APRESENTAÇÃO DA EDIÇÃO.

Autores

Resumo

Em fevereiro de 2022, a Ufal completou 04 anos de publicação da resolução nº04/2018/CONSUNI/UFAL. Por esta normativa, a Universidade normatizava meios didáticos e pedagógicos norteadores para o processo de inserção das A.C.Es – atividades curriculares de extensão. Conforme a referida resolução, são consideradas atividades extensionistas a serem ofertadas na forma de A.C.E projetos, cursos, eventos e produtos vinculados a, pelos menos, um programa de extensão, de acordo com o desenho didático pedagógico definido em cada PPC (projeto pedagógico de curso das graduações ofertadas pela Universidade.

 

Neste ano, a UFAL contabiliza 78 graduações que dispõem em seus Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) ações extensionistas que devem ser ofertadas na forma de componente curricular obrigatório, as denominadas A.C.Es.

 

A partir desta edição especial, intitulada “Atividades Curriculares de Extensão (ACEs): Ofertas e Vivências na UFAL”, a revista Extensão em Debate, um dos periódicos eletrônicos da Universidade, busca reservar um espaço especial para dar lugar e voz às pessoas da Academia que, de alguma forma, vivenciaram momentos de contatos com as diversas atividades de extensão, mediante a oferta das ACEs, executadas pela Universidade Federal de Alagoas.

 

Portanto, a edição especial nº10, vol. 11, ano 2022, ora apresentada, deve ser vista como a porta e, apenas, a primeira, dentre as varias edições que ainda virão.

 

Trazemos para todas as pessoas interessadas na temática, num leque diverso e das mais variadas formas textuais (cartas pedagógicas, crônicas dissertativas, artigos, relatos de experiências, resumos expandidos e produtos de extensão), uma sequência maravilhosa contendo 27 produções em que, ao requinte linguístico textual de cada autor/a, é apresentada uma diversidade de experiências daquelas pessoas que dedicaram um tempinho para descrever suas ricas vivências em atividades curriculares de extensão!

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Sousa de Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL.

Graduação em Letras - UEMA - MA - BR

Graduado em Pedagogia - UNINTER - PR

Bacharel em Direito - ESTÁCIO DE SÁ - AL.

Mestrado em Educação - UCDB - MS - BR

Mestrando em Sociologia Juridica - UNLP - ARG. 

Doutorado em Ciências da Educação - UTIC - ASU - PY

Técnico em Assuntos Educacionais - TAE.

Universidade Federal de Alagoas - UFAL.

Referências

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Projetos Pedagógicos. Disponível em: https://ufal.br/estudante/graduacao/projetos-pedagogicosAcesso em: Novembro de 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO. Dispõe sobre os procedimentos para implantação da extensãocomo componente curricular obrigatório nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação da Ufal. INSTRUÇÃO NORMATIVA PROEXN° 01/2021 DE 09 DE ABRIL DE 2021. Disponível em: https://ufal.br/estudante/graduacao/coordenacoes/instrucoes-normativas/proex-01-2021.pdf/view

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Secretaria Executiva dos Conselhos Superiores - SECS/UFAL. Regulamenta as ações de extensãocomo componente curricular obrigatório nos Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos de graduação da UFAL. RESOLUÇÃO N° 04/2018CONSUNI/UFAL, 19 de fevereiro de 2018. Disponível em: https://ufal.br/ufal/extensao/documentos/rco-n-04-de-19-02-2018.pdf/view95

Publicado

2022-12-29

Como Citar

de Oliveira, A. S. (2022). APRESENTAÇÃO DA EDIÇÃO. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 11(10). Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/14808

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 > >>