
 Revista Crítica Histórica                                                         Ano V, nº 9, julho/2014 ISSN 2177 - 9961

OS TRABALHADORES TAMBÉM SÃO NOTÍCIA: A RELAÇÃO DOS OPERÁRIOS 
ALAGOANOS COM OS JORNAIS NOS ANOS 19501

WORKERS ARE ALSO NEWS: THE ALAGOANOS’ WORKERS RELATIONSHIP 
WITH NEWSPAPERS IN THE 1950th

Anderson Vieira Moura2

Resumo: Durante a década de 1950 circulavam em Alagoas três grandes jornais: o 
Diário  de  Alagoas,  a  Gazeta  de  Alagoas e  o  Jornal  de  Alagoas.  Além  destes 
representantes  da  chamada  “grande  imprensa”,  havia  o  periódico  semanal  do 
Partido Comunista do Brasil (PCB): A Voz do Povo. Cada um, a sua maneira, dirigia-
se de alguma forma aos operários urbanos de Maceió. No entanto, a questão é: qual 
o alcance destes veículos e sua inserção na classe trabalhadora? Além disto, torna-
se necessário compreender a base ideológica de cada um dos órgãos, tentando 
entender a razão de se buscar a um público que até pouco tempo era tratado como 
“caso de polícia”.

Palavras-chave: trabalhadores urbanos; imprensa; Alagoas.

Abstract: During the 1950s circulated in Alagoas three major newspapers: Diário de 
Alagoas,  Gazeta de Alagoas and Jornal de Alagoas.  Besides these representatives 
of the “mainstream media”  was the weekly newsletter of  the Communist  Party of 
Brazil (PCB): A Voz do Povo.  Each one, in its way, was addressed in some way to 
the urban workers in Maceió.  However,  the question is:  what is the scope of these 
vehicles and their integration into the working class?  Moreover,  it is necessary to 
understand the ideological basis of each organ,  trying to understand the reason to 
seek an audience that until recently was treated as “polices case”.

Keywords: urban workers; press; Alagoas.

1  Esta é uma versão revista e ampliada de uma comunicação apresentada no VI Simpósio 
Internacional de História: Culturas e Identidades (ANPUH/GO), evento realizado entre os dias 28 de 
outubro  e  1º  de  novembro  de  2013 na  Universidade  Federal  de  Goiás  (Campus Samambaia). 
Agradeço  a  Airton  Melo,  Lucas  Porto  e  Rodrigo  Costa  pela  leitura  criteriosa.  Obviamente,  os 
equívocos são de minha inteira responsabilidade.

2 Aluno do doutorado em História Social da Universidade Estado de Campinas (UNICAMP). 
Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Pulo (FAPESP).  Graduado em 
História na Universidade Federal  de Alagoas (2004-2008) e mestre na Universidade Federal  de 
Pernambuco (2010-1012). Pesquisa os trabalhadores urbanos e os comunistas em Alagoas durante 
o período democrático (1945-1964), trabalhando com jornais, fontes policiais, entrevistas, processos 
trabalhistas e dados oficiais do Estado.

222



 Revista Crítica Histórica                                                         Ano V, nº 9, julho/2014 ISSN 2177 - 9961

Pensei em meu lema preferido, rabiscado entre os grafites nas paredes do ‘barraco’ dos repórteres,

em frente às delegacias em Manhattan, em 1964: “Toda notícia que couber, a gente publica”.

(Robert Darnton)

Introdução

Robert Darnton trabalhou como jornalista antes de se tornar um renomado 

historiador. Não por menos, tem uma visão bem peculiar dos periódicos como fonte 

de pesquisa, com grandes doses de ironia.

O primeiro choque ocorreu em Newark, Nova Jersey, quando aprendi que a 
notícia não é o que aconteceu no passado imediato, e sim o relato de 
alguém sobre o que aconteceu. Essa ligação me pareceu convincente, mas 
todos os dias encontro historiadores profissionais de ambos os sexos, 
adultos, em plena posse de suas faculdades, que tratam os jornais, como 
repositórios de fatos em si, e não como coletâneas de relatos (DARNTON, 
1995, p. 18. Grifos meus).

Darnton não enxerga a imprensa como uma fonte simples, na qual podemos 

coletar os dados publicados, escritos no momento do acontecimento. Para o autor, o 

jornal, como qualquer outro documento, é um relato sobre um fato, escrito por um 

repórter muitas vezes a partir dos depoimentos das testemunhas presente, pois o 

jornalista nem sempre presenciou a ocorrência ao qual ele vai narrar.

Além disso, Darnton procura desnudar o cotidiano das redações dos órgãos 

de  imprensa  e  começa  fazendo  uma  analogia  (crítica)  entre  repórteres  e 

acadêmicos, pois muitas vezes eles escrevem uns para os outros: “os repórteres 

são os leitores mais vorazes, e precisam conquistar seu status diariamente, ao se 

exporem a seus colegas de profissão” (DARNTON, 1995, p. 72). Não apenas os 

colegas  de  profissão:  o  repórter  precisa  agradar  seu  editor  e  ter  sua  matéria 

publicada. Ainda segundo Darnton (p. 74), o editor procura incentivar seu repórter, 

principalmente quando é uma matéria pouco vistosa ou um simples fato cotidiano. 

Nessa mesma conversa, o editor “dá algumas pistas sobre o que lhe parece ser ‘a 

matéria’”.

Seguindo  linha  semelhante,  Zicman  (1985,  p.  90)  destaca  o  fato  de  a 

imprensa atuar “no campo político-ideológico”, sendo necessário que o pesquisador 

223



 Revista Crítica Histórica                                                         Ano V, nº 9, julho/2014 ISSN 2177 - 9961

trace primeiro “as principais características dos órgãos de imprensa consultados”. 

Para a autora, as matérias publicadas “denotam as atitudes próprias de cada veículo 

de informação: todo jornal organiza os acontecimentos e informações segundo seu 

próprio  ‘filtro’”.  Além  disso,  os  jornais  em  si  são  pouco  estudados,  pois  é 

costumeiramente  utilizado  como  uma  “fonte  auxiliar”  na  pesquisa,  “fazendo  a 

informação valer por si mesma”.

Relato  de  terceiros  sobre  um  evento,  escrever  para  os  colegas,  visando 

principalmente  agradar  o  editor,  filtro  político-ideológico.  Diante  de  tantos 

“problemas”, é compreensível o receio dos historiadores com esse tipo de fonte. Mas 

não foram esses os motivos de ter demorado um bom tempo para que os periódicos 

fossem visto pelos historiadores como um documento em potencial.  Por também 

serem considerados depósitos diários de fatos (um dos grandes inimigos das duas 

primeiras gerações dos  Annales),  “os jornais  pareciam pouco adequados para a 

recuperação do passado”, sendo praticamente desprezados pelos historiadores (DE 

LUCA, 2008, p. 112). Afora todas essas questões, Tania de Luca destaca mais uma 

dificuldade: por conta de sua ampla variedade, não há uma metodologia própria para 

o uso de jornais como fonte de pesquisa histórica: “Assim, não é viável sugerir um 

procedimento metodológico ou mesmo técnicas de pesquisa que deem conta de 

tantas possibilidades” (Ibid., p. 141).

