CARTILHA EDUCATIVA COMO RECURSO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

  • Marcus Henrique Oliveira de Jesus Jesus
  • Anízia Conceição Cabral de Assunção Oliveira

Palavras-chave:

Recursos Didáticos, Cartilha educativa, Temáticas socioambientais.

Resumo

Este trabalho reflete sobre o tratamento da temática de degradação de espaços costeiros nas aulas de Geografia a partir da valorização do uso de cartilha educativa como recurso didático-pedagógico. Aborda, o currículo escolar de Geografia e a inserção das temáticas socioambientais como conteúdo de ensino socialmente relevante e, posteriormente, discute o uso de cartilhas para o ensino de Geografia, e o estudo do lugar de vivência. A construção de cartilha como recurso didático e pedagógico se configura como um importante elemento a ser usado nas aulas de Geografia pois possibilita, mediante a adoção de uma linguagem leve e lúdica, a reflexão sobre problemáticas que afetam o dia a dia dos alunos. A temática de degradação de ambientes naturais demanda o entendimento crítico dos fenômenos pelo seu reconhecimento enquanto categoria resultante da atuação/interferência de agentes transformadores no espaço.

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Publicado

07/03/2018

Edição

Seção

Artigos