https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/issue/feed REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE 2023-04-04T17:41:27-03:00 Cezar Nonato Bezerra Candeias cezar@cedu.ufal.br Open Journal Systems https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/14597 O COMPROMISSO-CONSCIENTIZAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE DO POVO XUKURU DO ORORUBÁ (PESQUEIRA, PERNAMBUCO) 2022-11-15T21:44:25-03:00 Alexandre Evangelista da Silva grafiticinza@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">A partir das verbalizações de professoras(es) veteranas e novatas das escolas Xukuru do Ororubá pesquisamos a relação compromisso-conscientização enquanto luta epistêmica, isto é, a ação cultural como atividade política. Nesse sentido, a partir da episteme </span><em><span style="font-weight: 400;">Formação da(o) Guerreira(o) Xukuru</span></em><span style="font-weight: 400;">, como o compromisso-conscientização é construído pelas (os) docentes para o fortalecimento da identidade do povo Xukuru? Por uma perspectiva da colonialidade (WALSH, 2009), temos como categorias: racialização e desumanização (FANON, 1968; 2008); educação bancária; consciência histórica e caráter dialógico (FREIRE, 2016); compromisso-conscientização (COPIXO, 1997); educação intercultural (CANDAU, 2013), às negações à interculturalidade crítica (NASCIMENTO; QUADROS; FIALHO, 2016). Construímos com nossos sujeitos, uma pesquisa qualitativa (MINAYO, 1994) abordando falas favoráveis ou contrárias para um mesmo assunto pela Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). Esse procedimento se deu através de entrevistas semiestruturadas e individuais (BAUER, 2002; GASKELL, 2022), considerando as verbalizações como nosso material de pesquisa sobre o trabalho docente de professoras(es) Xukuru. Com as verbalizações compreendemos a colaboração das(os) docentes Xukuru no fortalecimento da identidade étnica, em atividades no território indígena e dentro da escola, na afirmação de valores e crenças, no diálogo intercultural com todos os membros do povo Xukuru na construção de estratégias contra a colonialidade. Então, consideramos as (os) docentes Xukuru como lideranças epistêmicas.</span></p> 2023-02-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/14556 FASHIONLAB MESSIAS RIBEIRO 2022-11-14T12:04:58-03:00 Humberto Pinheiro Lopes aca.lopes@eta.ufal.br Bruna Marques de Oliveira aca.lopes@eta.ufal.br <p><span style="font-weight: 400;">O Laboratório Núcleo de Moda Messias Ribeiro (FASHIONLab Messias Ribeiro) é um projeto extensionista que promove atividades de integração entre a comunidade interna do curso técnico em Produção de Moda da Escola Técnica de Artes (ETA) do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (ICHCA) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e outros setores sociais a partir da produção de peças de vestuário para instituições de amparo a menores, idosos e pessoas com deficiência física. O projeto é composto por duas etapas: a primeira está relacionada com a estruturação do laboratório e a segunda etapa consiste na confecção de produtos e artigos de vestuários destinados para a comunidade externa. A partir de uma abordagem de natureza qualitativa, analisamos o fato social das comunidades participantes com o propósito de, mais adequadamente, produzirmos vestuários e ofertarmos serviços, considerando as ansiedades do público-alvo em causa. Ainda que busquemos públicos em vulnerabilidade social, o FASHIONLab Messias Ribeiro pode estender o objetivo de suas demandas para questões de natureza histórica e cultural. Buscamos no projeto em questão a ideia empática e sinérgica da solidariedade, em razão das lutas sociais que se desenvolvem para a realização das atividades e dos afetos e laços que são criados entre os participantes de outras atividades e projetos parceiros. O FASHIONLab Messias Ribeiro supera os obstáculos dessas lutas, dando relevância a atores sociais e circunstâncias marginalizadas e/ou que devem ter mais visibilidade dentro de uma conjuntura que pode ostracizar comunidades e pequenos produtores.</span></p> 2023-03-06T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/15108 AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DO PNAES NA UFPE 2023-02-14T14:05:10-03:00 Ana Maria Bastos anabastos@proex.ufal.br Aluísio Norberto dos Santos aluisio.norberto@delmiro.ufal.br Felipe Lucena Carneiro de Albuquerque felipe.albuque@ufpe.br Luciana Peixoto Santa Rita luciana.santarita@feac.ufal.br Rodrigo Gameiro Guimarães rgameiro@feac.ufal.br Bruno Setton Gonçalves bruno.setton@arapiraca.ufal.br <p>A partir do Decreto nº 7.234/2010, institui-se o Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) com objetivo de contribuir com a permanência e conclusão do curso de graduação de discentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O artigo tem como objetivo avaliar a efetividade da implementação do Pnaes na Universidade Federal de Pernambuco (Ufpe). A análise partiu de dados disponíveis no site da instituição no período de 2017 a 2021, tendo como metodologia a pesquisa documental. O resultado mostra que todas as áreas propostas no programa vêm sendo implementadas para colaborar com a permanência estudantil e conclusão com êxito da graduação. A análise revelou, ainda, que o repasse orçamentário da ação 4002, pelo Ministério da Educação (Mec), oscila nos 3 primeiros anos, cresce em 2020, e em 2021 há um decréscimo de 13,5% em relação ao anterior, em valores não deflacionados. Os dados obtidos sugerem uma efetividade no que se refere à retenção, mas há carência de indicadores publicados para conclusões a respeito da evasão, conclusão e desempenho acadêmico dos alunos.