Tudo isso não foi suficiente e alguns pesquisadores resolveram encarar esses 

desafios.3 Principalmente aqueles interessados em pesquisar a história operária: foi 

nos periódicos que encontraram uma fonte rica, conforme já sinalizava Paulo Sérgio 

Pinheiro no final da década de 1970 ao prefaciar o livro de Maria Nazareth Ferreira:

A imprensa  operária  não  é,  nem a  professora  Maria  Nazareth  o  crê,  o 
oráculo que detém a explicação definitiva sobre as classes trabalhadoras no 
Brasil.  Entretanto,  não  há  nenhuma  dúvida  que,  para  esse  quadro 
desaparecido do final do século XIX e do começo do século XX, a imprensa 
operária  constitui  a  fonte  privilegiada  e  indispensável.  (...)  Os  jornais 
fornecem  generosas  informações  sobre  a  sociedade  da  época,  as  
condições  de  vida  (ou  de  sobrevivência)  das  classes  subalternas,  suas  
manifestações  culturais.  Os  numerosos  jornais  operários  são  assim  o 
instrumento  fundamental  para  a  reconstrução  da  dimensão  política  da 
história social (FERREIRA, 1978, p. 12. Grifos meus).

3 Até porque, como lembra ZICMAN (1985, p. 89), “(...) para alguns períodos, a imprensa é a 
única fonte de reconstituição histórica”.

224



 Revista Crítica Histórica                                                         Ano V, nº 9, julho/2014 ISSN 2177 - 9961

São essas informações que constituem toda a riqueza dessa fonte. Notícias sobre 

os bairros (moradia), esportes e cinema (lazer), aumento dos preços dos transportes 

e gêneros de primeira necessidade (problemas de carestia e custo de vida) etc., não 

esquecendo a cobertura da política nacional e local. Através desses e outros tópicos 

podemos adentrar no cotidiano dos trabalhadores, indo além do movimento operário 

e suas lutas, desafios, estratégias e vitórias.

Como vimos, Pinheiro faz referência ao período pré-Era Vargas. Os primeiros 

a  utilizar  os  jornais  como  fonte  para  explicar  os  eventos  posteriores  foram  os 

sociólogos e economistas, ainda nos anos 1960, quando iam até as gazetas em 

busca de dados econômicos (câmbio, produção e preços) e demográficos, além de 

informações “para analisar múltiplos aspectos da vida social e política” (DE LUCA, 

2008,  p.117).  Os  historiadores  demoraram  um  pouco  mais.  Pelo  menos  desde 

meados dos anos 1980 resolveram pesquisar os trabalhadores na Era Vargas e na 

conjuntura  de  1945  a  1964,  “rompendo-se  a  tendência,  antes  majoritária,  dos 

estudos sobre a classe operária concentrarem-se no período da chamada República 

Velha”  (Ibid.,  p.  120).  Com  efeito,  a  produção  no  campo  da  História  Social  do 

Trabalho continua a crescer progressivamente (SILVA, 2008, p. 9). E para tanto, os 

periódicos passaram a ser uma documentação recorrente nas investigações.4

O meu propósito com esse texto é analisar como quatro jornais alagoanos 

que circulavam na década de 1950 (Diário de Alagoas,  Jornal de Alagoas,  Gazeta 

de Alagoas e A Voz do Povo)5 se dirigiam aos trabalhadores de Maceió. De início, 

traço um rápido perfil de cada um dos quatro periódicos e no final indico vestígios  

presentes em algumas edições que remetem de alguma forma aos operários, sinal 

4 A lista de trabalhos que utilizaram os jornais como uma das principais fontes é imensa. Entre 
outros, Cf.: COSTA, Hélio da.  Em busca da memória. Comissão de fábrica, partido e sindicato no  
pós-guerra. São Paulo: Scritta, 1995. FONTES, Paulo.  Um Nordeste em São Paulo: trabalhadores 
migrantes  em  São  Miguel  Paulista  (1945-66).  Rio  de  Janeiro:  Editora  FGV,  2008.  FORTES, 
Alexandre.  Nós do Quarto Distrito – A classe trabalhadora porto-alegrense e a Era Vargas. Caxias 
do Sul:  EDUCS; Rio de Janeiro:  Garamond Universitária,  2004. FRENCH, John D.  O ABC dos 
operários:  conflitos e alianças de classes em São Paulo,  1900-1950. São Paulo:  Hucitec /  São 
Caetano do Sul: Prefeitura de São Caetano do Sul, 1995. LEAL, Murilo.  A reinvenção da classe 
trabalhadora (1953-1964). Campinas: Editora da Unicamp, 2011. SILVA, Fernando Teixeira da.  A 
carga e a culpa. Os operários das docas de Santos: direitos e cultura de solidariedade. São Paulo: 
Hucitec / Santos: Prefeitura Municipal de Santos, 1995.

5 Dos quatro, apenas a Gazeta de Alagoas ainda está em circulação.

225



 Revista Crítica Histórica                                                         Ano V, nº 9, julho/2014 ISSN 2177 - 9961

da inserção desses veículos entre a classe operária.

Jornais partidários

Inicio pelo único órgão de imprensa que não leva o nome do estado em seu 

título: A Voz do Povo foi o periódico oficial do Partido Comunista do Brasil (PCB)6 em 

terras  alagoanas.  Circulou  durante  praticamente  todo  o  período  de  relativa 

democratização: entre 1946 e 1964, com um lapso entre os anos de 1948 e 1951 

(MACIEL, 2007, p. 130).  Não é difícil entender o motivo dessa lacuna: o PCB teve 

seu registro cassado em maio de 1947 e seus parlamentares legalmente eleitos 

perderam  seus  cargos  em  janeiro  de  1948.  Em  Alagoas,  o  partido  elegeu  três 

deputados estaduais e um deles – André Panini – foi diretor do jornal nesses dois  

primeiros  anos  de  funcionamento.  Mesmo  enfrentando  uma  conjuntura  local 

completamente  desfavorável,7 o  jornal  retorna em 1951 para  ser  completamente 

desmantelado e extinto apenas em abril de 1964, com o golpe civil-militar.

Logotipo da folha comunista.

Há uma quantidade considerável de edições disponíveis no Arquivo Público 

do Estado de Alagoas (APA), cobrindo os anos de 1954 e 1964.8 Ainda assim, para 

esses dez anos a coleção não é completa e homogênea. Entre 1954 e 1957 existem 

poucas edições. Já os anos de 1958 e 1961 são os mais completos. O único ano 

que não possuí nenhuma edição é 1960.

A Voz  do  Povo chegava  ao  público  aos  domingos  com  quatro  páginas 

6 Apenas a partir de 1958 o PCB mudou o nome para Partido Comunista Brasileiro. O PCdoB,  
que herdou o nome antigo, só surgiu em 1962. 

7 Arnon de Mello, da União Democrática Nacional (UDN), era o então governador (eleito em 
outubro  de  1950)  e  ferrenho  opositor  dos  comunistas,  perseguindo  seus  militantes  e  enviando 
constantemente a polícia para fechar a redação e oficina do jornal.

8 Em 2010 foi encontrada uma edição de 18 de fevereiro de 1951, anexada em um processo 
da extinta Junta de Conciliação de Julgamento de Maceió, à época pertencente ao Tribunal Regional 
do Trabalho da 6º Região (Pernambuco).

