O LUGAR COMO REFERÊNCIA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE GEOGRAFIA TRAJETÓRIA DOCENTE NO ESTADO DE SANTA CATARINA

Autores

  • Luciana Vieira

Palavras-chave:

Ensino, Lugar e Geografia.

Resumo

O lugar como referência de aprendizagem no ensino de Geografia a partir da trajetória docente tem como objetivo a leitura do mundo a partir do conceito de lugar. O conceito de lugar tem como perspectiva marcar identidade, preservar o sentido de pertencimento dando significado a vida cotidiana dos/as estudantes da educação básica na rede pública de ensino no estado de Santa Catarina. A partir da experiência geográfica dos sujeitos de aprendizagem envolvidos com suas rotinas e vivências cotidianas é possível iniciar um estudo geográfico e ampliar para leitura integrada do mundo A pesquisa demonstra a diversidade de conceitos de lugar trazidos nas vivências destas crianças, bem como expressa na narrativa de minha trajetória docente em diversos lugares de ensino e aprendizagem.

Downloads

Publicado

07/03/2018

Edição

Seção

Artigos