A utilização de TDIC em tarefas de avaliação: uma possibilidade para o ensino de Cálculo Diferencial e Integral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n22p140-163

Palavras-chave:

Ensino de Matemática. Ensino de Cálculo Diferencial e Integral. Avaliação da aprendizagem escolar. Tecnologias Digitais de informação e Comunicação.

Resumo

De encontro a um modelo tradicional de aulas de Cálculo Diferencial e Integral (CDI) em que o professor expõe o conteúdo, dá exemplos e, em seguida, aplica uma prova escrita para verificar se o estudante consegue reproduzir o que foi “passado”, propomos o trabalho com tarefas de avaliação que façam uso de tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), buscando caracterizá-lo como uma prática de investigação e oportunidade de aprendizagem. Subsidiamos a discussão aqui apresentada em dados coletados de quatro tarefas avaliativas em “momentos formais” de avaliação em turmas de CDI. A análise de caráter qualitativa e de cunho interpretativo, buscou: (i) evidenciar potencialidades das tarefas de avaliação em termos de suas possibilidades para experimentação com tecnologias; (ii) promover uma reflexão acerca das oportunidades de aprendizagem geradas nesses “momentos formais” de avaliação.

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Biografia do Autor

Marcele Tavares Mendes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Docente do Departamento de Matemática e do
Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática – Universidade Tecnológica Federal do
Paraná (UTFPR)/ câmpus Londrina.

André Luis Trevisan, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Docente do Departamento de Matemática e do
Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática – Universidade Tecnológica Federal do
Paraná (UTFPR)/ câmpus Londrina.

Henrique Rizek Elias, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Docente do Departamento de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)/ câmpus Londrina.

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Publicado

2018-12-21

Como Citar

MENDES, Marcele Tavares; TREVISAN, André Luis; ELIAS, Henrique Rizek. A utilização de TDIC em tarefas de avaliação: uma possibilidade para o ensino de Cálculo Diferencial e Integral. Debates em Educação, [S. l.], v. 10, n. 22, p. 140–163, 2018. DOI: 10.28998/2175-6600.2018v10n22p140-163. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/5308. Acesso em: 10 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Educação Matemática, Mobilidade e Cibercultura em contextos de ensino e de aprendizagem: dilemas e desafios"

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