ALAGOAS: GÊNESE, IDENTIDADE E ENSINO

Autores

  • Camila Ferreira da Silva Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2013v5n10p256

Palavras-chave:

Alagoas, Identidade, Ensino de História.

Resumo

Este trabalho é uma resenha da obra da historiadora e educadora Leda Almeida "Alagoas: gênese, identidade e ensino". A importância deste livro se expressa tanto na a obra completa da autora, quanto no exercício intelectual de compreensão da relação entre a história do estado de Alagoas, dos alagoanos e dos modos como estes se relacionam com a sua própria história. O movimento do livro lança luz sobre as bases da formação do estado de Alagoas e, para isto, Leda Almeida envereda pelos seguintes temas: a unificação dos Estados Nacionais europeus; a formação do Estado Nacional brasileiro e sua relação com a história de Alagoas; as representações em torno de Alagoas e o ensino de história nas escolas públicas. Somos levados a colocar em xeque as representações estereotipadas que circundam a discussão sobre a construção de uma "alagoanidade" frente à história deste estado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Ferreira da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Alagoas; Licenciada em História pela Universidade Norte do Paraná; Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas; com intercâmbio acadêmico em Ciências da Educação ne Universidade de Lisboa.

Downloads

Publicado

2014-01-25

Como Citar

SILVA, Camila Ferreira da. ALAGOAS: GÊNESE, IDENTIDADE E ENSINO. Debates em Educação, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 256, 2014. DOI: 10.28998/2175-6600.2013v5n10p256. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/743. Acesso em: 25 jun. 2024.

Edição

Seção

Resenhas

Artigos Semelhantes

<< < 69 70 71 72 73 74 75 76 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.