Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

ARTIGOS

Artigos são textos que apresentam resultados de análise ou reflexão sobre questões
atinentes à extroversão do conhecimento científico, em qualquer área do conhecimento.
Portanto, deve ser um texto originado em trabalho científico que tenha entre suas
finalidades, contemplar a aplicação do conhecimento gerado pela academia na
sociedade.
O texto deverá conter: Título (apenas na língua utilizada no texto); Resumo (apenas na
língua utilizada no texto); Introdução; Fundamentação Teórica; Metodologia; Resultados e
Discussões; Considerações Finais; Referências (conforme norma vigente da Associação
Brasileira de Normas Técnicas – ABNT NBR 15906:2021).

Template disponível no seguinte link:  encurtador.com.br/pqEQR


Limite: até 05 (cinco) autores, exceto os/as orientadores/as.
A estrutura textual deve contemplar:
 Documento em formato Microsoft Word (.doc), formato A4, com margens superior e
esquerda com 3 cm e inferior e direita com 2 cm, fonte Times New Roman,
tamanho 12, com espaçamento 1,5 cm, sem espaço entre os parágrafos;
 Três a cinco palavras-chave separadas por ponto;
 O arquivo deve conter entre 10 e 15 páginas, incluindo as referências bibliográficas
(conforme norma vigente da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT);

 Trabalhos com tabelas, gráficos, fotos, imagens de qualquer gênero ou de fórmulas
matemáticas e químicas deverão inserir no formato de imagem, extensão do
arquivo .jpg ou .jpeg, tamanho máximo de cada arquivo de 5Mb;
 Todas as figuras, imagens ou ilustrações inseridas no texto devem conter o título
ou legenda, acima da imagem, com fonte Times New Roman, tamanho 10. Abaixo
deve constar a fonte da imagem, com tamanho 10.
 Neste formato podem ser submetidos trabalhos que apresentem experiências
extensionistas concluídas ou em andamento.

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

O relato de experiência é uma categoria textual de caráter narrativo, descritivo e reflexivo,
que busca descrever vivências relevantes/significativas que contribuam para as áreas do
conhecimento.


O texto deverá conter: Resumo (com palavras-chave); Introdução; Desenvolvimento;
Metodologia; Discussão; Considerações; Referências.

Template disponível no seguinte link: encurtador.com.br/pqEQR 


Limite: até 05 (cinco) autores, exceto os/as orientadores/as.

A estrutura textual deve contemplar:
 Documento em formato Microsoft Word (.doc), formato A4, com margens superior e
esquerda com 3 cm e inferior e direita com 2 cm, fonte Times New Roman,
tamanho 12, com espaçamento 1,5 cm, sem espaço entre os parágrafos;
 Três a cinco palavras-chave separadas por ponto;
 O arquivo deve conter entre 8 e 12 páginas, incluindo as referências bibliográficas
(conforme norma vigente da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT
NBR 15906:2021);
 Será permitido incluir tabelas, gráficos, fotos, imagens de qualquer gênero,
extensão do arquivo .jpg ou .jpeg, tamanho máximo de cada arquivo de 5Mb;
 Deve conter um título; Imagens; OBSERVAR AS QUESTÕES ÉTICAS, como
exposição de nomes e experiências de pessoas;
 Poderá conter experiências extensionistas concluídas ou em andamento.

RESENHA

As Resenhas compreenderão de livros, outros artigos, ou até capítulos de dissertações e teses, associadas a atividades extensionistas, defendidas e aprovadas em quaisquer Programas de Pós-Graduação reconhecidos pela CAPES, cujos temas deverão, impreterivelmente, estar relacionados ao escopo da Revista.

TRADUÇÕES

As Traduções compreendidas nesta Seção caracterizam-se pela tradução de trabalhos científicos, já publicados, ou não, desde que não publicados em Língua Portuguesa, e, somente aqueles cujo manuscrito original seja na Língua Inglesa, Espanhola ou Francesa. E que sejam considerados relevantes no campo de estudos e divulgação de experiências de Atividades de Extensão, no âmbito internacional, favorecendo o acesso do leitor a novas perspectivas de compreensão das temáticas extensionistas em outros países.

Para a submissão dos manuscritos constantes no parágrafo anterior nesta Revista, exige-se, para tanto, uma declaração de que o autor do trabalho original está ciente da tradução e que concorda com sua publicação, inclusive cedendo os direitos autorais, que porventura haja. Além disso, os referidos exemplares serão avaliados, a priori, minimante, por dois profissionais, bacharéis em Letras com especialidade de tradução no vernáculo original do texto traduzido. Somente após um parecer favorável que comprove adequação e justeza da tradução por estes, a partir de uma análise do original com o manuscrito traduzido submetido, serão distribuídos para os pareceristas da Revista. Assim, deverão ser anexados, via metadados, os manuscritos traduzidos bem como os textos originários da Língua.

RESUMO EXPANDIDO

resumo expandido é caracterizado como um documento, cujas ideias nele contidas podem ser entendidas no menor tempo possível. Para tanto, requer sutileza e pode ser mais trabalhoso que um trabalho científico completo. Não se trata apenas de um resumo alongado. Neles devem incluir objetivos, metodologias, referências, comparações com trabalhos relacionados e outros detalhes esperados em um documento que deverá ser divulgado na comunidade acadêmica. Em sua elaboração, alguns assuntos podem ser omitidos como, por exemplo, detalhes descritos em ensaios, descrições de futuros trabalhos, informações institucionais que não sejam relevantes ao trabalho, dentre outros. Em síntese, os resumos expandidos submetidos a este periódico deverão, impreterivelmente, estar relacionados ao escopo da Revista.

