Do algodão doce à bomba atômica: avaliações e aspirações do aprender pela pesquisa no ensino de Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p236-253

Palavras-chave:

Dicumba, Ensino de Química, Formação Docente.

Resumo

Este artigo ajuíza sobre quatro indagações relacionadas aos processos de ensino e aprendizagem embasados na metodologia Dicumba (Desenvolvimento Cognitivo Universal-bilateral da Aprendizagem) por meio de uma avaliação discente frente ao ensino de química expresso a partir do Aprender pela Pesquisa. A Dicumba é uma metodologia de ensino que trabalha expressivamente com a pesquisa enquanto princípio pedagógico em sala de aula, possibilitando ao aluno aprender a partir do próprio interesse. Para responder as questões que nortearam este texto, observou-se o desenvolvimento de uma atividade à luz da Dicumba em uma escola estadual do Estado do Rio Grande do Sul; os dados foram coletados por meio da observação, da aplicação de um questionário estruturado e da pesquisa entregue pelo aluno. Estes dados, analisados de forma quali-quantitativa, foram expressos por meio de gráficos e tabelas, discutidos à luz de teóricos da área de Ensino de Química. Ao término, percebeu-se que a Dicumba é uma forma significativa de qualificar e maximizar os processos de ensino e aprendizagem e a formação docente continuada, proporcionando aos sujeitos a construção da argumentação, da autonomia e da criticidade. 

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Publicado

2020-06-22

Como Citar

BEDIN, Everton. Do algodão doce à bomba atômica: avaliações e aspirações do aprender pela pesquisa no ensino de Química. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 236–253, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n27p236-253. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9587. Acesso em: 16 out. 2024.

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