POR QUE BONECOS DE PANO NAS AULAS DE GEOGRAFIA?

Autores

  • Cláudio José Bertazzo

Palavras-chave:

Aprender pela pesquisa, Didática, Estratégia de ensino, Personagens dos territórios,

Resumo

Inseriu-se a estratégia de construção de bonecos de pano nas aulas de estágio, no projeto do PIBID e nas atividades práticas como um meio que viabilizasse a aprendizagem pela pesquisa e oportunizasse aos licenciandos aperfeiçoarem suas formas de intervenção com alunos da educação básica. A metodologia do trabalho consistiu em que cada aluno criasse uma personagem fictícia com uma história de vida, situada em um estado brasileiro. Os resultados confirmaram que o boneco de pano, enquanto recurso didático, proporciona aos alunos a compreensão da realidade e conhecimentos do meio sociocultural e econômico no qual estão inseridos. Concluise que a estratégia opera aprendizagem significativa e impulsiona os discentes para construir conhecimentos por meio da pesquisa.

Downloads

Publicado

07/03/2018

Edição

Seção

Artigos