Professor iniciante frente a situações complexas de ensino

desafios do processo de aprendizagem sobre a profissão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe19040

Palavras-chave:

Aprendizagem profissional, Professores iniciantes, Desafios da docência

Resumo

O presente estudo objetiva abordar os desafios da entrada na carreira, sobre como os professores iniciantes lidam com as situações complexas que envolvem o trabalho docente.  Apoiados nas formulações de Vaillant; García (2012) e Cruz; Farias; Hobold (2020), discutimos o quanto esse período é potencialmente marcante na constituição de si, em virtude da sua capacidade de marcar e influenciar as distintas relações estabelecidas no ambiente de trabalho, corroborando de maneira basilar no desenvolvimento profissional docente. Recorremos a (auto)biografia como metodologia de análise com cinco professores iniciantes formados em Educação Física. Os contextos narrados pelos iniciantes evidenciam a complexidade da relação professor e aluno, exigindo tomadas de decisões, as quais se ligam à pessoa do professor, à personalidade, aos seus valores e sentimentos, ultrapassando a esfera educativa.

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Biografia do Autor

Amanda Raquel Rodrigues Pessoa, IFCE- Campus Juazeiro do Norte

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará -UFC, Especialista em Educação Física Escolar pelas Faculdades Integradas de Patos - PB, Licenciada em Educação Física pela Universidade Regional do Cariri - URCA . Professora permanente do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Ceará. Líder do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Corporeidade e Sociedade (GEPEECOS). Docente permanente do Mestrado acadêmico em Meio Ambiente (PPGME), Linha Educação Ambiental e Desenvolvimento Ecológico, Sublinha de Pesquisa Lazer, Meio Ambiente e Minorias Sociais. e do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF/IFCE). Pesquisadora colaboradora no Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS).Tem experiência na área de Educação e Educação Física Escolar atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Educação Física, Ludicidade, Esporte e Lazer, Questões étnico raciais, Gênero e Sexualidade. 

Iure Coutre Gurgel, UECE- FORTALEZA

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte,(POSEDUC/UERN) na área de Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente . Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008), Especialização em Língua Portuguesa e Matemática numa Perspectiva Transdisciplinar pelo IFRN (2010). .É professor Assistente III da UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN), lotado no campus Avançado de Patu-CAP, lecionando as disciplinas: Estágio Supervisionado na Educação Infantil e Didática. Foi coordenador de área do subprojeto Pibid Pedagogia do CAP/UERN. É membro da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) e da Associação Nacional de Didática e Prática de Ensino (ANDIPE) Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação Inicial e Continuada de Professores, Processo de Ensino-Aprendizagem e Educação Especial numa perspectiva Inclusiva.

Isabel Maria Sabino de Farias, UECE- FORTALEZA

Professora associada do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará (CED/UECE). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) dessa instituição, atuando na supervisão de pós-doutorado, licenças de capacitação docente, orientação de doutorado, mestrado, especialização, graduação e iniciação científica. Possui Estágio Pós-Doutoral em Educação (UNB); Doutorado e mestrado em Educação Brasileira (UFC); Especialização em Metodologia do Ensino Superior (PUC/MG); licenciada em Pedagogia (UECE). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq -1D. Tem se dedicado a estudos e pesquisas sobre desenvolvimento profissional de professores, iniciação à docência, inovação pedagógica e formação na Educação Básica e Educação Superior.

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Publicado

2025-06-10

Como Citar

PESSOA, Amanda Raquel Rodrigues; GURGEL, Iure Coutre; FARIAS, Isabel Maria Sabino de. Professor iniciante frente a situações complexas de ensino: desafios do processo de aprendizagem sobre a profissão. Debates em Educação, [S. l.], v. 17, n. 39, p. e19040, 2025. DOI: 10.28998/2175-6600.2025v17n39pe19040. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/19040. Acesso em: 22 jul. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Professores(as) iniciantes: políticas, experiências e narrativas em múltiplos contextos

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