OS DILEMAS DA TRÍADE GEOGRAFIA FÍSICA, HUMANA E DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DO LICENCIADO EM GEOGRAFIA

Autores

  • Jaldemir Batista Bezerra
  • Felippe Pessoa de Melo

Palavras-chave:

Educação Geográfica, Dicotomia, Geografia Integrada

Resumo

Historicamente a Geografia apresenta discussões teóricometodológicas acerca da dicotomia Geografia versus Geografia Humana, o que acarreta problemas para o processo de ensino-aprendizagem em Educação Geográfica. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva discutir os dilemas da tríade geografia física, humana e disciplinas pedagógicas na formação do licenciado em geografia. Assim, são analisadas concepções teóricas e são problematizados os principais dilemas do ensino da Geografia. Portanto, a discussão do trabalho propõe uma superação da dicotomia Geografia Física versus Geografia cuja metodologia da problematização surge como elo para buscar a superação da fragmentação da Geografia.

Downloads

Publicado

07/03/2018

Edição

Seção

Artigos