INCENTIVO À LEITURA ATRAVÉS DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS:RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PROJETO "BIBLIOENCANTA"

Autores

  • Soraya Dias Fonseca Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Palavras-chave:

Formação de leitores, Ação cultural, Biblioteconomia, Biblioterapia

Resumo

Trata-se de relato de experiência acerca do projeto de extensão Biblioencanta do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas que aconteceu no período de 2012- 2017. Descreve as deficiências de leitura em âmbito nacional e local e como a contação de histórias é um método eficaz para incentivo à leitura. O projeto teve como objetivos: a) Estimular o hábito de leitura em crianças e jovens; b) Proporcionar as crianças e jovens a frequentarem as bibliotecas das instituições; c) Oportunizar o contato de arte e cultura para crianças que raramente tem a possibilidade de interagir e presenciar uma apresentação de contação de história. O projeto teve seus objetivos atendidos, uma vez que visitou em média 30 instituições, mais de 20 eventos culturais e atendeu cerca de 6.500 crianças, tendo a participação de 55 discentes de 10 cursos da Universidade Federal de Alagoas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Rubem. Ostra feliz não faz pérola. Editora Planeta: 2014.

BRADBURY, Ray. Farenheit 451. São Paulo: Biblioteca azul, 2012.

INSTITUTO PRÓ LER. Retratos da Leitura do Brasil. 2019. Disponível em: http://plataforma.prolivro.org.br/retratos.php. Acesso em: 27 jul. 2023.

Publicado

2024-03-19

Como Citar

Fonseca, S. D. (2024). INCENTIVO À LEITURA ATRAVÉS DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS:RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PROJETO "BIBLIOENCANTA". REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 13(17). Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/16484

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.