SEMEANDO AGROECOLOGIA: CONTRIBUIÇÃO DOS NEAs PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DENTRO E FORA DA UNIVERSIDADE.

Autores

  • Emely Christine Sulino de Melo Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Liara Silva Medeiros Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Valcilene Rodrigues da Silva Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Mônica Cox de Britto Pereira Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Resumo

O presente trabalho busca demonstrar as contribuições dos NEAs para promoção da agroecologia   e formação dos(as) participantes. Nesse contexto, esses núcleos desenvolvem papel fundamental na quebra de paradigma dentro  da Universidade,  já  que  essa  traz  arraigada  em todo  o  seu  contexto  histórico  conceitos  dogmáticos   e ultrapassados. Portanto,  a  agroecologia   surge  como  um  contraponto  a  esse modelo   hegemônico  abrindo  um  debate,  de  forma interdisciplinar  e multidisciplinar,   para uma série de temas que se interligam  em uma concepção mais ampla. É dessa forma que a construção do conhecimento agroecológico surge através de processos participativos que buscam a interação dos(das) estudantes, professores(as) e agricultores(as),  dando  espaço ao tripé ensino-pesquisa-extensão.  O artigo foi feito com base nas diversas experiências de núcleos que propõem  uma consciência coletiva da relação de convivência entre sociedade e natureza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CAPORAL, Francis co; CONSTABEBER, Jos é; Gérvas io , PAULUS. Agroecologia: matriz disciplinar ou novo paradigma para o des envolvimento rural s us tentável . Brasilía, 2006.

CAPORAL, Francis co. Aprendendo, fazendo, conhecendo. Revis ta Agriculturas : experiências em agroecologia. v.10, n.3, 2013.

CAPRA, Fritoj. O ponto de mutação. 1ªed. São Paulo. Editora Cultrix, 1982.

GLIESSMAN, Stephen R. Agroecologia: Process os ecológicos em agricultura s us tentável. 3 a Ed. Porto Alegre. Editora da UFRGS, 2008.

PEREIRA, Mônica Cox de Britto. Agroecologia na formação univers itária: da eco logia à Agroecologia e do ecos s is tema ao agroecos s is tema. Cadernos de Agroecologia v. 11, n. 1 (2016) 1-14p.

PEREIRA, Mônica Cox de Britto. IV Encontro de

Agroecologia do Agres te Meridio nal. 2016.

PETERSEN, Paulo. Cons trução do Conhecime nto Agroecológico: Novos Papéis , Novas Identidades . Caderno do II Encontro Nacional de Agroecologia. Art iculação Nacional de Agroecologia, 2007.

RENDA. Rede Nordes te de Núcleos de Agroecologia . Projeto enviado para Chamada R-Neas 39/2014 Cnpq/MDA.

SILVA, Us chi Cris t ina et. al. Tecendo a RENDA no Nordes te a partir da Comunicação Popular. Texto apres entado no II SNEA, 2016.

CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIM ENT O CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO. Definições de NEA e CVT Dis ponível em:

. Aces s o em: 28 de

mar. 2017

Publicado

2017-11-05

Como Citar

MELO, Emely Christine Sulino de; MEDEIROS, Liara Silva; SILVA, Valcilene Rodrigues da; PEREIRA, Mônica Cox de Britto. SEMEANDO AGROECOLOGIA: CONTRIBUIÇÃO DOS NEAs PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DENTRO E FORA DA UNIVERSIDADE. Revista Craibeiras de Agroecologia, [S. l.], v. 1, n. 1, 2017. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/era/article/view/3562. Acesso em: 5 dez. 2024.