PENSANDO O LUGAR ATRAVÉS DAS REPRESENTAÇÕES ESPACIAIS: ANALISE DA FORMA E CONTEÚDO

Autores

  • Thiago Calheiros Dantas
  • Ana Paula Lopes da Silva

Palavras-chave:

Lugar, Representações espaciais, Ensino de Geografia.

Resumo

O artigo tem como objetivo discutir os desenhos enquanto recurso didático no ensino de Geografia. Utilizaram-se desenhos e narrativas figurativas dos alunos do 6º ano de duas escolas públicas situadas em Pilar/AL. As representações dos alunos foram analisadas seguindo sua forma (desenho) e conteúdo (narrativas). A análise da forma-conteúdo pode mostrar o que o alunado sabe acerca das relações que possuem com o mundo no lugar (es), as especificidades do(s) lugar (es), e os sentimentos que as pessoas desenvolvem neste(s) espaço(s) e com o outro. Os resultados deste estudo demonstram que os alunos ressaltaram relações de pertencimento, identidade e a influência da mídia orientando suas concepções.

Downloads

Publicado

07/03/2018

Edição

Seção

Artigos