LINK DE ACESO AO TAMPLETE: https://docs.google.com/document/d/17TlqxqmLOQiUDH0UO6YzzoTFO2HkBmOj/edit 

ENTREVISTA

  1. As entrevistas devem ser precedidas de um texto curto de apresentação da pessoa entrevistada, elaborado pela pessoa entrevistadora, contextualizando desde a temática e a situação em que foram realizadas. Também, apresentar, sucinta bibliografia da pessoa entrevistada.
  2. Devem conter perguntas curtas, preferencialmente de uma frase apenas. Deve-se ter claro que o espaço é para ser ocupado pela entrevistada e não pela entrevistadora. Pergunta efetivamente mais longa, será editada para a submissão à Revista.
  3. Respostas muito longas ou que incluam temas muito diferentes podem ser editadas por meio da inclusão de uma pergunta pela autora.
  4. Respostas a temas próximos, mas que tenham aparecido em momentos distantes da entrevista poderão ser editadas de modo a apresentar um melhor encadeamento.
  5. Depois de finalizada a entrevista, deve-se checar com a entrevistada a grafia dos nomes citados, bem como completar as referências bibliográficas mencionadas.
  6. Sempre que possível, enviar a transcrição da entrevista para obter o aval da entrevistada antes de sua submissão ao periódico e apresentação à editoria de entrevistas.
  7. As normas de formatação para as entrevistas deverão seguir as orientações indicadas no item “Diretrizes para elaboração dos textos”.
  8. LINK DE ACESSO AO TEMPLATE “Entrevista”: https://docs.google.com/document/d/1JgthvG1sC87c1ihLipyF25KAODUdi93Z/edit 

CARTAS

A carta é uma das formas de comunicação mais antigas entre as pessoas. Por meio
desse gênero textual dialógico, a história da humanidade tem sido registrada e contada
entre as gerações. Desde o seu surgimento, diversos materiais e canais de comunicação
foram utilizados, seja no meio físico com o papiro, o pérgamo, o papel, seja por meio
virtual. Assim, das escritas feitas à mão, com pena, caneta, tinta ou esferográfica, às mais
modernas, datilografadas ou digitadas, as cartas são utilizadas para descrever o cotidiano
das pessoas, opinar sobre acontecimentos e registrar as mais diversas mensagens.
O advento da tecnologia vem fazendo com que elas sejam, gradativamente,
abandonadas, mas esse gênero pode ser uma rica forma de comunicação para o povo e
carrega consigo uma dimensão afetiva à comunicação. Em seu aspecto pedagógico,
busca discorrer sobre a práxis educativa enquanto instrumento de transformação social a
partir da reflexão sobre a educação.

O texto deverá conter: Título; Data (identificação do dia, mês e ano em que o documento
foi enviado); Vocativo (trata-se do chamamento do destinatário); Assunto/Narração dos
acontecimentos; e Despedida.

Template disponível no seguinte link: encurtador.com.br/fpCFJ

A estrutura textual deve contemplar:
 Documento em formato Microsoft Word (.doc), formato A4, com margens superior e
esquerda com 3 cm e inferior e direita com 2 cm, fonte Times New Roman,
tamanho 12, com espaçamento 1,5 cm, sem espaço entre os parágrafos;
 Três a cinco palavras-chave separadas por ponto;
 Deve conter de 3 a 5 páginas. As palavras-chave e as referências bibliográficas
(conforme norma vigente da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT
NBR 15906:2021) devem ser incluídas no total de páginas. Utilize notas de rodapé
apenas se forem necessárias;
 NÃO PODERÁ INCLUIR IMAGENS, TABELAS OU QUALQUER OUTRA
INFORMAÇÃO GRÁFICA;
 Poderá conter experiências extensionistas concluídas ou em andamento.

CRÔNICAS

A crônica é um gênero textual muito utilizado nos meios de comunicação, dentre eles
revistas. Visa narrar fatos, divertir o leitor e /ou levá-lo a refletir criticamente sobre
determinado assunto, por meio de textos curtos e utilizando uma linguagem objetiva.


Dentre as modalidades desse texto literário, a crônica dissertativa possui a estruturação
de uma dissertação. A opinião explícita do autor sobre o assunto é a principal
característica desse tipo de crônica, apresentando uma visão mais pessoal e subjetiva da
realidade que pode ser escrita em 1ª do singular ou 3ª pessoa do plural.


Na crônica dissertativa, o autor poderá ter maior autonomia literária (utilizando jogos de
palavras, conotações, dentre outras expressões linguísticas) para abordar fatos do
cotidiano e detalhes do dia a dia extensionista, porém não deve escrever de forma
totalmente coloquial.


O texto deverá conter: Título; redação dissertativa com introdução, desenvolvimento e
conclusão.

Template disponível no seguinte link: encurtador.com.br/ajwy4


Limite: XX autores.


A estrutura textual deve contemplar:


 Documento em formato Microsoft Word (.doc), formato A4, com margens superior e
esquerda com 3 cm e inferior e direita com 2 cm, fonte Times New Roman,
tamanho 12, com espaçamento 1,5 cm, sem espaço entre os parágrafos;
 Deve conter de 2 a 4 páginas. As palavras-chave e as referências bibliográficas
(conforme norma vigente da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT
NBR 15906:2021) devem ser incluídas no total de páginas;
 Poderá narrar experiências extensionistas concluídas ou em andamento.

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Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.