226



 Revista Crítica Histórica                                                         Ano V, nº 9, julho/2014 ISSN 2177 - 9961

semanais.9 Ao  menos  tentava.  Esse  tipo  de  imprensa  –  operária  e/ou  de 

esquerda/comunista  –  sempre  enfrentou  dois  tipos  de  diversidade:  econômica  e 

política (FERREIRA, 1978, pp. 104-105). Por ser um órgão impresso voltado quase 

exclusivamente para trabalhadores, a arrecadação com as vendas avulsas era bem 

escassa, afinal seu público alvo sempre lutou contra as dificuldades financeiras.10 

Além disso, havia os empastelamentos: as oficinas eram constantemente invadidas 

pela polícia, as máquinas eram destruídas, o arquivo confiscado e os trabalhadores, 

na  maioria  das  vezes,  encarcerados.  Os  comunistas  alagoanos  só  tiveram  um 

período no qual puderam atuar mais livremente e sem sofrer perseguições: durante 

o mandato governamental de Sebastião Marinho Muniz Falcão (entre 1956 e 1961).

Segundo Maciel (2007, p. 143), a folha comunista abordava os mais variados 

temas e assuntos: a política (local, nacional e internacional) e as lutas e dificuldades 

sofridas pela classe trabalhadora alagoana eram o mote principal, passando pelo 

movimento estudantil e operário, destacando “às condições de trabalho nas fábricas, 

chegando às perseguições patronais e as lutas sindicais”. Além disso, publicavam 

um  pouco  de  literatura,  matérias  sobre  esportes  locais  e  “a  cultura  política  da 

cidadania e dos direitos trabalhistas”. Por fim, a terceira página era quase sempre 

dedicada aos escritos do Comitê Central  do partido,  sendo vários desses textos 

assinados por Luís Carlos Prestes.

A publicidade do jornal – outra importante fonte de renda – tomava metade da 

segunda página, além de eventuais propagandas espalhadas nas demais laudas. 

Essa tática de arrecadação começou a ser  utilizada pelos comunistas apenas a 

partir  de  1956.  Antes,  nesse  espaço  eram  divulgados  livros,  revistas  e  jornais 

produzidos pelo PCB.  Entre os anunciantes encontramos sapatarias,  alfaiatarias, 

lojas de tecido, relojoarias, casas comerciais, farmácias e padarias.

9 Em raríssimos casos, vinha com um suplemento de duas ou mais páginas.
10 Além dos problemas econômicos, uma parcela classe operária era analfabeta e dependia da 

leitura feita pelos companheiros para se informar, principalmente no período anterior a Era Vargas.  
Cf.: SILVA, 2010, p. 28.

227



 Revista Crítica Histórica                                                         Ano V, nº 9, julho/2014 ISSN 2177 - 9961

Propagandas na segunda página de A Voz do Povo de 31 de dezembro de 1962.

Destaco ao menos dois estabelecimentos com anúncios em algumas edições de A 

Voz  do  Povo:  o  Hotel  Atlântico  e  “A  Preferida”.  Aqui  cabe  uma  rápida 

contextualização.  Além de trabalhadores e sindicalistas, o PCB alagoano contava 

em suas hostes com uma gama considerável de comerciantes – algo bem comum 

no partido, diga-se de passagem –, principalmente em Maceió e nas cidades de Rio 

Largo e Murici.  Em algumas poucas edições, frise-se, encontramos o anúncio do 

Hotel Atlântico, propriedade da família Miranda: os irmãos e dirigentes comunistas 

Jaime (advogado e jornalista) e Nilson Miranda (jornalista) eram filhos do dono do 

hotel (Cf.:  MAJELLA, 2011). Por outro lado, “A Preferida” era uma loja de roupas 

localizada no Centro de Maceió, pertencente aos irmãos Péricles de Araujo Neves e 

Maria Augusta Neves de Miranda, ambos igualmente dirigentes do PCB alagoano – 

além  disso,  os  dois  eram  os  proprietários  do  prédio  onde  funcionou  o  jornal 

comunista por todo esse período.

Propaganda de “A Preferida” encontrada em várias edições de A Voz do Povo.

Surpreendentemente, foram poucas as informações que encontrei até agora 

sobre  os  outros  três  periódicos.  As  primeiras  edições  do  Diário  de  Alagoas 

228



 Revista Crítica Histórica                                                         Ano V, nº 9, julho/2014 ISSN 2177 - 9961

disponíveis no APA são do segundo semestre de 1957.11 Sua fundação pode ter sido 

em 1952, pois o cabeçalho de 1957 aponta que se trata do “Ano V”. Seu diretor era  

o então deputado estadual trabalhista Abrahão Fidélis de Moura12 e o jornalista e 

político Djalma Muniz Falcão (irmão do governador Muniz Falcão) exerceu o cargo 

de secretario do jornal entre 1957 e 1966. Se a ligação e proximidade de Abrahão 

Fidélis e Djalma Falcão com o ex-governador não são suficientes, basta folhear o 

jornal para confirmar que se trata de um órgão pró-Muniz Falcão, com glorificações 

ao seu mandato (1956-1961), elogios aos seus aliados, ataques e defesas contra 

seus inimigos (em especial a Gazeta de Alagoas).

Com  seis  páginas  diárias,  só  não  circulava  as  segundas-feiras,  algo 

corriqueiro  à  época.  A primeira  página  era  dedicada  à  política  estadual,  com a 

cobertura da gestão de Muniz Falcão, suas conquistas no plano federal (verbas, 

obras públicas etc.). Na terceira lauda temos os informes nacionais e internacionais  

e  a  quarta  era  inteiramente  dedicada  aos  esportes  locais.  As  notícias  sobre  os 

trabalhadores geralmente eram publicas na sexta e última – exceto em algumas 

poucas ocasiões, às vezes saía algo na primeira página, como as comemorações do 

1º  de  Maio  e  a  visita  de  trabalhadores  ao  Palácio  Floriano  Peixoto  (sede  do 

governo).13

O espaço de publicidade era bem diferente se comparado a meia página do 

órgão comunista: as propagandas estão mais espalhadas pelas folhas do  Diário e 

em alguns casos um único anúncio ocupava metade de uma página (por exemplo as 

propagandas da Lóide Aéreo Nacional). A partir de 1958, no final da segunda página, 

encontramos  um  espaço  fixo  para  anúncios  de  profissionais  liberais  (médicos, 

dentistas e advogados em sua quase totalidade).  Com efeito,  a folha ligada aos 

trabalhistas alagoanos valia-se igualmente de outros meios de arrecadação além 

11 Não há edições desse jornal no Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL), muito 
menos na hemeroteca da Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro.

12 Nesse  momento  (1957),  Abrahão  Moura  exercia  seu  segundo  mandato  na  Assembleia 
Legislativa.  Nas  eleições  de  1958  disputou,  com  sucesso,  para  a  Câmara  dos  Deputados, 
reelegendo-se em 1962. Ainda em 1960 concorreu para o Governo do Estado pelo Partido Social 
Progressista (PSP),  agremiação política de Muniz  Falcão.  Seu primeiro mandato para deputado 
estadual foi pelo Partido Social Trabalhista (PST) e o segundo pelo Partido Trabalhista Brasileiro 
(PTB). A maioria dos trabalhistas alagoanos nunca teve qualquer tipo de fidelidade partidária, com 
raras exceções. Sempre transitaram entre o PTB, PSP e PST.

13 As páginas  dois  e  cinco,  via  de  regra,  trazia  o  complemento  das  matérias,  expediente  
comum naqueles anos.

