Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Revista Crítica Histórica publica artigos e resenhas de autores que tenham, pelo menos, o título de mestre. Para artigos em coautoria, os autores devem ser de instituições diferentes.

Tanto artigos quanto resenhas devem ser enviados no formato Word for Windows (.doc ou .docx), com fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento 1,5 e em alinhamento justificado. As margens a serem adotadas são 3 cm na esquerda e na superior e 2 cm na direita e na inferior.

Todos os textos passarão por rigoroso processo de avaliação. Primeiramente, serão encaminhados, sem identificação, para dois pareceristas do Conselho Editorial e/ou do Conselho Consultivo, de acordo com a afinidade temática. Quando necessário, recorreremos a pareceristas ad hoc. Caso haja discordância entre os dois, o texto passará pela avaliação de um terceiro parecerista. Se modificações forem necessárias, o Conselho Editorial entrará em contato com o autor, sugerindo as modificações. Após as modificações, os textos serão novamente avaliados pelos pareceristas. Se for recusado por, no mínimo, dois pareceristas, o artigo não estará apto para a publicação. Se for aceito por, pelo menos, dois pareceristas, o artigo estará apto para a publicação. O Conselho Editorial será responsável pela escolha do número da revista em que o texto aprovado será publicado.

 

Artigos (dossiê, fluxo contínuo e ensaio):

  • Os artigos devem ter entre 35 mil e 85 mil caracteres com espaço, incluindo notas de rodapé, legendas, tabelas e referências bibliográficas.
  • Todos devem vir acompanhados de resumo no início (máximo de 1300 caracteres com espaço) e três palavras-chave, em português e em língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês).
  • As referências bibliográficas devem vir em ordem alfabética no final do artigo.
  • Serão aceitos artigos em espanhol acompanhados de resumo e palavras-chave em português.
  • O título deve vir em negrito, fonte tamanho 14 e centralizado, e com letra maiúscula apenas no início (ou se nele houver nomes próprios). Logo abaixo, deve vir o título em língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês), em negrito e com fonte tamanho 12.
  • A autoria (nome completo) deve vir abaixo do título, à direita, em negrito. Em nota de rodapé (asterisco), deve ser colocada a instituição de origem, titulação e agência financiadora, quando for o caso.

 

Resenhas

  • As resenhas devem ter entre 8 mil e 15 mil caracteres com espaço.
  • O título deve vir em negrito, fonte tamanho 14, em alinhamento centralizado e com letra maiúscula apenas no início (ou se nele houver nomes próprios).
  • A referência bibliográfica completa da obra resenhada deve vir abaixo do título, em alinhamento justificado.
  • A autoria (nome completo) deve vir logo abaixo da referência bibliográfica da obra resenhada, à direita, em negrito. Em nota de rodapé (asterisco), deve ser colocada a instituição de origem, titulação e agência financiadora, quando for o caso.
  • As resenhas não devem conter notas ou referências bibliográficas no final do texto.

 

 

Orientações gerais

  • Os textos não devem conter colunas ou separação de sílabas hifenizadas.
  • Em notas de rodapé, devem constar apenas pequenos textos explicativos e referências a fontes primárias. As notas devem vir em fonte Times New Roman, tamanho 10 e espaçamento simples.
  • A lista de fontes primárias não precisa constar no fim do texto.
  • As referências deverão ser feitas no formato autor/data no corpo do texto.

Exemplo: “Assim, o mundo subterrâneo da cultura popular engoliu aos poucos o mundo sobreterrâneo da cultura das elites.” (CARVALHO, 1987, p. 41).

  • Os subtítulos não devem ser numerados. Devem vir em negrito, à esquerda e fonte tamanho 12.
  • Os numerais até dez devem vir escritos por extenso.

 

Citações

  • As citações com no máximo 3 linhas devem vir no corpo do texto entre aspas, com fonte normal.
  • As citações acima de 3 linhas devem vir separadas do texto, com recuo à esquerda de 4,0 cm, espaçamento 1,5, fonte tamanho 11 e sem aspas.

 

Referências bibliográficas

  • Livros:

SOBRENOME, Nome do autor. Título. Cidade da editora: Editora, ano de publicação.

  • Capítulos de livro:

SOBRENOME, Nome do autor. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome(s) do(s) organizador(es). Título do livro. Cidade da editora: Editora, ano de publicação.

  • Dissertações e teses

SOBRENOME, Nome do autor. Título. Especialidade/área, Instituição em que o trabalho foi defendido. Cidade, ano de publicação.

  • Revistas acadêmicas:

SOBRENOME, Nome do autor. Título do artigo. Nome do periódico, volume, número, ano.

Para assegurar a integridade da avaliação por pares cega, para submissões à revista, deve-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores e avaliadores entre os mesmos durante o processo. Isto exige que autores, editores e avaliadores (passíveis de enviar documentos para o sistema, como parte do processo de avaliação) tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento:

  1. Os autores do documento excluiram do texto nomes, substituindo com "Autor" e o ano em referências e notas de rodapé, em vez de nomes de autores, título do artigo, etc.
  2. Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Aqruivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.
  3. Em PDFs, os nomes dos autores também devem ser removidos das Propriedades do Documento, em Arquivo no menu principal do Adobe Acrobat.

Chamada de artigos

Chamada de Artigos

Dossiê Temático

Os Dossiês Temáticos são compostos por artigos sobre uma temática específica eleita pelo Conselho Administrativo e/ou coordenada por especialista da área.

Fluxo Contínuo

Fluxo Contínuo: a sessão é composta por artigos aprovados pelo Conselho Consultivo entre os recebidos durante as Chamadas Abertas e/ou fluxo contínuo para o público pesquisador em geral.

Documentação

Documentação: a sessão traz análises detidas a respeito de um dado corpo documental, apresentando suas possibilidades de pesquisa.

Entrevistas

Entrevistas: Com pesquisadores, especialistas e professores da área de História e Ciências Sociais que tenham contribuído com o desenvolvimento de suas áreas no país.

Resenha

Resenhas: resenha de livros lançados e/ou reeditados/traduzidos no Brasil nos últimos cinco (5) anos, além dos clássicos que componham bibliografia importante para a História.

Expediente

O Expediente é o campo que publica as diretrizes da edição. 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.