Revisão acerca do tema Simulações Computacionais no ensino de Química (2008 – 2017)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p841-855

Palavras-chave:

Simulações, Ensino de Química, Levantamento

Resumo

Este estudo analisou a produção científica acerca do uso de simulações computacionais no ensino de Química. Objetivou mapear os trabalhos que têm esse foco em revistas nacionais da área do Ensino de Ciências, no período de 2008-2017. Foram considerados os periódicos avaliados pela Capes com estratos A1, A2 e B1. Como resultados, foram selecionadas 20 revistas. Nessas, foram verificados 4636 artigos e desses, 19 abordavam simulações computacionais no ensino de Química. Esse material foi categorizado de acordo com o tipo de estudos (se aplicado ou teórico); o nível de ensino nos quais as simulações foram utilizadas; os conceitos químicos mais utilizados; e por fim os principais autores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisângela Oliveira Santos, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Licenciada em Química pela Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca e membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Mídias, Tecnologias e Sociedade (GEEMTS).

Ivanderson Pereira da Silva, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Licenciado em Física, Mestre e Doutor em Educação. Atualmente é professor da Universidade Federal de Alagoas , Campus Arapiraca É professor permanente dos Programas de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática e de Ensino e Formação de Professores, ambos da UFAL. É líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Mídias, Tecnologias e Sociedade (GEEMTS). 

Referências

AYRES, C.; ARROIO, A. Aplicação de uma sequência didática para o estudo de forças intermoleculares com uso de simulação computacional. Experiências em Ensino de Ciências, v. 10, n. 2, p. 164-185, 2015.

BENITE, A. M. C.; BENITE, C. R. M.; SILVA FILHO, S. M. Cibercultura em Ensino de Química: elaboração de um objeto virtual de aprendizagem para o ensino de modelos atômicos. Química Nova na Escola, v. 33, n. 2, p. 71-76, 2011.

COSTA, J. W. D.; OLIVEIRA. M. A. M. (Orgs.). Novas linguagens e novas tecnologias: educação e sociabilidade. Petrópolis: Vozes, 2004.

FIGUEIREDO E PAULA, H.; et al. Fundamentos pedagógicos para o uso de simulações e laboratórios virtuais no ensino de ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 17, n. 1, p. 75-103, 2017.

FIRME, R. N.; AMARAL, E. M. R. Analisando a implementação de uma abordagem CTS na sala de aula de química. Ciência & Educação, v. 17, n. 2, p. 383-399, 2011.

GIORDAN, M. Análise e reflexões sobre os artigos de Educação em Química e Multimídia publicados entre 2005 e 2014. Química Nova na Escola, v. 37, n. 2, p. 154-160, 2015.

GIORDAN, M. O papel da experimentação no ensino de ciências. Revista Química nova na escola, v. 10, n. 10, p. 1-13, 1999.

JOHNSTONE, A. H. The development of chemistry teaching. Journal of Chemical Education, v. 70, n. 9, p. 701-705, 1993.

LARA, A. E.; SOUSA, C. M. S. G. O processo de construção e de uso de um material potencialmente significativo visando a aprendizagem significativa em tópicos de colisões: apresentações de slides e um ambiente virtual de aprendizagem. Experiências em Ensino de Ciências, v. 4, n. 2, p. 61-82, 2009

MACHADO, A. S. Uso de softwares educacionais, objetos de aprendizagem e simulações no ensino de química. Revista Química Nova na Escola, v. 38, n. 2, p. 104-111, 2016.

MACHADO, L. L.; SILVA, J. T. Objeto de aprendizagem digital para auxiliar o processo de ensino aprendizagem no ensino técnico em informática. RENOTE, v. 3, n. 2, 2005.

NUNES, E. T.; SILVA, I. P.; MERCADO, L. P. L. Levantamento dos temas TIC e EAD nos periódicos Qualis. Informática na Educação: teoria e prática, v.19, p. 15-34, 2017.

OLIVEIRA, S. F.; et al. Softwares de simulação no ensino de atomístca: experiências computacionais para evidenciar micromundos. Revista Química Nova na Escola, v. 35, n. 3, p. 147-151, 2013.

PAULETTI, F.; RAMOS, M. G. As concepções de professores de uma escola pública sobre o uso das TICs no ensino de química. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 10, n. 22, p. 179-193, 2017.

RIBEIRO, A. A.; GRECA, I. M. Simulações computacionais e ferramentas de modelização em educação química: uma revisão de literatura publicada. Química nova, v. 26, n. 4, p. 542-549, 2003.

ROSA, R. R.; BORBA, R. E. S. R. Avaliação de softwares educativos: o olhar de uma professora de matemática. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 8, Recife, 2004. Anais... Recife: UFPE, 2004. Disponível em: <http://www.sbem.com.br/files/viiipdf/01/CC89843820068.pdf>. Acesso em 28 nov. 2011.

SAMPAIO, F. F. Modelagem dinâmica computacional e o processo de ensino-aprendizagem: algumas questões para reflexão. Revista Ciência em Tela, v. 1, n. 2, 2009.

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LÚCIO, M. P. Metodologia de pesquisa. 5ª ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

SILVA, G. R.; MACHADO, A. H.; SILVEIRA, K. P. Modelos para o Átomo: atividades com a utilização de recursos multimídia. Química Nova na Escola, v. 37, n. 2, p. 106-111, 2015.

SILVA, I. P.; MERCADO, L. P. L. Levantamento dos temas TIC e EAD na biblioteca virtual Educ@. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), v.45, p. 970-988.

