Educação infantil, gênero e sexualidade

uma análise de documentos curriculares de formação inicial em pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp353-374

Palavras-chave:

Educação infantil, Relações de gênero, Pedagogia

Resumo

O artigo traz dados de uma pesquisa em nível de mestrado que analisa os documentos curriculares de 13 cursos presenciais de formação inicial de licenciatura em Pedagogia das instituições da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE). Nas análises mapeia-se as disciplinas, a carga horária, os conteúdos formativos das ementas, a existência de diálogos interdisciplinares que contemplam as discussões de gênero e sexualidade. Os dados revelam que do total de 674 disciplinas apenas oito abordam denominações concernentes a gênero e sexualidade, o equivalente a 1% da relação de disciplinas dos documentos curriculares analisados. Das 621 ementas, 550 não fazem referência aos conteúdos formativos concernentes a gênero e sexualidade, o equivalente a 88,5% das ementas analisadas.

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Biografia do Autor

Karine Zimmer, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2019) na linha de pesquisa Educação e Infância. É integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância (NUPEIN/UFSC).Especialista em Gênero e Diversidade na Escola pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017) e Graduada em Pedagogia - Educação Infantil e Séries Iniciais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Atualmente é professora de educação infantil do quadro permanente da rede municipal de ensino de Florianópolis. 

Márcia Buss-Simão, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora na Universidade Federal de Santa Catarina no Departamento de Estudos Especializados em Educação - UFSC/EED. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina na linha de pesquisa Ensino e Formação de Educadores. Realizou parte de seu doutoramento na Goethe Universität de Frankfurt am Main na Alemanha com bolsa DAAD no período de dezembro de 2009 a abril de 2011. É mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005-2007) na linha de pesquisa Educação e Infância. Possui Graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993). Realizou estágio pós-doutoral de 2012 a 2013 na Universidade Federal de Santa Catarina com bolsa REUNI sob supervisão de Eloisa Acires Candal Rocha no Programa de Pós-Graduação em Educação com a temática: Professoras de Educação Infantil: uma análise da constituição da docência no contexto Catarinense. Está como editora da Revista Zero-a-Seis e Vice-líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância (NUPEIN/UFSC) e integrante do Grupo de Pesquisa Educação, Infância e Gênero (GEDIG) do PPGE/UNISUL.

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Publicado

2022-06-10

Como Citar

ZIMMER, Karine; BUSS-SIMÃO, Márcia. Educação infantil, gênero e sexualidade: uma análise de documentos curriculares de formação inicial em pedagogia. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. Esp, p. 353–374, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14nEspp353-374. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12670. Acesso em: 9 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Educação Infantil e currículo(s):culturas, docência e formação em debate

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