DISCUTINDO QUESTÕES ENVOLVENDO MAPAS NAS PROVAS DE GEOGRAFIA NO ENEM DE 2015 E 2016

Autores

  • Eliandro Lira de Souza
  • Jônatas Freitas da Silva
  • Raquel Lourenço da Silva
  • Maria Francineila Pinheiro dos Santos

Palavras-chave:

Enem, Ensino-Aprendizagem em Geografia, Cartografia.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo avaliar a Aprendizagem dos alunos concluintes do Ensino Médio em interpretarem questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) com mapa, para que assim possamos ter um dado sobre a qualidade da Geografia Escolar e o desenvolvimento cognitivo do alunado em relação a estas questões. Para esta atividade, buscou-se compreender o ENEM não apenas como um vestibular, mas, como um instrumento avaliativo do grau de conhecimento daqueles que concluem a educação Básica, em seguida se utilizou 03 questões com mapas dos ENEM de 2015 e 2016, que foram aplicados para 55 alunos, analisando as respostas, e apresentando os possíveis motivos para que eles tivessem optado por cada alternativa.

Downloads

Publicado

07/03/2018

Edição

Seção

Artigos