A AULA DE CAMPO COMO MEIO DE APRENDIZAGEM CARTOGRÁFICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA

Autores

  • Tiágo Gomes dos Santos
  • Lindinalva Miguel da Silva

Palavras-chave:

Ensino Fundamental, Geografia, Cartografia

Resumo

Para facilitar a aprendizagem da cartografia no Ensino Fundamental, muitos docentes buscam apoio no uso de variados recursos e metodologias de ensino. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar a prática da aula de campo, como recurso pedagógico facilitador do ensino da cartografia nas aulas de Geografia do sétimo ano do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada é baseada em uma pesquisa-ação com duas turmas de sétimo ano de Coité do Nóia/AL e possui fundamentação teórica nas obras de Cavalcanti (2006); Antunes (2001); entre outros. Esse trabalho possibilitou aos alunos uma melhor compreensão da função, utilidade e da importância dos mapas, de seus elementos gráficos e sistemáticos, como meio de pensar e entender o espaço que estão inseridos.

Downloads

Publicado

07/03/2018

Edição

Seção

Artigos