229



 Revista Crítica Histórica                                                         Ano V, nº 9, julho/2014 ISSN 2177 - 9961

das vendas avulsas e assinaturas: encontramos muitos editais e notas de empresas 

como a Companhia Força e Luz Nordeste do Brasil, do Serviço de Águas e Esgotos 

de Maceió e Federação das Indústrias do Estado de Alagoas. Curiosamente, uma 

mesma  empresa  anunciou  nos  dois  periódicos:  há  propaganda  dos  Biscoitos 

Manguaba tanto no Diário de Alagoas quanto em A Voz do Povo.

Propaganda localizada no meio da primeira página de o Diário de Alagoas.

Segundo Zicman (1985,  p.  91.  Grifos  meus),  pelo  menos  até  meados da 

década de 1950 os meios de comunicação brasileiros podem ser caracterizados 

como “pequenas empresas com capitais e negócios limitados e gestão improvisada,  

primando por suas posições políticas”.14 Essa é uma definição que se encaixa bem 

no perfil do Diário de Alagoas. Apesar do secretario ser jornalista, Abrahão Moura, o 

diretor,  era comerciante e proprietário rural,  com negócios ligados ao campo. 15 A 

principal  função desse jornal  era o resguardo e a glorificação do governo Muniz 

Falcão,  servindo  também  como  espaço  de  defesa  contra  os  ataques  de  seus 

adversários  políticos.  Ainda  de  acordo  com Zicman,  periódicos  assim  possuíam 

“características claramente políticas e apaixonadas, ultrapassando a simples função 

de ‘espelho da realidade’ (...)”.

Tão passional quanto o Diário, a Gazeta de Alagoas foi fundada em 1934 pelo 

pernambucano  Luiz  Silveira.  Jornalista  e  político  filiado  ao  Partido  Social 

14 A mudança mais incisiva acontece a partir de meados dos anos 1950, quando Juscelino 
Kubistchek assume a presidência do país. Seu lema “50 anos em 5” e todo clima modernizante e 
desenvolvimentista da época inspira os grandes jornais, sobretudo no Rio de Janeiro e em São 
Paulo. Cf.: BARBOSA, 2007, p. 149.

15 Essas  e  outras  informações  sobre  as  personalidades  citadas  nesse  artigo  podem  ser 
encontradas  em  BARROS,  Francisco  Reinaldo  Amorom  de.  ABC  das  Alagoas –  Dicionário 
biobibliográfico, histórico e geográfico de Alagoas. Brasília: Edições do Senado Federal (vol. 62),  
2005.  A  consulta  também  pode  ser  feita  pela  internet  no  seguinte  endereço  eletrônico: 
http://www.abcdasalagoas.com.br.

230



 Revista Crítica Histórica                                                         Ano V, nº 9, julho/2014 ISSN 2177 - 9961

Democrático (PSD), chegou a ser suplente na Assembleia Constituinte de 1945.16 

Não por menos, com o fim do Estado Novo e a reabertura política, a  Gazeta de 

Alagoas estreita laços com a família Góis Monteiro, apoiando o governo de Silvestre 

Péricles de Góis Monteiro (1947-1951).17

Em  1950,  a  Gazeta fazia  severas  críticas  ao  grande  inimigo  dos  Góis 

Monteiro no momento, o então deputado federal udenista Arnon de Mello, a quem o 

jornal se referia pelo adjetivo jocoso de “melífluo”. Para as eleições daquele ano, o 

periódico faz campanha em nível estadual para o então delegado do Trabalho Muniz 

Falcão,  candidato  a  deputado  federal  pelo  PTB,  e  vários  outros  candidatos 

trabalhistas,  principalmente  aqueles  ligados  ao  PST  de  Silvestre.18 No  campo 

nacional, a  Gazeta pede votos e faz ampla divulgação em prol da candidatura de 

Cristiano Machado, que disputava a presidência da República pelo PSD.

Alguns meses após o  pleito  de  1950,  o  jornal  fecha as  portas por  pouco 

tempo: em 1952 a Gazeta de Alagoas é comprada pelo governador Arnon de Mello, 

mudando radicalmente o caráter político da folha. Assim como aconteceria com o 

Diário  de Alagoas poucos anos depois,  a  Gazeta torna-se praticamente o órgão 

oficial da gestão Mello. Em outras palavras, o jornal pouco mudou: apenas apontou 

sua mira para o lado contrário do cenário político alagoano. Silvestre Péricles e logo 

em seguida Muniz Falcão passaram a ser alvos de violentas críticas diárias em suas 

páginas.

Contudo, antes de criar a Gazeta de Alagoas, Luiz Silveira havia fundado em 

16 Foi  deputado estadual  (uma vez)  e  federal  (quatro  vezes seguidas)  nas duas primeiras 
décadas do século XX. Chegou a se reeleger para o quinto mandato, mas foi suspenso com as 
mudanças implementadas em outubro de 1930.

17 Em Alagoas, o PSD surge através do ex-interventor estadonovista Ismar de Góis Monteiro, 
irmão de Silvestre. Este se elegeu em 1947 pelo PSD, mas após desentendimentos com o irmão, 
migra para o Partido Social Trabalhista (PST). A partir desse racha, a  Gazeta de Alagoas fica do 
lado de Silvestre, publicando várias críticas a Ismar.

18 Mesmo não sendo do PST, a  Gazeta dessa época deu grande destaque a Muniz Falcão, 
fazendo várias matérias sobre sua atuação como delegado do Trabalho. O principal motivo disso se 
deve a aproximação entre Muniz e Silvestre Péricles. Muniz fora delegado do Trabalho durante a 
primeira  metade  da  década de  1940,  chegando a  Alagoas através  de  Ismar,  quando  este  era 
interventor. Deixou o cargo antes de 1945, muito provavelmente por desentendimentos com Ismar 
(essa hipótese ganha mais força ao analisarmos o clima eleitoral de 1955, quando Ismar é contra, 
desde o início, a candidatura de Muniz para o Governo de Alagoas). Falcão retorna ao cargo em 
1947, quando o então governador Silvestre o traz de volta ao estado. Nas eleições legislativas de 
1958,  Silvestre  foi  eleito  Senador por  Alagoas,  derrotando seu grande inimigo,  Arnon de Mello. 
Podemos colocar  boa  parte  dessa  vitória  na  conta  de  Muniz  Falcão,  na  época  governador  de 
Alagoas. O Diário, por exemplo, fez intensa campanha pró-Silvestre.

231



 Revista Crítica Histórica                                                         Ano V, nº 9, julho/2014 ISSN 2177 - 9961

1908 o Jornal de Alagoas, que na década de 1950 era o mais antigo periódico em 

circulação  no  estado.  Curiosamente,  Silveira  foi  o  primeiro  a  empregar  o  jovem 

Arnon de Mello em uma redação. Em 1933 Silveira deixa o Jornal de Alagoas e no 

ano seguinte funda a Gazeta. Nesse período, Arnon é correspondente da Gazeta no 

Rio de Janeiro e em 1936 assume a direção geral do Jornal de Alagoas.