</p> 2023-02-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/15246 IMPACTOS NAS DIMENSÕES EM SAÚDE DE PARTICIPANTES DE VOLEIBOL EM UM PROGRAMA DE ESPORTE UNIVERSITÁRIO 2023-03-30T17:01:27-03:00 Raphael Henrique da Silva Araújo raphael.araujo@iefe.ufal.br Aritana Peixoto Ferreira da Silva aritana.silva@iefe.ufal.br Vinicius Ferreira Jannotti vinicius.jannotti@iefe.ufal.br Fábio Henrique Germano Tenorio da Silva fabio.silva@iefe.ufal.br Hiago William Galdino Lima hiago.lima@iefe.ufal.br Bianca Avila de Lima Sena Ferreira bianca.ferreira@iefe.ufal.br Antonio Filipe Pereira Caetano filipe.caetano@iefe.ufal.br <p><span style="font-weight: 400;">A manutenção do estilo de vida saudável é um dos principais desafios da população universitária que pode ser auxiliado por programa de extensão de esporte universitário. O objetivo deste estudo é verificar as alterações nas dimensões em saúde (física, social, mental e espiritual) em praticantes da modalidade voleibol em um programa de extensão universitária. Tratou-se de um estudo quantitativo, de corte transversal e modelo de intervenção. Foram aplicados os questionários para avaliar o nível de atividade física (IPAQ), qualidade de vida (WHOQOL), ansiedade (BAI) e satisfação com saúde espiritual (SWBQ), bem como medidas antropométricas e testes de aptidão física. Para verificar a diferença das variáveis foi utilizado o Test T-Pareado.Participaram 27 sujeitos, 59% homens, 33% das ciências biológicas, 88,9% sem doenças e praticantes de atividade física (59,25%). Após seis meses de intervenção detectou-se mudanças significativas nas variáveis de flexão de braço (p=0,021), dobra suprailíaca (p=0,045), na dimensão lazer de AF (p=0,012), no volume geral de AF (p=0,013), no domínio psicológico da qualidade de vida (p=0,019) e nos domínios pessoal (0,050) e comunitário (p=0,019) da satisfação com saúde espiritual. Conclui-se que a prática em esporte de extensão universitário pode contribuir para melhoria de dimensões da saúde dos participantes. </span></p> 2023-05-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/14400 A IMPLANTAÇÃO DO GEBIM NA UFAL 2022-10-28T13:51:28-03:00 JOSÉ CARLOS DOS SANTOS JÚNIOR jose.junior1@ctec.ufal.br JOAB MANOEL ALMEIDA SANTOS joab.santos@ctec.ufal.br ANA CARLA BORGES DOS SANTOS ana.borges@ctec.ufal.br LEONILDO DA SILVA NETO leonildo.neto@ctec.ufal.br JOSIVALDO TEIXEIRA DA SILVA josivaldo.silva@ctec.ufal.br ALINE DA SILVA BARBOZA aline@lccv.ufal.br <p><span style="font-weight: 400;">O BIM (</span><em><span style="font-weight: 400;">Building Information Modeling</span></em><span style="font-weight: 400;">) é uma metodologia de fomentação de projetos e processos gerenciais, cuja implementação no setor AEC é cada vez mais implícita. Com isso, o projeto GEBIM surge com a criação de um espaço para articulação de atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento em torno da área de Projeto e Gestão em Engenharia Civil, tendo como eixos o Gerenciamento de Projetos, as Tecnologias da Informação e o BIM, sendo composto pelos departamentos de projetos, de pesquisa, acadêmico e marketing, objetivando o máximo aproveitamento do BIM em cada área. O presente artigo, apresenta de forma clara a implantação do GEBIM na UFAL, demonstrando as atividades, os equipamentos usados e os principais componentes que o grupo desenvolve para a disseminação e democratização do BIM dentro da Universidade Federal de Alagoas, bem como em todo estado de Alagoas. Com as devidas apresentações a respeito do Grupo de Extensão em BIM (GEBIM-UFAL), pode-se dizer que o grupo, apesar do pouco tempo de criação, está a firmar suas raízes a cada dia em um meio importante da construção do conhecimento prático e científico no que tange a modalidade da </span><em><span style="font-weight: 400;">Information Building Modelling</span></em><span style="font-weight: 400;">, levando conhecimento do tema aos discentes e docentes da instituição e à todos aqueles que se interessarem.</span></p> 2023-03-06T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/14390 JORNALISMO E HUMANIZAÇÃO 2022-10-28T15:46:24-03:00 Ana Beatriz de Gusmão Rodrigues bia45rodrigues@gmail.com Kamilla Abely Dias Gomes kamilla.gomes@ichca.ufal.br <p><span style="font-weight: 400;">Dos números aos nomes, às memórias, à narrativa humanizada. Este artigo põe em discussão a humanização no discurso jornalístico em relação às perdas por Covid-19 a partir da análise do processo de escrita de textos-tributos dentro do projeto “Memoráveis Alagoas”. A metodologia empregada se baseia em pesquisa bibliográfica sobre práticas e formatos jornalísticos, além do relato de experiência de integrantes que apresentam a dinâmica da atividade, técnicas de entrevistas empregadas e a escrita de homenagens, considerando também a vivência dentro da extensão. Os resultados apontam para o estímulo da sensibilidade e humanização do trabalho não só dos </span><span style="font-weight: 400;">comunicadores envolvidos enquanto voluntários, mas também da imprensa local como um todo em um contexto de pandemia que ceifou a vida de tantos alagoanos.