Debates em Educação: Notícias https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao <p><strong>Debates em Educação </strong>é uma revista quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas, publicada exclusivamente <em>online</em> e de acesso aberto. A revista publica trabalhos inéditos de autores brasileiros e estrangeiros que tratem da educação, podendo ser ensaios teóricos, resultados de pesquisas, debates e revisões críticas (teórico-metodológicas) da literatura científica educacional, relatos de experiências e reflexões sobre a realidade da educação local, nacional e internacional. A revista tem como principal objetivo proporcionar um espaço rico de debates entre pesquisadores e a comunidade, contemplando a pluralidade de pensamentos, temáticas, metodologias e estilos presentes no cenário educacional atual. </p> <p><a href="https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&amp;user=XeG91Z4AAAAJ" target="_blank" rel="noopener">Google Schoolar - Citações</a></p> <p><strong>Qualis Capes 2017-2020</strong>: A2 Educação</p> pt-BR ter, 22 nov 2022 18:49:39 -0300 OJS 3.2.1.3 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Dossiê "Educação infantil e currículos: cultura, docência e formação em debate" https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/announcement/view/194 <p>O dossiê tem como objetivo contribuir com o debate sobre currículos na educação das infâncias de 0 a 5 anos e 11 meses de idade, reunindo pesquisas, reflexões, preocupações e questionamentos de pesquisadores e pesquisadoras, implicados com a discussão em pauta. A primeira parte, intitulada “Educação Infantil e currículo(s): desafios, problematizações e propostas no tempo presente” (ANJOS; SABALLA, 2021) é um convite para que as reflexões, problematizações e proposições compartilhadas, possam funcionar como promotoras do exercício do pensamento docente e de subsídio para construção de modos mais acolhedores, inclusivos e democráticos de construção do(s) currículo(s) da Educação Infantil brasileira. A segunda parte, intitulada “Currículo da Educação Infantil: embates, tensionamentos e proposições”, procura compartilhar embates, tensionamentos e proposições a respeito do currículo da Educação Infantil. Para tanto, o dossiê é constituído por artigos, escritos por pesquisadores e pesquisadoras da área da Educação Infantil que atuam em universidades localizadas nas cinco regiões do Brasil e também por colaboradores e colaboradoras internacionais. Foi organizado pelo Prof. Dr. Cleriston Izidro dos Anjos (UFAL) e pelo Prof. Dr. Rodrigo Saballa de Carvalho (UFRGS).</p> <p>Para acessar o volume 2: <a href="https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13720">https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13720</a>&nbsp;</p> <p>Para acessar o volume 1: <a href="https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/issue/view/614">https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/issue/view/614</a>&nbsp;</p> https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/announcement/view/194 sáb, 11 jun 2022 10:33:50 -0300