Já na década de 1950, o Jornal fazia parte da rede dos Diários Associados de 

Assis Chateaubriand. Talvez por isso tenha se “afastado” um pouco de Alagoas: era 

a folha que mais se dedicava ao noticiário nacional. Tanto o Jornal quanto a Gazeta 

tinha suas primeiras páginas praticamente todas dedicadas às notícias políticas e 

econômicas  dos  governos  Getúlio  Vargas  (1951-1954)  e  Juscelino  Kubitschek 

(1956-1961).  Na  campanha eleitoral  de  1955,  o  Jornal fez  ampla  cobertura  dos 

acontecimentos  nacionalmente,  publicando  algumas  notas,  reportagens  e 

entrevistas sobre o clima em Alagoas, quase sempre na sua sexta e última pagina.19

No  campo  político,  o  Jornal  era  partidário  do  PSD  (partido  ao  qual 

Chateaubriand era filiado). Isso fica mais claro entre setembro e outubro de 1955: 

páginas inteiras pedindo votos aos candidatos pessedistas.  Como em Alagoas o 

PSD não tinha postulante próprio, o periódico pediu voto para os candidatos da UDN 

de Arnon.20

Em busca de leitores

Das quatro  gazetas  anteriormente  descritas,  três  são da chamada grande 

imprensa e a outra pertence  diretamente a um partido. Penso ser imprescindível 

apresentar algumas diferenças mais gerais da dicotomia jornal operário/partidário 

versus grande imprensa. Segundo Ferreira (1988, p. 6):

O veículo de comunicação da classe trabalhadora – quer seja representante 
de sindicato ou de partido – não tem proprietário, e sua mensagem não é 
uma mercadoria a ser consumida; seu conteúdo é resultado do conjunto de 

19 Assim como o Diário e a Gazeta, o Jornal de Alagoas só não era publicado as segundas-
feiras. Aos domingos vinha com dois cadernos e 12 páginas em média. Durante a semana, eram 
apenas um caderno e seis páginas. As notícias locais sempre apareciam na última página.

20 O PSD local publicou uma nota em o Jornal de Alagas, às vésperas da eleição, dando seu 
posicionamento para o pleito, afirmando que iriam apoiar e votar nos candidatos da UDN (NOTA do 
PSD. Jornal de Alagoas, Maceió, 1 out. 1955, p. 6).

232



 Revista Crítica Histórica                                                         Ano V, nº 9, julho/2014 ISSN 2177 - 9961

informações, preocupações, propostas etc. produzido pela coletividade e 
para ela mesma. O jornal é um instrumento de informação, conscientização 
e mobilização; o receptor não é um elemento passivo, mas alguém que tem 
interesses comuns e participa da mesma forma de organização. (Grifos 
meus.)

Darnton (1995, p. 77) cita rapidamente as relações de poder existentes nas grandes 

redações, no qual o controle “do editor sobre o repórter, assim como o do diretor 

sobre o editor, realmente gera uma tendência na maneira de redigir as notícias (...)”. 

Por  outro  lado,  não podemos desconsiderar  possíveis  interferências  editorais  do 

Comitê Central do PCB, por exemplo.  A Voz do Povo não era um jornal imparcial, 

longe disso: “Neste tipo de imprensa [operária], não existe o mito da imparcialidade” 

(SILVA, 2010, p. 4). A diferença para essa questão reside no fato de os periódicos 

operários/partidários  deixarem  mais  claro  seu  posicionamento  ideológico, 

defendendo e divulgando suas ideias em suas páginas. E essa parcialidade deve ser 

levada em consideração (FERREIRA, 1978, p. 87).

Sobre essa dicotomia, Darnton chama a atenção para o fato de os jornalistas 

terem pouco contato com seu público/leitor “e não recebem quase nenhum retorno 

dele”.  Os  leitores  não enviavam cartas  às  redações e  os  jornalistas  eram (são) 

pouco conhecidos nas ruas, salvo raríssimas exceções. Logicamente, hoje em dia 

isto mudou bastante com a internet e sua dinâmica. Assim, fica difícil para o repórter 

criar uma “imagem” do leitor por não conhecer a fundo o seu perfil, ficando aquém 

das indicações do editor e do público-alvo geral do jornal.21 Aumentando ainda mais 

o “anonimato”, ainda segundo Darnton (1995, p. 81) o “público raramente lê o nome 

de quem escreveu a matéria” – lembrando que nos anos 1950, o nome do repórter 

não era publicado.

Para  o  caso  dos  repórteres  que  cobrem  setores  estratégicos  –  como 

ministérios ou palácios presidenciais – existem grandes chances de ele escrever 

suas  matérias  direcionadas  as  grandes  lideranças  (ministros,  presidentes, 

governadores).  Darnton  extrapola  em seu  argumento,  afirmando  que  o  grau  de 

“conhecimento” pode ser tão profundo que o repórter seria capaz até de imaginar a 

21 “Talvez seja equivocado falar em ‘o público’ como se fosse uma entidade dotada de sentido, 
assim como não  cabe,  segundo os estudos de divulgação,  pensar  numa audiência  de ‘massa’ 
composta por indivíduos atomizados e indiferenciados”. (DARNTON, 1995, p. 81)

233



 Revista Crítica Histórica                                                         Ano V, nº 9, julho/2014 ISSN 2177 - 9961

reação do “objeto” ao ler a matéria. Temos um direcionamento claro disfarçado para 

um público mais geral (Ibid., pp. 81-82). Para Darnton, há a questão da proximidade 

entre observador e observado. Ou seja, há uma enorme possibilidade de o repórter  

adotar o olhar daquela pessoa ou instituição do qual faz a cobertura diária. Essa 

aproximação  acaba  por  influenciar  diretamente  na  sua  escrita  e  percepção  dos 

fatos.22 Não por uma simples manipulação maquiavélica e sim por uma afinidade 

cultivada com a convivência diária.

A manipulação aberta pode ter menos eficácia do que o cultivo de uma certa 
familiaridade amistosa durante um longo período de contato diário. Depois 
de mais ou menos um ano na mesma área, os repórteres tendem 
imperceptivelmente a adotar o ponto de vista das pessoas sobre as quais 
escrevem. Passam a compreender as complexidades da tarefa do prefeito, 
as pressões sobre os comissários de polícia e a falta de um espaço de 
manobra na área do bem-estar social. (DARNTON, 1995, p. 82)

Já a imprensa operária é necessariamente produzida por operários. A Voz do 

Povo, um órgão partidário, se encaixa  parcialmente nesse perfil.23 Osvaldo Maciel 

(2009, pp. 115-116), ao pesquisar os tipógrafos de Maceió no começo do século XX, 

demonstra essa aproximação:

Propomos a noção de imprensa operária como a de uma imprensa 
comprometida com os trabalhadores, isto é, como veículos impressos de 
divulgação constante de textos, ideias, eventos, notícias, etc. que 
contribuam na construção de uma identidade coletiva dos trabalhadores (ou 
de categorias de trabalhadores) e de sua representatividade legitima. Ora, 
esta noção implica uma necessidade de inserção – por mínima que seja – 
destes órgãos da imprensa entre os trabalhadores.

Uma característica bem comum da imprensa operária/partidária é a ausência 

de repórteres (SILVA, 2010, p. 22).  A Voz do Povo, no entanto, possuía jornalistas 

22 “Em um nível mais modesto, os repórteres policiais veteranos que dominam as salas de 
imprensa na maioria  das delegacias desenvolvem uma relação de simbiose com a polícia.  Em 
Newark, havia quatro velhos e rijos repórteres que tinham mais tempo de delegacia do que a maioria 
dos policiais. Conheciam todos os figurões da polícia: bebiam com os tiras, jogavam pôquer com os  
tiras, adotavam a concepção de crime dos tiras. Nunca escreviam sobre a brutalidade policial” (Ibid., 
p. 83).

