Qualificação profissional ampliada no trabalho associado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p465-488

Palavras-chave:

trabalho associado, economia solidária, saberes do trabalho, qualificação profissional, trajetórias

Resumo

Argumenta-se que experiências de trabalho associado, no âmbito da Economia Solidária, promovem uma qualificação profissional ampliada dos trabalhadores que, por sua vez, gera tensões e complementações com saberes e valores produzidos em trajetórias de trabalho pregressas, incluindo significados e sentidos atribuídos à categoria profissão. A pesquisa, referência para o texto, objetivou conhecer e compreender como vivências de trabalho marcam a qualificação de pessoas que escolheram trabalhar de forma associada e solidária. O referente empírico são trajetórias de trabalhadores de uma cooperativa de confecção do sul do Brasil, captadas por entrevistas narrativas. O conceito de qualificação profissional ampliada é de ALANIZ (2003) e serviram de orientação os estudos sobre profissão de FRANZOI (2006).

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Biografia do Autor

Maria Clara Bueno Fischer, UFRGS – Faculdade de Educação - Departamento de Estudos Especializados – DEE PPG Educação.

Possui Pós-doutorado em Educação e doutorado em Educação. É pesquisadora PQ 1C, coordenadora do Grupo de Pesquisa Trabalho, Conhecimento e Educação (CNPq) e membro de CA-ED Cnpq.

Betânia Cordeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Principais áreas de pesquisa:Saberes do trabalho, Autogestão, Educação Popular, Trabalho Associado.

Referências

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Publicado

2021-11-30

Como Citar

BUENO FISCHER, Maria Clara; CORDEIRO, Betânia. Qualificação profissional ampliada no trabalho associado. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp2, p. 465–488, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p465-488. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11363. Acesso em: 5 out. 2024.

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