SEMIOLOGIA CARTOGRÁFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Moacir Vieira da Silva
  • Otoniel Fernandes da Silva Júnior

Palavras-chave:

Alfabetização Cartográfica, Oficinas Cartográficas, PIBID.

Resumo

O trabalho ora apresentado foi resultado das oficinas cartográficas desenvolvidas na Escola Estadual José de Freitas Nobre (Mossoró, RN), pelos bolsistas do PIBID da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), subprojeto de Geografia. O objetivo principal dessas oficinas era desenvolver nos discentes participantes, por meio de atividades dinâmicas e interativas, a capacidade de construir, ler e interpretar representações espaciais. Adotaramse como procedimentos metodológicos: a) aplicação de testes de sondagem cartográficos; b) elaboração da oficina, com base nas informações obtidas com o teste; c) aplicação em sala de aula. Frisa-se que tais oficinas se configuraram como um recurso didático para o ensino e a aprendizagem cartográfica.

Downloads

Publicado

07/03/2018

Edição

Seção

Artigos