23 “Não podemos deixar de citar também a imprensa vinculada a partidos políticos e sindicatos, pois, 
por vezes, torna-se até difícil desvincular estas da imprensa operária, já que, em geral, os objetivos 
são os mesmos” (SILVA, 2010, p. 19).

234



 Revista Crítica Histórica                                                         Ano V, nº 9, julho/2014 ISSN 2177 - 9961

em sua redação, como os já citados irmãos Miranda, por exemplo.24 Outro era o 

potiguar  Tomislav  Rodrigues Femenick.  A polícia  política  de Alagoas o  taxou de 

“jornalista  de  caráter  subversivo”,  prendendo-o  dentro  da  redação  “em  franca 

atividade” em 1955, no derradeiro ano do mandato de Arnon de Mello. Na ocasião, 

Tomislav foi preso com uma “grande quantidade de jornal de caráter comunista, e 

em seu poder  diversos documentos também de caráter  comunista e boletins de 

propaganda  de  caráter  subversivo”  (Arquivo  Público  de  Alagoas.  Ficha  sem 

numeração. Pasta 14, pp. 29-30.).

Apesar de contar com alguns poucos jornalistas em sua redação,  A Voz do 

Povo igualmente se valia do expediente mais comum da imprensa operária para 

formular suas matérias e reportagens: “Eram as notícias que procuravam o jornal. As 

redações  recebiam  grande  material  de  notícias,  textos  e  repasses  vindos  do 

movimento operário, o que demonstra a ligação forte e interação entre o receptor e o 

emissor”  (SILVA, 2010, p. 22). O advogado Rubem Ângelo, além de defender na 

Justiça do Trabalho vários sindicatos e trabalhadores de Maceió, também trabalhou 

na redação de A Voz do Povo. Em seu depoimento,25 contou-me que os operários 

(principalmente das fábricas têxteis – as maiores de Alagoas) mandavam bilhetes e 

cartas para a folha comunista, relatando a situação no local de trabalho ou no bairro 

onde residiam. Por conta de sua profissão, Ângelo tinha um contato mais próximo 

com os trabalhadores e muitas vezes o relato era feito pessoalmente. Dessa forma, 

os  comunistas  tinham  material  para  redigir  as  notícias  e  matérias  a  serem 

publicadas pelo periódico.

Mas  afinal,  como  a  imprensa  alagoana  se  relacionava  com  a  classe 

trabalhadora?  Esses  jornais  estavam  ao  alcance  [do  bolso]  dos  operários?  Um 

indício pode ser os preços de capa de cada um dos periódicos. No quadro abaixo  

temos a evolução dos preços de A Voz do Povo:

Ano Valor
1951 Cr$ 0,80
1954 Cr$ 1,00

24 Jaime Miranda foi diretor do periódico em sua última fase, de 1953 até o golpe de 1964 
(MACIEL, 2007, p. 130).

25 Entrevista realizada nos dias 10 e 11 de agosto de 2010.

235



 Revista Crítica Histórica                                                         Ano V, nº 9, julho/2014 ISSN 2177 - 9961

1959 Cr$ 2,00
1961 Cr$ 5,00
1964 Cr$ 10,00

Como  podemos  observar,  por  quase  toda  década  de  1950  a  folha  comunista 

aumentou  apenas  1,20  cruzeiro.  O  grande  salto  acontece  justamente  nos  anos 

1960, período em que a inflação no país atingiu níveis astronômicos.26 Para efeitos 

comparativos, vamos confrontar o preço de A Voz do Povo com os outros periódicos. 

A Gazeta de Alagoas em 1953 também custava Cr$ 1,00:

Edição de domingo, 25 de outubro de 1953, página 3.

Dois anos depois, em 1955, o Jornal de Alagoas era insignificantemente mais 

caro do que o jornal do PCB.

Jornal de Alagoas, domingo, 6 de novembro de 
1955.

A Voz do Povo, domingo, 11 de dezembro de 
1955.

Como de costume, as edições de domingo vinham mais recheadas e esse detalhe 

vem impresso na folha dos Diários Associados: duas secções e o dobro de páginas 

em relação às quatro costumeiras oferecidas pelos comunistas.

Como  podemos  supor,  o  grande  concorrente  do  jornal  do  PCB  entre  os 

26 A bibliografia sobre a crise econômica do governo João Goulart é vasta. Entre outros, Cf.: 
DELGADO, Lucilia de Almeida Neves. PTB: do getulismo ao reformismo. São Paulo: Editora Marco 
Zero, 1989; FERREIRA, Jorge.  O imaginário trabalhista:  getulismo, PTB e cultura popular 1945-
1964. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005; GOMES, Angela de Castro e D'ARAÚJO, Maria 
Celina. Getulismo e trabalhismo. São Paulo: Editora Ática, 1989.

236



 Revista Crítica Histórica                                                         Ano V, nº 9, julho/2014 ISSN 2177 - 9961

trabalhadores era o jornal dos trabalhistas: o  Diário de Alagoas, em 1957, custava 

Cr$ 2,00. Entretanto, para o ano seguinte encontrei informações mais completas:

A Voz do Povo, sexta-feira, 3 de 
outubro de 1958.27

Diário de Alagoas, sexta-feira, 3 
de outubro de 1958.

Voz Operária, sábado, 18 de 
outubro de 1958.28

Em  1958,  os  comunistas  alagoanos  continuavam  a  vender  seu  periódico  pelo 

mesmo preço nos últimos quatro anos. Já o  Diário de Alagoas, um cruzeiro mais 

caro em relação ao ano anterior,  custava o mesmo valor de  Voz Operário,  folha 

pecebista editada no Rio de Janeiro.29

Além  de  um  custo-benefício  menos  convidativo,  o  periódico  do  PCB 

enfrentava duas enormes dificuldades: um sistema de distribuição precário e uma 

periodicidade sem garantias. Explicitei mais acima sobre o segundo aspecto. Passo 

agora para o método de vendas. De acordo com Maciel (2007, p. 132) “quando as 

edições estavam prontas, por exemplo, era montada a estratégia de vendas avulsas 

e distribuição aos assinantes”. Na imagem acima temos os valores das assinaturas 

de A Voz do Povo. Por exemplo: no pacote mensal cada edição custaria Cr$ 1,25 

(levando-se em consideração uma periodicidade completa dentro de um mês). “Os 

comandos de venda do jornal eram realizados aos domingos nos bairros de Maceió,  

e muitas vezes havia perseguição aos mesmos” (Ibid., ibidem).

27 A edição seguinte é a do dia 12 de outubro, um domingo. Por ser o dia da eleição, o jornal 
foi lançado em uma sexta-feira.

28 UNICAMP-IFCH: AEL EL J/0185.
29 O título  “Voz Operária”  nomeou inúmeros jornais  operários por  todo  o Brasil.  Esse  dos 

comunistas tinha como colaboradores militantes conhecidos nacionalmente, como João Amazonas, 
Aydano do Couto Ferraz (editor), Pedro Pomar e Astrogildo Pereira.

237



 Revista Crítica Histórica                                                         Ano V, nº 9, julho/2014 ISSN 2177 - 9961

Edição de outubro de 1958.