</span></p> 2023-02-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/13475 PROJETO PET CIDADÃO 2023-01-18T13:04:56-03:00 Daniel Turchetti Cedro Costa daniel.costa@ceca.ufal.br Mariana Soares Oliveira Leandro marianasoares1211@gmail.com Lara dos Santos Lima lara.lima@arapiraca.ufal.br Lais Caroline Gomes Ramos lais.ramos@ceca.ufal.br Lucas Matheus Nascimento da Silva Miguel lucasm-n@hotmail.com Maisa Bida de Oliveira Silva marcia.notomi@vicosa.ufal.br Marcia Kikuyo Notomi marcia.notomi@vicosa.ufal.br <p> A convivência com animais de estimação traz muitos benefícios aos seres humanos. No entanto, o desconhecimento dos fundamentos sobre a posse responsável afeta diretamente o bem-estar de todos os envolvidos, além de possibilitar o aumento do abandono e de transmissão de doenças, acarretando risco para a saúde pública. O projeto de extensão Pet Cidadão (PROEX-UFAL) promove a educação sobre saúde, bem-estar e zoonoses de cães e gatos em escolas e para tutores em situação de vulnerabilidade, de forma presencial. Durante a pandemia, o projeto sofreu adaptações metodológicas com o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC). Objetivou-se a educação sobre cuidados e saúde de cães e gatos, a tutores de animais e interessados utilizando mídias sociais e programas de rádios, visando promover bem-estar animal, reduzir os maus tratos, abandono, superpopulação, acidentes de mordedura ou de trânsito e principalmente, a transmissão de doenças para outros animais e para seres humanos (zoonoses). Sob coordenação docente, discentes de medicina veterinária foram responsáveis pela criação e divulgação de microconteúdo divulgados em redes sociais (@petcidadão), rádios da cidade de Maceió e arquivos de podcast. Foram disponibilizadas 67 postagens, sendo 62 criações próprias (50 áudios e 12 vídeos), obtendo mais 2.050 seguidores. Verificou-se que o uso das TICs tem possibilitado a manutenção da difusão das informações criadas no ambiente universitário à comunidade, durante a pandemia. Uma variedade de conteúdo disponível na Web possibilita que o usuário opte pelo que queira ver, quando ou quantas vezes ele pode acessar o conteúdo, adequando o aprendizado a características individuais e aos interesses das novas gerações, mostrando importantes benefícios como ferramenta de educação.</p> 2023-04-04T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/9534 DIREITO À CIDADE E PROCESSOS DE REMOÇÃO 2021-02-27T19:48:56-03:00 Catharina Lyra Teixeira lyracathe@gmail.com Cidades congregam as áreas urbanizadas que, ao longo de décadas, são (re)construídas pelo trabalho físico e mental da humanidade, sendo reconhecidas como territórios espacial e cotidianamente vividos. O artigo apresenta os resultados e reflexões desenvolvidas na monografia de conclusão de curso em Serviço Social cujo objetivo central mapeou, no atual contexto de urbanização da cidade de Maceió/AL, as diferenças existentes nos processos de remoção ocorridos com as/os moradoras/es da antiga Vila de Pescadores do bairro do Jaraguá e do bairro Pinheiro. Trata-se de um estudo de caso cujos dados foram obtidos através de pesquisa bibliográfica-documental e de observação participante. Os processos de remoção que são descritos foram consequência do descaso do poder público em ações preventivas para a regularização fundiária de imóveis em ocupações de espaços irregulares. A moradia, no Brasil, é um direito social. Desde a Constituição Federal de 1988, a concretização do acesso a esse direito exige uma série de instrumentos regulatórios, ex: o Plano Diretor. Foi pela análise do Plano Diretor de Maceió que evidenciamos as contradições entre os aportes legais e normativos e as ações/diretrizes de planejamento urbano da cidade para responder às questões sociais, habitacionais e ambientais. Parte das conclusões reiteram que o desenvolvimento das cidades brasileiras ocorre baseado em formas e estratégias de planejamento urbano que protegem aos interesses dos segmentos mais ricos, seja por serem os detentores do poder político ou por serem influentes socioeconomicamente. Em Maceió, o Plano Diretor não vigora haja vista a atual situação da cidade e dos impactos ambientais que a afetam. No caso das remoções de moradores, elas não tem ocorrido como último recurso, mas pautadas por práticas higienistas e violentas. 