugestões para melhorias, na perspectiva do/a usuário/a. Para tanto utiliza uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, para a investigação de facilidades, dificuldades e possíveis otimizações quanto a encontrabilidade da informação étnico-racial na AYA Biblioteca. Relaciona, numa dimensão prática, os estudos em encontrabilidade da informação e os estudos das relações étnico-raciais. Mediante aplicação do <em>checklist</em>, sugere um olhar aos atributos: “folksonomia”, devido a variedade cultural, para a população negra e para a população indígena, gerando nuvem de <em>tags</em> proveniente da navegação social; “metadados”, o que engajaria o alcance dos materiais informacionais disponíveis por motores de busca; “<em>wayfinding</em>”, visto que o ambiente não gera marcadores de orientação espacial. Conclui que a AYA Biblioteca é um ambiente informacional digital que contribui para a visibilidade da população negra e da população indígena, tendo um papel favorável na agenda antirracista, podendo ser uma fonte de informação para o ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana em instituições, conforme a Lei 10.639/2003. Para isso, é necessário adequar-se aos atributos de encontrabilidade da informação, principalmente a partir da criação de um vocabulário controlado, nuvem de <em>tags</em> e o uso de uma plataforma que permita a inserção de metadados.</p> Arthur Ferreira Campos, Erinaldo Dias Valério Copyright (c) 2021 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/12382 sex, 12 nov 2021 00:00:00 -0300 Mediação de leitura através dos Instagrans literários https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/12412 <p>Nas mídias sociais, as pessoas buscam encontrar quem compartilha dos mesmos interesses. Hoje em dia, com os avanços das Tecnologias da Informação e Comunicação, é possível encontrar na <em>web</em> variadas mídias sociais voltadas para os leitores. Os Instagrans literários são perfis criados na plataforma do Instagram com o intuito de divulgar livros, aproximar pessoas com gostos de leitura similares e criar uma comunidade literária. Dessa forma, o objetivo geral dessa pesquisa foi verificar a contribuição dos perfis literários no Instagram como mediadores de leitura. Entre os objetivos específicos estão: caracterizar as formas de mediação de leitura e de atuação do bibliotecário como mediador de leitura; compreender o uso das mídias sociais no incentivo à leitura; contextualizar o espaço do <em>bookstagram</em> e analisar esses perfis e suas interações com seus seguidores. Quanto à metodologia, essa é uma pesquisa descritiva com abordagem de natureza qualitativa e quantitativa. Como instrumento para coleta de dados foram aplicados questionários eletrônicos com o objetivo de analisar a interação dos perfis literários com seus seguidores, além das percepções pessoais desses moderadores em relação à forma como eles mediam a leitura. Conclui-se que os Instagrans literários contribuem ativamente na mediação da leitura digital através das ferramentas utilizadas para a criação de conteúdo e que os leitores atuam como os próprios mediadores da leitura.<strong></strong></p><p><strong>Palavras-chave:</strong> Instagram literário. Mediação da leitura. Mídias sociais. Bookstagram.</p> Anamaria Barreto Nascimento, Martha Suzana Cabral Nunes Copyright (c) 2021 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/12412 sex, 12 nov 2021 00:00:00 -0300 Green library: Reducing carbon footprints towards Sustainable Development in libraries: a Case Study of Federal College of Education Library, Zaria, Nigeria https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/9853 <p>Carbon footprint has become a popular way of communicating climate change issues and the need to change behaviour. Reduction of environmental burden or everyday environmental actions played an important role in the day-to-day activities of libraries. Libraries are in an excellent position to be both an ecological operator and promoter of environmental awareness. The methodology employed is survey. data collected was analyzed using decision mean of 3.00. findings from the study revealed that, libraries in Nigeria are not well ground on green library requirements, due to insufficient manpower, and tools. As a result of this, this study recommends that librarians must faces the challenge of finding solutions that adequately address these issues without compromising its economic development goals and the living standards of its people through environment awareness, communication strategies and reduction on environmental burden.