Além desses dois pontos de vendas fixos,30 muitos militantes tinham como tarefa 

vender o jornal em seus bairros ou nos locais de trabalho (no interior do estado, era 

a única forma de se adquirir uma edição). A Delegacia de Ordem Política, Social e 

Econômica (DOPSE) prendeu alguns trabalhadores apenas por estarem vendendo 

A Voz do Povo. Odilon Porfírio Gomes foi um dos encarcerados. Casado e com 40 

anos de idade, Odilon era operário da Fábrica Alexandria (indústria têxtil localizada 

em Maceió) e militava na célula “Olga Benário Prestes”. “Agitador comunista”, foi 

preso no dia 4 de março de 1951 com uma “grande quantidade de jornais, pelo  

Dective Antônio Rodrigues Rocha.  (jornal  A VOZ DO Povo)” (Arquivo Público de 

Alagoas. Ficha nº 02, Pasta 17, p.41.).31 Em resumo, comprar uma edição de A Voz 

do Povo não era uma das coisas mais simples a se fazer em Alagoas durante os 

anos 1950 e 1960.

Algumas pistas demonstram que a grande imprensa alagoana não ignorava 

os trabalhadores, mesmo não sendo eles seu público-alvo. Se os políticos – até 

mesmo da UDN – não o faziam no período eleitoral (algo impensável até 1930), os 

periódicos não tinha razões para desperdiçar esses eventuais leitores. Por exemplo, 

em todas  as  edições  de  o  Diário  de  Alagoas encontramos  um  quadro  com  os 

horários  dos  trens  e  ônibus  intermunicipais  e  interestaduais.  Para  os  militantes 

comunistas, esses trens eram a única forma de acesso a outras cidades de Alagoas. 

30 O “mercado” a que se refere à chamada fica no Centro de Maceió,  nas imediações do 
CEASA, bem próximo a vários bairros populares e periféricos – lotados de trabalhadores – da capital 
alagoana. O Cine Ideal,  antigo cinema maceioense, fica nessas imediações.  Algumas linhas de 
ônibus  partiam  ou  fazem parada  em frente  ao  antigo  prédio  do  Ideal  (atualmente  encontra-se 
fechado) e até os dias de hoje é um dos locais mais movimentados da cidade. 

31 Grafia conforme o original.

238



 Revista Crítica Histórica                                                         Ano V, nº 9, julho/2014 ISSN 2177 - 9961

As  fichas  da  DOPSE revelam  essa  interação  entre  os  comunistas  da  capital  e 

interior e a existência de grandes comitês municipais do PCB em duas importantes 

cidades (Penedo e Rio Largo) refuta a ideia de isolamento dos pecebistas.32

Na Gazeta de Alagoas de 3 de outubro de 1953, temos como publicidade os 

produtos  de  três  fábricas  têxteis  do  estado  (os  brins  e  toalhas  felpudas  da 

Alexandria;  os morins da São Miguel;  e o bramante da Carmen).  Nessa mesma 

edição existe um grande quadro do Serviço Social da Indústria (SESI), dirigido “Aos 

Trabalhadores  da  Indústria”.  O anúncio  informa que  o  SESI  “está  aparelhado  a 

atender” as necessidades dos operários e os mesmos devem procurar o órgão para 

resolver “os problemas que lhes afligem”. Em um ato da mais pura benevolência, o 

informe deixa claro que “os empregadores alagoanos põem” a disposição da classe 

trabalhadora “por intermédio do SESI,  os seguintes serviços”:  médicos (incluindo 

pediatria,  ginecologia  e  obstetrícia),  odontológicos,  raios-x,  psiquiatria,  farmácia, 

internação em casa de saúde, além de assistência jurídica, promoção de atividades 

culturais e esportivas e cursos de corte e costura (“para as operárias e filhas de 

operários (...) sendo fornecido às alunas todo o material necessário além do ensino 

gratuito”) e alfabetização de crianças e adultos.

No dia 27 do referido mês e ano, temos um edital de convocação para uma 

assembleia geral do Sindicato dos Estivadores de Maceió, uma das maiores e mais 

fortes entidades sindicais do estado. A convocação, feita pelo “presidente interino em 

exercício” José Honorato Alves, é dirigida “aos associados em pleno gozo de seus 

direitos sociais”.  A assembleia  seria  realizada naquele  mesmo dia,  com primeira 

chamada às 8 horas da manhã e a segunda às 10 horas. O objetivo seria “discutir e 

aprovar” através de voto secreto a verba adicional “para o exercício financeiro de 

1953,  que  será  encaminhada  ao  Excelentíssimo  Senhor  Ministro  do  Trabalho, 

Indústria e Comércio, para os devidos fins”. Pela data da assinatura, o edital é de 24 

de outubro (SINDICATO dos Estivadores de Maceió. Gazeta de Alagoas. Maceió, 27 

out. 1953, p. 5).

No  Diário  de  Alagoas encontramos  um  leque  maior  e  mais  variado  de 

matérias, anúncios e editais de interesse da classe operária. Na edição de 14 de 

32 Cf.: MOURA, 2012.

239



 Revista Crítica Histórica                                                         Ano V, nº 9, julho/2014 ISSN 2177 - 9961

julho de 1957 (um domingo), há um edital de convocação para um “Curso Prático de 

Legislação do Trabalho”, publicado pela Comissão Técnica de Orientação Sindical. 

Não há qualquer pista sobre a tal Comissão, mas o curso seria realizado na sede da 

Delegacia Regional do Trabalho e ministrado pelo bacharel Ortegal Jucá, advogado 

de alguns sindicatos de Maceió. Não por menos, o anúncio deixa claro que apenas 

“poderão ser inscritos no referido Curso trabalhadores sindicalizados” (COMISSÃO 

Técnica de Orientação Sindical. Diário de Alagoas. Maceió, 14 jul. 1957, p. 8).

Em  20  de  novembro  de  1958,  a  delegacia  alagoana  da  Confederação 

Nacional dos Trabalhadores na Indústria – o documento é assinado pelo delegado 

substituto, Joel Joaquim dos Santos – publicou um convite no Diário, invitando “os 

trabalhadores em geral, para uma assembleia geral extraordinária”, realizada cinco 

dias depois no Palácio do Trabalhador. O objetivo era “discutir os novos níveis de 

salários mínimos para o nosso Estado, junto com a comissão designada para esse 

fim” (CONFEDERAÇÃO Nacional dos Trabalhadores na Indústria. Diário de Alagoas. 

Maceió, 20 nov. 1958, p. 5.). Além do convite, o jornal publicou algumas notas – 

inclusive no dia da assembleia – convocando não só os trabalhadores, mas também 

autoridades e jornalistas.