2023-02-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Catharina Lyra Teixeira https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/15109 REFLEXÕES DO CASA VERDE E AMARELA A PARTIR DA AVALIAÇÃO DO MINHA CASA, MINHA VIDA 2023-02-14T14:51:28-03:00 Danielle de Paula Correia Bellé danielle.correia@feac.ufal.br Allan Dênisson Soares da Silva allan.soares@feac.ufal.br Tiago Mário Chagas Ferro Coelho da Paz tiago.paz@feac.ufal.br Luciana Peixoto Santa Rita luciana.santarita@feac.ufal.br Rodrigo Gameiro Guimarães rgameiro@feac.ufal.br Bruno Setton Gonçalves bruno.setton@arapiraca.ufal.br <p>A Carta Magna Brasileira, em seu artigo 6º, elenca a moradia como um direito social fundamental. Objetivando garantir esse direito constitucional, ante ao grande déficit habitacional e em face da crise econômica vivenciada pelo país, foi criado no ano de 2009 o Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), que se manteve vigente por mais de 10 (dez) anos e foi considerado o maior programa habitacional brasileiro. Contudo, após uma série de processos avaliativos, o PMCMV acabou sendo substituído, no ano de 2021, pelo Programa Habitacional Casa Verde e Amarela (PCVA). A presente pesquisa dedicou-se a analisar se os resultados obtidos através da avaliação do PMCMV influenciaram na formulação do atual programa habitacional brasileiro, o Programa Casa Verde e Amarela. Para a elaboração da pesquisa foram consultados artigos científicos, relatórios técnicos e textos de discussões sobre o PMCMV e o PCVA, além da legislação específica; tendo sido identificado que, apesar de o PCVA ter tentado, em sua formulação, sanar alguns dos problemas diagnosticados pelas avaliações do PMCMV, a inespecificidade dos objetivos e propósitos do PCVA indicam que o novo programa não traz soluções claras e detalhadas o suficiente para resolver esses problemas.</p> 2023-02-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/14403 VIVÊNCIAS DE ESTUDANTES DE PSICOLOGIA EM AÇÃO CURRICULAR DE EXTENSÃO – ACE 2022-10-28T15:14:04-03:00 Bruna Kelly de Holanda Pereira bruna.pereira@arapiraca.ufal.br Darcyla Freitas Pereira darcyla.pereira@arapiraca.ufal.br Maike Silva dos Reis maike.reis@arapiraca.ufal.br Aylla Victória de Souza Leitão aylla.leitao@arapiraca.ufal.br Karolaine de Almeida Lima karolaine.lima@arapiraca.ufal.br <p><span style="font-weight: 400;">O presente artigo objetiva refletir sobre a subjetividade a partir das expressões artísticas mediante o relato das nossas vivências em uma Ação Curricular de Extensão (ACE) no curso de graduação em </span><span style="font-weight: 400;">Psicologia da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, Unidade Educacional Palmeira dos Índios. A ação foi intitulada de “SubjetivArte: expressões artísticas do ser”, orientada pela professora mestra Lidiane Barbosa, e tem sido desenvolvida na Instituição religiosa Lar da Criança – Ação por ação, localizada em Palmeira dos Índios-Alagoas.</span></p> 2023-03-13T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/15241 CRIANÇA, FAMÍLIA E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: EXPERIÊNCIA DURANTE UMA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA 2023-04-04T17:41:27-03:00 Ana Mirelle dos Santos ana.mirelle@eenf.ufal.br Ana Carolina Santana Vieira ana.vieira@eenf.ufal.br Lindynês Amorim de Almeida lindyalmeida7@gmail.com Milena Alicia da Silva Santos milena.santos@eenf.ufal.br Gabriela Araujo de Lima Silva gabriela.lima@eenf.ufal.br <p><span style="font-weight: 400;">A estimulação precoce consiste em um conjunto de ações psicomotoras que tem o propósito de desenvolver habilidades essenciais para um crescimento sadio, sendo importante na vida de qualquer criança. Assim, este estudo tem o objetivo de descrever as contribuições do projeto de extensão com as crianças, suas famílias e a comunidade. Para a descrição desta experiência tem-se como período de tempo as atividades realizadas de abril a dezembro de 2022, durante a prática do Projeto de Estimulação Precoce na Primeira Infância. Os resultados foram organizados em três eixos temáticos, que retratam a vivência no projeto e como ele reflete na vida daqueles que fazem e/ou fizeram parte das atividades. Logo, os eixos são: “A experiência de monitoria no projeto de extensão”; “Relação com crianças e comunidade” e “Integração entre voluntários de diferentes cursos”. Dessa forma, é de extrema importância a articulação da Universidade Pública aos âmbitos educacionais, através da extensão universitária, pois as atividades realizadas proporcionam o acompanhamento mais favorável dessas crianças.</span></p> 2023-05-02T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/14399 MUTIRÃO DE LIMPEZA NA PRAIA PONTAL DO PEBA E NA FOZ DO RIO SÃO FRANCISCO, ALAGOAS. 2022-10-28T13:16:42-03:00 Liliane Barbosa de Araujo liliane.araujo@penedo.ufal.br Fernanda Ribeiro de Souza fernanda.souza@penedo.ufal.br Jarina da Silva Albuquerque Nunes jarina.nunes@penedo.ufal.br Jaqueline Ferreira Rodrigues jaqueline.rodrigues@penedo.ufal.br Laryssa Mayara Trindade Bezerra laryssa.bezerra@penedo.ufal.br Alfredo Leandro Borie Mojica alfredo.mojica@penedo.ufal.br Andréa Carla Guimarães de Paiva Paiva andrea.paiva@penedo.ufal.br <p><span style="font-weight: 400;">A poluição, principalmente por resíduos sólidos, está entre as três crises planetárias que enfrentamos devido ao descarte irresponsável da sociedade. Por não encontrar fronteiras, esses resíduos são carreados pelas correntes e se acumulam em diversos locais, desde áreas costeiras, como praias, recifes de coral e manguezais, até locais remotos, como ilhas, giros oceânicos