</p> Kayode Sunday John Dada Copyright (c) 2021 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/9853 sex, 12 nov 2021 00:00:00 -0300 O conceito de intervencionismo em Economia: uma análise discursiva a partir de artigos científicos https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/10668 <p>Este artigo tem por objetivo identificar no discurso científico de alguns artigos publicados na Revista Análise Econômica no período 2015-2019 as colocações dos termos “intervenção” e “intervencionismo” em seus contextos, a fim de rastrear seus vieses ideológicos - se intervencionista ou liberal - por meio da Linguística de Corpus. A Linguística de Corpus é uma metodologia que se ocupa da coleta e exploração de uma grande quantidade de textos em formato eletrônico para fins de pesquisa linguística. Com o auxílio do gerenciador de corpus Sketch Engine, identificaram-se as ocorrências do termo “intervenção” e “intervencionismo”. A análise dos dados foi realizada a partir de um referencial teórico da área de Economia e de Análise do Discurso no contexto da Ciência da Informação. Destaca-se que, no âmbito da Ciência da Informação, o levantamento de termos em seus contextos discursivos tem se mostrado imprescindível para a validação de conceitos em determinados domínios, visando ao aperfeiçoamento de Sistemas de Organização do Conhecimento. Para tanto, a Linguística de Corpus, como abordagem de corpus, e a Análise do Discurso, como metodologia de análise de textos científicos, têm contribuído para a Organização do Conhecimento, uma vez que, para que se elaborem sistemas de acesso à informação, além de tecnologia, é preciso entender a informação e seus múltiplos sentidos. O que se constatou nos artigos analisados foi um viés pró-intervencionismo.</p> Isabel Cristina Pereira dos Santos, Thiago Henrique Bragato Barros, Ivan Colangelo Salomão Copyright (c) 2021 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/10668 sex, 12 nov 2021 00:00:00 -0300 O Comportamento do termo dado na Ciência da Informação https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/11764 <p>Advindos de diferentes áreas, os termos dado, informação e conhecimento se tornaram objeto de estudo da Ciência da Informação, principalmente após o surgimento das Tecnologias da Informação. O termo dado, isoladamente, apresenta significado restrito e pouco informativo, sendo puramente objetivo, porém, representa matéria-prima para uma série de observações, medidas ou fatos. A pesquisa buscou identificar, por meio de frequências de comportamento, o comportamento do termo dado na área da Ciência da Informação, ao longo do período estudado e os seus principais termos formados por composições, além de criar uma classificação para os tipos de comportamentos. Foram realizadas, durante a pesquisa empírica, as etapas de coleta de dados, preparação e pré-processamento, transformação e apresentação dos dados, que resultou em uma frequência de termos extraídos do <em>corpus</em>. Considera-se, dentre os resultados, que o termo dado se apresenta, através de seu comportamento, de forma contínua e em ascensão ao longo do período analisado, entretanto, os termos compostos apresentam uma maior especificidade de domínio da linguagem, quando se comparado ao termo raiz como, por exemplo, os termos “base_dados”, “dados_pesquisa”, “coleta_dados”, “fonte_dados” e “banco_dados”, que somados, ultrapassam mais de 50% do termo raiz. O termo “gestão_dados” apresentou comportamento irregular em ascensão, o que permite inferir que pesquisas que abordam a temática começaram a ganhar notoriedade na área da Ciência da Informação nos últimos analisados.</p> Marcos de Souza, Fernanda Gomes Almeida Copyright (c) 2021 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/11764 sex, 12 nov 2021 00:00:00 -0300 Archival literacy: um diálogo da Arquivologia com a Competência em Informação. https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/11871 <p>O presente artigo tem como objetivo mapear a produção acadêmico-científica em torno da <em>Archival Literacy</em> em âmbito internacional, visando apresentar elementos que contribuam para a compreensão do estado da arte desta temática. Para o alcance desse objetivo recorreu-se a Revisão Bibliográfica Sistemática como metodologia de pesquisa, este método, reconhecido por ser metódico, transparente e reaplicável, permite com que o pesquisador trabalhe um elevado número de dados e assim expor o estado da arte da temática em debate, devido seus procedimentos rígidos e sistemáticos divididos em três fases: Entrada, Processamento e Saída. Na primeira fase, elaborou-se o protocolo de pesquisa que orientou o processo de coleta de dados, realizado a partir de “buscas simples” sem a aplicação de qualquer tipo de filtros, visando recuperar o maior número possível de resultados, no Portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e na <em>Library &amp; Information Science Abstracts. </em>Para a segunda fase, com a somatória dos dois resultados obteve-se 91 trabalhos, entre artigos e teses, para a análise aplicou-se os seguintes critérios de inclusão e exclusão: (1) acesso, (2) repetição e (3) aderência ao tema resultando um total de 9 trabalhos. Dessa forma, à partir da análise dos dados na terceira fase, observando um campo fértil, entretanto, com baixa incidência de pesquisas acadêmico-científicas voltadas à compreensão da relação existente entre a tríade Competência em Informação - <em>Archival Literacy</em> - Arquivologia.</p> Renata Lira Furtado, Felipe Cesár Almeida dos Santos Copyright (c) 2021 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/11871 sex, 12 nov 2021 00:00:00 -0300 A Arte da Gestão na Ciência da Informação: um olhar reflexivo sobre os estudos da tendência https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/13117 <p>Editorial, v.8, n. 2.</p> Rosilene Agapito da Silva Llarena Copyright (c) 2021 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/13117 sex, 12 nov 2021 00:00:00 -0300