Professor iniciante frente a situações complexas de ensino
desafios do processo de aprendizagem sobre a profissão
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe19040Palavras-chave:
Aprendizagem profissional, Professores iniciantes, Desafios da docênciaResumo
O presente estudo objetiva abordar os desafios da entrada na carreira, sobre como os professores iniciantes lidam com as situações complexas que envolvem o trabalho docente. Apoiados nas formulações de Vaillant; García (2012) e Cruz; Farias; Hobold (2020), discutimos o quanto esse período é potencialmente marcante na constituição de si, em virtude da sua capacidade de marcar e influenciar as distintas relações estabelecidas no ambiente de trabalho, corroborando de maneira basilar no desenvolvimento profissional docente. Recorremos a (auto)biografia como metodologia de análise com cinco professores iniciantes formados em Educação Física. Os contextos narrados pelos iniciantes evidenciam a complexidade da relação professor e aluno, exigindo tomadas de decisões, as quais se ligam à pessoa do professor, à personalidade, aos seus valores e sentimentos, ultrapassando a esfera educativa.
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