e mar profundo. Este Relato de Experiência descreve o Mutirão de Limpeza de Praia (MLP), realizado pelo Projeto Meros em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Esse Mutirão, entre outros atores, contou com a participação dos alunos das disciplinas Atividade Curricular de Extensão V e VI (ACE-V e ACE-VI). O MLP tem como finalidade informar sobre a problemática dos resíduos, assim como sensibilizar sobre a importância do destino adequado do lixo. Nas praias Pontal do Peba e Foz do rio São Francisco, os resíduos sólidos foram coletados e classificados em categorias (plástico; vidro; metal; aparelhos de pesca perdidos, abandonados ou descartados – APPAD), pesados em balança de mão e separados a fim de terem destino adequado. A maior quantidade de resíduos sólidos foi verificada na Praia Pontal do Peba, sendo os plásticos predominantes nas duas praias.</span></p> 2023-03-13T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/13009 TERAPIA OCUPACIONAL E JUVENTUDES 2022-07-11T17:17:45-03:00 Waldez Cavalcante Bezerra waldezto@yahoo.com.br Rodrigo Gonçalves Lima Borges da Silva gilbef@hotmail.com Karoline Maria de Melo Ferreira karolmmelo@gmail.com <p>Neste artigo busca-se relatar uma experiência do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas que articulou a extensão, o ensino e a pesquisa a partir das ações do projeto de extensão “Juventudes, redes de suporte e cidadania: ações da terapia ocupacional social em contextos de vulnerabilidade”. As atividades descritas foram realizadas no segundo semestre de 2019 junto aos jovens de um grupo de dança vinculado ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de um Centro de Referência de Assistência Social em Maceió, tratando-se de uma experiência situada na interface da Terapia Ocupacional com a área da Assistência Social. Os dados e informações foram recolhidos das anotações em diário de campo, da consulta a arquivos do projeto de extensão e da aplicação de um questionário com os participantes. Os resultados estão apresentados e discutidos a partir de três eixos temáticos: Demandas conflitantes e articulação de recursos e tecnologias no campo social; A centralidade da dança na vida dos jovens; Juventudes vulneráveis e protagonismo através da dança. Os resultados evidenciaram as possibilidades da dança como uma forma de protagonismo e participação sociocultural, destacando as contribuições da terapia ocupacional, a partir do projeto de extensão, para trabalhar tais questões junto a jovens em situação de vulnerabilidade social. Para os discentes participantes, o projeto fomentou a formação teórico-prática em terapia ocupacional social, desenvolvendo habilidades e competências para o trabalho no campo social, a partir da aproximação com o campo de prática, da apreensão crítica da realidade e da proposição e experimentação de recursos e tecnologias de intervenção em terapia ocupacional social, além do desenvolvimento de uma pesquisa no mesmo campo.</p> 2023-03-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/14599 A EXPERIÊNCIA ACADÊMICA E SEUS REFLEXOS NA ESTIMULAÇÃO DA PRIMEIRA INFÂNCIA 2022-11-15T22:15:06-03:00 Vitória Paulo Simplicio vitoria.simplicio@eenf.ufal.br Deborah Karine de Souza Lima deborah.lima@eenf.ufal.br Ana Mirelle dos Santos ana.mirelle@eenf.ufal.br Ana Carolina Santana Vieira ana.vieira@eenf.ufal.br <p><span style="font-weight: 400;">A atenção à saúde da criança, através do acompanhamento do desenvolvimento infantil, é uma atribuição essencial para a identificação de atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor, prevenção de agravos e promoção à saúde. Dessa forma, a atuação de projetos que visam a </span><span style="font-weight: 400;">estimulação precoce contribuem para prevenir ou diminuir possíveis atrasos no desenvolvimento infantil.</span><span style="font-weight: 400;"> Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, vivenciadas durante a graduação do curso de Enfermagem na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), junto às atividades do “Projeto de Estimulação Precoce na Primeira Infância - PEPPI” (PEPPI). O presente estudo almeja contribuir e ressaltar a importância da atuação acadêmica para o êxito na execução de atividades de grupos de extensão, para o aumento da experiência extra-acadêmica e maior qualificação profissional, além de impulsionar a estimulação da criança como elemento fundamental para os marcos do desenvolvimento infantil. Os resultados deste estudo foram distribuídos em dois eixos, sendo eles: a experiência acadêmica e aplicabilidade do aprendizado nas atividades de desenvolvimento infantil e a importância do vínculo universitário com projetos de extensão. Logo, a construção acadêmica e profissional demanda a prática em diversos campos de atuação, desse modo, cabe às universidades maiores incentivos, ensinos e iniciação de projetos, como também a disponibilidade de estruturas voltadas a essa prática.