Porém,  um edital  merece  um destaque  especial.  Publicado  no  dia  24  de 

outubro  de  1957,  convocava  “os  associados  contando  mais  de  seis  meses 

ininterruptos de inscrição no quadro social  e  mais de dois anos de exercício  na 

profissão” do Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviários de Maceió. Naquele 

mesmo dia – uma quinta-feira –, “das 14 às 20 horas” seria realizada “a votação no 

pleito para a eleição da diretoria, Conselho Fiscal e representantes da entidade no 

Conselho da Federação e respectivos suplentes”. Para ter direito ao voto, além de 

cumprir  o  período exigido,  os  filiados deveriam comparecer  a  sede do sindicato 

“munidos do recibo de quitação da mensalidade sindical, ou declaração do sindicato 

para  supri-la”,  juntamente  com  algum  documento  comprovando  sua  identidade: 

“carteira profissional, carteira de identidade, caderneta militar, carteira de Instituição 

de Previdência Social ou carteira sindical” (SINDICATO dos Condutores de Veículos 

Rodoviários  de  Maceió.  Diário  de  Alagoas.  Maceió,  24  out.  1957,  p.  5).  Quem 

assinou  o  edital  foi  o  presidente  do  sindicato,  o  comunista  Rubens  Colaço 

240



 Revista Crítica Histórica                                                         Ano V, nº 9, julho/2014 ISSN 2177 - 9961

Rodrigues.  Colaço foi  um dos mais destacados e conhecidos militantes do PCB 

alagoano. Sempre ativo em seu sindicato, ajudou também a fundar os sindicatos 

rurais em Alagoas, além de outras inúmeras tarefas.33

Infelizmente, para o ano de 1957 só existe uma edição de  A Voz do Povo 

(setembro), não sendo possível sabermos se o mesmo edital também foi publicado 

na folha comunista. Cabe salientar que este tipo de nota “oficial” (editais, convites 

etc.)  não  eram  publicados  no  periódico  do  PCB.  Geralmente  os  comunistas 

publicavam matérias acerca de eleições sindicais, comunicavam as datas, locais de 

votação  e  documentação  necessária,  e  várias  notas  lembrando  dos  eventos.  A 

pratica  de divulgar  editais  era  mais  comum no  Diário:  encontramos também em 

alguns exemplares do jornal  trabalhista  pequenas notas  convidando sindicatos e 

prefeituras a comparecerem a sede do Diário, com o objetivo de quitar suas dividas 

por conta dessas publicações.

Considerações finais

Com efeito, a partir do governo Muniz Falcão o PCB alagoano teve ampla 

liberdade de atuação, chegando inclusive a fazer parte de sua gestão.34 Se não há 

matérias fazendo qualquer tipo de referência aos comunistas no Diário de Alagoas,35 

essa aproximação aconteceu de outras formas.  Havia uma interação,  ainda que 

desigual, entre comunistas e trabalhistas.

No Diário de Alagoas são inúmeras as reportagens sobre eleições sindicais, 

visitas dos trabalhadores a sede do governo e do governador Muniz Falcão aos 

espaços  operários,  festejos  de  1º  de  maio,  inaugurações  públicas  em  bairros 

populares  e  vilas  operárias,  divulgação  das  ações  e  benfeitorias  do  SESI  e  da 

Federação  das  Indústrias  de  Alagoas  para  com a  classe  operária,  entre  outros 

temas.  Refletindo sobre a frase utilizada na abertura desse texto, Darnton conclui 

“que  os  artigos  só  são publicados  no jornal  se  tiver  espaço”.  Por  outro  lado,  a 

33  Cf.: MAJELLA, 2010.
34 O cel. Henrique Oeste, conhecido militar carioca e comunista assumido, foi Secretário de Interior e 

Segurança Pública nos dois últimos anos do governo Muniz Falcão.
35 Por outro lado, encontrei no Diário de Alagoas a reprodução de alguns editoriais do jornal 

comunista.

241



 Revista Crítica Histórica                                                         Ano V, nº 9, julho/2014 ISSN 2177 - 9961

mesma sentença “também podia estar expressando uma verdade mais profunda: as 

matérias jornalísticas precisam caber em concepções culturais prévias relacionadas 

com a notícia” (DARNTON, 1995, p. 96). Não podemos negar que o jornal trabalhista 

dedicava um espaço volumoso aos operários. E não podia ser diferente, tratando-se 

de um periódico ligado a herança varguista, ao PTB, PSP e PST.

Ainda  assim,  era  em  A Voz  do  Povo que  os  operários  se  encontravam 

(MOURA,  2010,  pp.  159-183).  Suas  lutas,  privações,  dificuldades  econômicas  e 

sociais,  seu  lazer  e  espaços  de  convivência,  sua  organização:  a  cultura  e  o 

movimento operário era a pauta principal da folha comunista. Também não podia ser  

diferente.  “Desta  forma,  mesmo em um país  com altos  níveis  de  analfabetismo, 

estes periódicos [operários] serviram de instrumento de organização e resistência 

dos trabalhadores brasileiros” (SILVA, 2010, p. 43). A Voz do Povo representava tão 

bem  os  trabalhadores  porque  era  escrita,  produzida,  distribuída  e  lida  pelos 

trabalhadores.

Referências bibliográficas

BARBOSA,  Marialva.  História  cultural  da  imprensa:  Brasil,  1900-2000.  Rio  de 
Janeiro: Mauad X, 2007.
BARROS,  Francisco  Reinaldo  Amorom  de.  ABC  das  Alagoas –  Dicionário 
biobibliográfico,  histórico  e  geográfico  de  Alagoas.  Brasília:  Edições  do  Senado 
Federal (vol. 62), 2005.
DARNTON, Robert.  O beijo de Lamourette. Mídia, cultura e revolução. São Paulo: 
Companhia das Letras, 1995.
DE LUCA, Tania R. Fontes impressas. História dos, nos e por meio dos periódicos.
In:  PINSKY,  Carla  Bassanezi  (org).  Fontes  históricas.  2º  ed.  São  Paulo:  Editora 
Contexto,
2008, p. 111-153.
FERREIRA, Maria Nazareth. A imprensa operária no Brasil – 1880-1920. Petrópolis: 
Editora Vozes, 1978.
_________________. Imprensa operária no Brasil. São Paulo: Editora Ática, 1988.
MACIEL, Osvaldo B. A. A Voz do Povo – Um registro da esquerda alagoana (1954-
1964). Cabanos: Revista de História. Arapiraca: v. 1, n. 4, 2007, p. 129-144.
_________________. Trabalhadores, identidade de classe e socialismo: os gráficos 
de Maceió (1895 - 1905). Maceió: EDUFAL, 2009.
MAJELLA,  Geraldo  de.  Mozart  Damasceno,  o  bom  burguês.  Recife:  Edições 
Bagaço, 2011.
_________________.  Rubens  Colaço:  Paixão  e  vida –  A trajetória  de  um  líder 

242



 Revista Crítica Histórica                                                         Ano V, nº 9, julho/2014 ISSN 2177 - 9961

sindical. Recife: Edições Bagaço, 2010.
MOURA, Anderson Vieira. Comunistas e trabalhadores urbanos em Alagoas (1951-
1961).  2012.  200  f.  Dissertação  (Mestrado  em  História)  –  Programa  de  Pós-
Graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012.
SILVA, Fernando Teixeira  da.  Apresentação.  História  Social.  Campinas:  n.  14-15, 
2008, p. 9-18.
SILVA, Shuellen S. P.  A imprensa operária em Alagoas:  a história de  A Semana 
Social (1917). 2010. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso – Instituto de Ciências 
Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.
SODRÉ, Nelson Werneck.  História da imprensa no Brasil.  4º ed. Rio de Janeiro: 
Mauad, 1999.
ZICMAN,  Renéé Barata.  História  através  da imprensa  –  Algumas considerações 
metodológicas. Projeto História. São Paulo: n. 4, 1985, pp. 89-102.

243