SILVA, I. P.; MERCADO, L. P. L. Levantamento de dados acerca do tema “experimentação mediada por interfaces digitais” (2005-2015). Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância, v. 10, n. 17, 2018.

SILVA, I. P.; MERCADO, L. P. L. Levantamento de dados acerca do tema “experimentação mediada por interfaces digitais “ (2005-2015). Paidéi@, v.10, p.1-25, 2018.

SILVA, I. P.; SILVA, A. T. M. O tema experimentos virtuais nos anais dos eventos brasileiros de ensino de Física (2005-2014). Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v.8, p.137-154, 2017.

SILVA, N. S.; FERREIRA, A. C.; SILVEIRA, K. P.. Ensino de modelos para o Átomo por meio de recursos multimídia em uma abordagem investigativa. Revista Química Nova na Escola, v. 38, n. 2, p. 141-148, 2016.

REFERÊNCIAS DOS ARTIGOS LEVANTADOS

A1

GABINI, W. S.; DINIZ, R. E. S. Os professores de química e o uso do computador em sala de aula: discussão de um processo de formação continuada. Ciência & Educação (Bauru), p. 343-358, 2009.

A2

ARROIO, A.; AYRES, C. Um estudo de Interações Intermoleculares com o auxilio de uma simulação computacional. Revista Brasileira de Ensino de Química, v. 5, n. 1/2 p.37-46, 2010.

AYRES, C.; ARROIO, A. Aplicação de uma sequência didática para o estudo de forças intermoleculares com uso de simulação computacional. Experiências em Ensino de Ciências, v. 10, n. 2, p. 164-185, 2015.

B1

BENITE, A. M. C.; BENITE, C. R. M.; SILVA FILHO, S. M. Cibercultura em Ensino de Química: elaboração de um objeto virtual de aprendizagem para o ensino de modelos atômicos. Química Nova na Escola, v. 33, n. 2, p. 71-76, 2011.

FIGUEIREDO E PAULA, H. Fundamentos pedagógicos para o uso de simulações e laboratórios virtuais no ensino de ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 17, n. 1, p. 75-103, 2017.

FREAZA, V. G. Aplicação de recursos multimídia para o ensino de Modelos Atômicos em Química: impressões e receptividade dos alunos do curso de engenharia. Revista Brasileira de Ensino de Química, v. 5, n. 1/2 p.47-56,2010.

GABINI, W. S.; DINIZ, R. E. S. Formação continuada de professores de química: uma proposta envolvendo a inserção da informática nas práticas de sala de aula. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 9, n. 2, 2009.

GIORDAN, M. Análise e reflexões sobre os artigos de Educação em Química e Multimídia publicados entre 2005 e 2014. Química Nova na Escola, v. 37, n. 2, p. 154-160, 2015.

HECKLER, V.; MOTTA, C.; GALIAZZI, M. C. Constituição da experimentação em ciências na modalidade EAD. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 7, n. 14, p. 144-158, 2014.

MACHADO, A. S. Uso de softwares educacionais, objetos de aprendizagem e simulações no ensino de química. Revista Química Nova na Escola, v. 38, n. 2, p. 104-111, 2016.

MENDES, A.; SANTANA, G.; JÚNIOR, E. P. O uso do software PhEt como ferramenta para o ensino de balanceamento de reação química. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 8, n. 16, p. 52-60, 2015.

OLIVEIRA, L. A.; GOMIDES, J. N. Desenvolvimento de um software educativo para o ensino experimental de Química. Revista Brasileira de Ensino de Química, v. 12, n. 1, 2017.

OLIVEIRA, S. F.; MELO, N. F., SILVA, J. T.; VASCONCELOS, E. A. Softwares de simulação no ensino de atomístca: experiências computacionais para evidenciar micromundos. Revista Química Nova na Escola, v. 35, n. 3, p. 147-151, 2013.

PAULA, A. C.; VERGARA, L.; LUZ, R. M.; VIALI, L.; LAHM, R. Softwares educacionais para o ensino de física, química e biologia. Revista Ciências & Ideias, v. 5, n. 1, p. 106-121, 2014.

PAULETTI, F.; CATELLI, F. Tecnologias digitais: possibilidades renovadas de representação da química abstrata. Acta Scientiae, v. 15, n. 2, p. 383-396, 2013.

SAMPAIO, F. F. Modelagem dinâmica computacional e o processo de ensino-aprendizagem: algumas questões para reflexão. Revista Ciência em Tela, v. 1, n. 2, 2009.

SILVA, G. R.; MACHADO, A. H.; SILVEIRA, K. P. Modelos para o Átomo: atividades com a utilização de recursos multimídia. Química Nova na Escola, v. 37, n. 2, p. 106-111, 2015.

SILVA, N. S.; FERREIRA, A. C.; SILVEIRA, K. P. Ensino de modelos para o Átomo por meio de recursos multimídia em uma abordagem investigativa. Revista Química Nova na Escola, v. 38, n. 2, p. 141-148, 2016.

SILVA, R. E.; SANTOS, E. Recursos didáticos no ensino de ciências: a utilização de multimidias. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 2, n. 3, p. 166-173, 2009.

Downloads

Publicado

2020-06-22

Como Citar

SANTOS, Elisângela Oliveira; SILVA, Ivanderson Pereira da. Revisão acerca do tema Simulações Computacionais no ensino de Química (2008 – 2017). Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 841–855, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n27p841-855. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/8667. Acesso em: 17 jun. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Séries televisivas, games e aplicativos: entretenimento e cenários de aprendizagens"

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)