</span></p> 2023-03-07T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/14404 CULTURA OCEÂNICA 2022-10-28T15:03:19-03:00 Karla Paresque karla.paresque@icbs.ufal.br <p><span style="font-weight: 400;">Este relato de experiência versa sobre a implantação do projeto de extensão “Cultura Oceânica: de todos, para todos” que vem sendo realizado no âmbito das atividades curriculares de extensão (ACE) do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas, do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal de Alagoas (Campus A. C. Simões). A essência da Cultura Oceânica (CO) consiste na compreensão das influências do oceano na vida das pessoas e da influência dos hábitos e atitudes das pessoas sobre o oceano. A CO é parte das metas da Década do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030) da UNESCO e, também, vem sendo implementada como componente obrigatório nos currículos via legislações específicas. Aqui relatamos as etapas já realizadas e aquelas planejadas para as disciplinas de ACE 1, 2 e 3. Dentre as atividades finalizadas, apresentamos uma que foi realizada através de discussão com todos discentes da disciplina de ACE1 e outras duas que foram realizadas em sistema de tutoria pelos docentes com um grupo de 3-5 discentes. Ademais, são apresentados os passos que estão em planejamento para serem implantados junto ao município de Maceió nas próximas etapas (ACE 2 e ACE 3). Propõe-se, na ACE, que os graduandos possam atuar como mediadores do conhecimento relacionado à Cultura Oceânica em ambientes de ensino formal e não formal. Adicionalmente, espera-se que professores do Ensino Básico sejam impactados, contribuindo, assim, com a formação de cidadãos mais conscientes sobre a importância do oceano nos mais diferentes níveis e aspectos.</span></p> 2023-02-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/503 A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO COM A LINGUAGEM NATUREZA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 2015-07-04T10:35:40-03:00 Isabela Macena dos Santos isabelamacena@yahoo.com.br Jôse Maria Silva Correia joselouise@hotmail.com Ane Karollyne Marques da Silva annekarollyne_marques@hotmail.com <!-- [if gte mso 9]><xml> <o:OfficeDocumentSettings> <o:RelyOnVML /> <o:AllowPNG /> </o:OfficeDocumentSettings> </xml><![endif]--><!-- [if gte mso 9]><xml> <w:WordDocument> <w:View>Normal</w:View> <w:Zoom>0</w:Zoom> <w:TrackMoves /> <w:TrackFormatting /> <w:HyphenationZone>21</w:HyphenationZone> <w:PunctuationKerning /> <w:ValidateAgainstSchemas /> 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Enfatizamos aqui o argumento de que as crianças na sociedade do consumo são afastadas de uma convivência com a natureza e por isso </span><span style="font-weight: 400;">se torna necessário o trabalho pedagógico com essa linguagem de forma que reaproxime a criança ao meio natural. Porquanto, o artigo ora apresentado, sustenta-se em duas vertentes: a) revisão teórica da temática e, b) relato das experiências e dos resultados alcançados através da execução de um projeto de intervenção em uma escola de Educação Infantil de Maceió. Tal reflexão nos permite inferir que: a partir do contato com ambientes naturais a criança começará a conhecer a natureza e aprender a preservá-la compreendendo que cuidar da natureza é valorizar a vida.</span></p> 2023-03-13T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/14602 GENÉTICA FORENSE 2022-11-15T22:43:59-03:00 Sayonara Assis assis.sayonara@gmail.com Hyngrid Assíria Amorim Costa hyngrid.assiria@souunit.com.br Maria Luzenita Wagner Mallmann maria.luzenita@ifal.edu.br Ebenézer Bernardes Correia Silva ebenezer.bernardes@ifal.edu.br <p>A genética forense é empregada principalmente na identificação de pessoas, seja em testes de paternidade ou ao esclarecer dúvidas sobre a participação de um suspeito em um crime. Com a extensa abordagem dessas metodologias em programas televisivos como novelas, filmes e diversos seriados, este assunto passou a ser popularizado, mas sem o real conhecimento da técnica e sua aplicação, recebendo o nome de “Efeito SCI”. Esse tema é abordado no ensino médio, porém, existem poucas atividades práticas com este enfoque, pois o custeio de um laboratório de biologia molecular é muito alto. Esta experiência de sala de aula teve por objetivo apresentar na aula de genética, uma simulação da aplicação da biologia molecular com materiais de baixo custo. A preparação da aula constou de um boneco simulando um crime, extração de DNA caseira com bochecho de água com sal e precipitação de material genético com álcool. Em seguida foi utilizado um gel de eletroforese feito com Ágar-ágar em cuba de acrílico com fonte elaborada pelos alunos do curso de eletrônica do Instituto Federal de Alagoas. Para as amostras foram utilizados corantes alimentícios simbolizando o DNA tanto da cena do crime, como de três suspeitos. Ao final do experimento, um dos suspeitos teve o mesmo padrão de bandas da cena do crime. A demonstração dos procedimentos técnicos facilitou o aprendizado, retirou dúvidas de como são realizadas as análises de DNA e despertou o senso crítico do que é coerente ou não através das análises forenses.