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  • Dossiê Temático - Formação Docente: Políticas e Práticas sob a perspectiva Humana

    22/11/2022

    Organizadores:

    Prof. Dr. Nádson Araújo dos Santos (PPGE/UFAC)

    Profa. Dra. Renata Cristina Lopes Andrade (PPGE/UFAC)

    Profa. Dra. Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (PPGEDU/FURG)

     

    O Dossiê Temático “Formação Docente: Políticas e Práticas sob a perspectiva Humana” define por objetivo: apresentar discussões e reflexões de pesquisadores e pesquisadoras, nacionais e ou internacionais, do campo da Educação acerca da Formação Docente, tanto em aspectos Políticos quanto em Práticos em uma perspectiva Humana.

    Considerando que há uma agenda global de retrocessos neoliberais e neoconservadores no Brasil e no mundo, com destaque para as recentes políticas e reformas educacionais brasileiras: Base Nacional Curricular Comum – BNCC (2017); Novo Ensino Médio (2017); Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica – BNC/Formação (2019); –torna-se imprescindível o diálogo, a discussão, a avaliação, os tensionamentos e a reflexão crítica sobre as políticas e as práticas formativas de professores e professoras, o que envolve, ademais, os aspectos curriculares, ontológicos e ideológicos, o trabalho docente, a formação inicial e continuada, a valorização, os efeitos de sentido e os significados fundamentais da Educação.

    Portanto, ainda que em muitos cenários possamos crer que a humanidade se faz presente e é revelada nas realizações diárias, podemos observar, também, um estado de fragilidade humana desmedida, o qual se expressa na banalização do que é o bem ou o mal, no controle das vidas e dos corpos, no esvaziamento da dignidade e da pessoa humana, na violência e na barbárie das relações entre os externos, no âmbito privado, público, social, político, amigável, ambiental, profissional, educacional. Vemos, então, uma grande dicotomia, humanidade versus a fragilidade humana.

    Com vistas a contemplar e efetivar formações humanas, emancipadoras, autônomas, críticas, à compreensão da inclusão, à democratização da educação, à educação como justiça social, aos entendimentos sobre práticas e políticas de formação docente humana, eis a oportunidade, nesta proposta de Dossiê Temático, de ideias, de elucidações, de análises, de inspirações e de demonstrações que possam provocar o pensar e o fazer a educação em seu sentido social e humano, o pensar e o fazer a educação enquanto formação genuinamente humana, que, junto do pensamento conjunto sobre a formação de professores e professoras, possam tecer discussões e compreensões políticas e formativas, para a afirmação de um vir a ser de formação humana efetiva, para, quem sabe, possamos, em suma, declarar a Humanidade como algo relevante, do mesmo modo, possamos negar uma existência em que as relações entre os externos (humanos e não humanos) são frágeis, precárias e transitórias.

    Com a temática, Formação Docente: Políticas e Práticas sob a perspectiva Humana, propomos este dossiê na Revista Debates em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas/UFAL.

                                                                                                    

    Prazo de submissão do artigo: 02 a 31 de janeiro de 2023.

    Data provável da publicação: abril de 2023.

     

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