QUEM AMA CUIDA: DIA D CONTRA INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

LOVE MEANS CARE: D-DAY AGAINST SEXUALLY TRANSMITTED INFECTIONS

Autores

  • HIGOR BEZERRA LIMA Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Palavras-chave:

Infecções Sexualmente Transmissíveis, Educação em saúde, Prevenção

Resumo

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são doenças contraídas por relações desprotegidas, na qual a mesma pode ser adquirida tanto pelo homem, quanto pela mulher em que um esteja infectado no ato sexual sem proteção, podendo ocorrer pela via oral, anal e vaginal. Bem como pode ser transmitida da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. Os adolescentes e jovens são considerados um grupo prioritário nas campanhas de prevenção devido ao alto risco de adquirir uma IST pelo fato de ser uma idade de transformações biopsicossociais, da escassez de conhecimento acerca da sexualidade e sua implicação no desenvolvimento da saúde física e emocional por parte desse grupo. Esse trabalho consiste em um relato de experiência sobre o Dia D contra infecções sexualmente transmissíveis, cujo objetivou orientar sobre as principais IST e realizar testes rápidos para as mesmas em estudantes da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Os conhecimentos trazidos pelo público a respeito da sexualidade, transmissão e prevenção de IST mostraram-se pouco fundamentados. Houve uma alta demanda de pessoas para realizar os testes rápidos, gerando maior interesse em aprender sobre as IST. O evento proporcionou a promoção de cuidado em saúde sexual, bem como em acolher os indivíduos e atender a suas expectativas. Além de apresentar benefícios aos discentes vinculados ao projeto, na construção de perspectivas e habilidades importantes.

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Publicado

19-03-2024

Como Citar

BEZERRA LIMA, H. (2024). QUEM AMA CUIDA: DIA D CONTRA INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS: LOVE MEANS CARE: D-DAY AGAINST SEXUALLY TRANSMITTED INFECTIONS. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 13(17). Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/16399

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