</p> 2023-02-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/15160 A EXTENSÃO EM ADMINISTRAÇÃO 2023-02-28T15:44:47-03:00 Julielle de Oliveira dos Santos Carmo juliellegenn@gmail.com Janaina Elayne de Lima Gomes janaina.gomes@feac.ufal.br Rodrigo César Reis de Oliveira rodrigo.oliveira@feac.ufal.br Marina Gatto de Melo marina@al.sebrae.com.br Carlos Everaldo Silva da Costa carlos.costa@feac.ufal.br Valdemir da Silva valdemir.silva@feac.ufal.br <p><span style="font-weight: 400;">O objetivo, a partir do componente curricular do curso de Administração, Antropologia das organizações, ofertada na modalidade remota, devido o COVID-19, foi, construir um canvas model para uma artesã que produz sousplat. A sensibilização teórica envolveu: relações cultura-mercado; artesanato; e Business Model Canvas. De modo intersubjetivista, entre docentes, discentes e a artesã, a ação ocorreu entre outubro e dezembro de 2020, por meio do google meet, unindo ensino e extensão. Os dados primários, foram: observação participante e entrevistas não-estruturadas com a artesã; além das conversas remotas extra-aulas entre alunos e artesã. Os secundários foram os do instagram em que a artesã divulga seus produtos. A análise ocorreu por meio das ferramentas da Pesquisa-Ação. Como considerações, foi construído o canvas e a artesã compreendeu o melhor uso: de sua rede social, com horários para as postagens; de fotografias; das parcerias para divulgar os produtos; dos custos de produção; e da precificação. </span></p> 2023-04-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/15157 INTERVENÇÕES MERCADOLÓGICAS NA FEIRA AGROECOLÓGICA E ORGÂNICA NA CENTENÁRIO 2023-02-28T14:25:33-03:00 Jéssica Silva Ferreira de Lima jessica.lima@feac.ufal.br Gabriel da Costa Santos gabriel.costa@feac.ufal.br Bruna Samara Santos da Silva bruna.santos@feac.ufal.br Jose Luiz Caldas do Nascimento jose.caldas@feac.ufal.br Rodrigo Cesar Reis de Oliveira rodrigo.oliveira@feac.ufal.br <p><span style="font-weight: 400;">Esta ação de extensão tem como objetivo geral, elaborar conteúdos mercadológicos sobre os produtos comercializados na Feira Agroecológica e Orgânica da Centenário para o Instagram. A fundamentação teórica usada foi sobre as feiras agroecológicas e orgânicas de Maceió, conforme Clemente (2020); De Queiroz Costa et al. (2020); De Lima Lôbo e Cavalcante (2020) e administração de marketing de Kotler (2012). Como método, o estudo foi norteado pela Pesquisa-Ação, a qual propõe-se colaborar na resolução de dores mercadológicas existentes nas feirantes Iara, Valquíria, Eva Moraes (mercearia) e Águida Póvoa dos pães artesanais, potencializando seus trabalhos e consequentemente impactando na receita financeira de cada feirante. Como resultado, foi gerado para Feira Agroecológica e Orgânica da Centenário 15 publicações para feed, 1 podcast, e 4 vídeos no reels sobre coletor menstrual e absorventes ecológicos, pães artesanais e kombucha, com perspectivas para atingimento da meta de 2.000 seguidores no Instagram.</span></p> 2023-02-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/15151 CANVAS MODEL 2023-02-27T17:16:33-03:00 Valdemir da Silva valdemir.silva@feac.ufal.br Jessica Ferreira de Lima jessica.lima@feac.ufal.br Kaucione Gouveia Silva kaucione.silva@feac.ufal.br Cristianlex Soares dos Santos crispj2010@hotmail.com Carlos Everaldo Silva da Costa carlos.costa@feac.ufal.br Andre Leite Rocha andre.rocha@ifal.edu.br <p><span style="font-weight: 400;">Esta ação de extensão teve como objetivo aproximar discentes e docentes dos níveis superior (UFAL e UNEAL) e técnico (IFAL), integrantes da EMBRAPA, assim como agricultores camponeses (de cooperativas e associações) do semiárido alagoano para apresentar os benefícios do canvas model para gerenciamento das ações agrícolas. A sensibilização teórica que deu suporte envolveu: semiárido (espaço multicultural); multidimensionalidade (várias áreas do conhecimento envolvidas); e relações institucionais (participantes do Estado e Comunidade). A ação qualitativa e intersubjetivista, possibilitou adaptar o canvas à linguagem do contexto local. A ação durou 4 meses (de maio a setembro de 2021), com 2 encontros presenciais (o primeiro, com a oficina e o último para apresentação dos resultados) e 3 remotos (entre os participantes - por grupos - via google meet). A coleta de dados se deu com observação participante e com entrevistas não estruturadas com seis (6) grupos de agricultores dos municípios de Craíbas (1), Estrela de Alagoas (1), Igaci (2) e Palmeira dos índios (2). Estes atuam com comercialização de doces agroecológicos, adubo orgânico, fermentados e/ou hortaliças. A interpretação dos dados foi conduzida por meio da pesquisa-ação, já que os grupos de agricultores apresentaram suas demandas e, na troca de saberes, as alternativas iam sendo construídas por todos. Como resultados, foi importante a construção do ensino pela troca de saberes, a pesquisa-ação que movimentou os participantes na resolução dos problemas locais e a extensão como resultado desse deslocamento da universidade para as comunidades externas.</span></p> 2023-02-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/9489 O PROJETO "A CULTURA CORPORAL" 2021-08-04T16:23:38-03:00 Marcus Vinicius SILVA mvinicius98@hotmail.com Este estudo teve o objetivo de descrever a experiência dos discentes da UFAL, no projeto de extensão PIBIP-AÇÃO “A Cultura Corporal” em desenvolvimento no Lar São Domingos. A metodologia utilizada foi do tipo pesquisa ação, muito empregada em diversas áreas do conhecimento, especialmente na educação, saúde e meio ambiente. A partir disso os resultados que ainda parciais mostram que as crianças apresentam comportamentos agressivos entre eles próprios. Com isso conclui-se que é de suma importância a participação dos mesmos no projeto, uma vez que a aquisição de bons hábitos pelas atividades incitará atitudes positivas em suas vidas para o bom convívio social. 2023-02-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Marcus Vinicius SILVA https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/416 PREVALÊNCIA DE OBESIDADE EM CRIANÇAS DA COLÔNIA DE FÉRIAS DO CORPO DE BOMBEIROS DE ALAGOAS (PROJETO GOLFINHO) 2014-10-09T15:08:04-03:00 Haroldo da Silva Ferreira haroldo.ufal@gmail.com Mariana Lopes Freira mariana.lfreire@hotmail.com Everly Karoline de Farias Lima evinha_lima@hotmail.com Monica Lopes de Assunção Ferreira monica_lopesassuncao@hotmail.com <p><span style="font-weight: 400;">Nos últimos anos o mundo tem experimentado uma epidemia de obesidade, fato observado também no Brasil e no Estado de Alagoas. A principal estratégia recomendada para prevenção a esse problema tem por base a adoção de uma alimentação saudável associada a um padrão de vida não sedentário. Uma iniciativa nessa direção é o Projeto Golfinho, uma colônia de férias onde, por uma semana, crianças recebem noções de cidadania e praticam atividades físicas. O objetivo deste texto é divulgar a prevalência de obesidade nas crianças participantes desse Projeto. Utilizou-se um banco de dados no qual continha as variáveis sexo, idade, peso e altura, as quais foram processadas no </span><em><span style="font-weight: 400;">software</span></em><span style="font-weight: 400;"> Anthroplus, obtendo-se a distribuição de escores z do Índice de Massa Corporal-para-Idade (IMCi). Foram avaliadas 479 crianças (7 a 14 anos). Destas, 114 (23,8%) tinham sobrepeso (IMCi &gt;1 e ≤2 z) e 95 (19,8%) obesidade (IMCi &gt;2 z). Assim, 209 (43,6%) indivíduos apresentaram excesso de peso. Todos os pais foram informados sobre os resultados obtidos. A obesidade representa um grave problema entre as crianças analisadas. Recomenda-se atenção especial visando promover hábitos alimentares saudáveis e a prática regular de atividades físicas, haja vista a necessidade dessas crianças em atingir um peso corporal mais adequado a uma vida saudável.</span></p> <p><strong>Palavras-chave: </strong><span style="font-weight: 400;">Extensão;Saúde</span><strong>; </strong><span style="font-weight: 400;">Antropometria; Sobrepeso;Transição Nutricional.</span></p> 2023-03-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/14563 OS IMPACTOS DO EMPREENDEDORISMO ACADÊMICO NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL NO ESTADO DE ALAGOAS 2022-11-14T20:41:16-03:00 Alverlando Silva Ricardo alverlando.ricardo@delmiro.ufal.br EDUARDA PINHEIRO BARBOSA DA SILVA eduarda.silva@delmiro.ufal.br THAÍS KATLYN LEITE DA SILVA NASCIMENTO thais.nascimento@delmiro.ufal.br VICTÓRIA CAROLINE DOS SANTOS OLIVEIRA Oliveira victoria.oliveira@fdelmiro.ufal.br <p><span style="font-weight: 400;">O objetivo deste estudo foi identificar os principais impactos causados pelo Movimento Empresa Júnior nos cursos de Engenharia Civil do estado de Alagoas, nos últimos anos. O estudo foi realizado a partir da análise de formulários, os quais os membros das entidades responderam de acordo com sua visão sobre as empresas juniores. Observou-se, em todas as empresas, que houve um crescimento no valor faturado por ano, um aumento no número de projetos contratados e um aumento na confiança dos seus membros. Além disso, foi constatado que os alunos que fazem parte de uma entidade saem do curso com mais segurança e com noção a mais de como é o mercado de trabalho. </span></p> 2023-03-13T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/15163 CAERR – UM CENTRO DE AMPARO, DE VIVÊNCIAS E DE ESCUTAS SOCIAIS A COMUNIDADES LGBTQIA + NO ESTADO DE ALAGOAS: ABORDAGENS PRELIMINARES. 2023-02-28T19:44:42-03:00 Alex Sousa de Oliveira aelxe2@hotmail.com Marília Santos Louzeiro marilia.louzeiro@fsso.ufal.br Andrea Pacheco de Mesquita revistaextensaoemdebate@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">O texto trata-se de uma exposição preliminar sobre informações levantadas e os primeiros contatos com o CAERR - Centro de Acolhimento Ezequias Rocha Rego, uma organização social civil que tem, dentre vários objetivos, dar amparo a pessoas da comunidade LGBTQIA+, no Estado de Alagoas. Em parceria com o Grupo de estudos Frida Kahlo, da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas, a partir de um projeto de Extensão, foi possível construir um contexto de aproximação com o Centro. Esta escrita tem o objetivo de apresentar resultados preliminares do projeto de Extensão intitulado “Homofobia lá em casa”, desenvolvido e executado a partir de patrocínio vinculado ao PROGRAMA DE FOMENTO A ATIVIDADES DE EXTENSÃO-PROEX/UFAL, ano 2022. Este traz informações gerais, institucionais bem como algumas percepções de pessoas envolvidas no projeto, durante as primeiras ações e escutas sociais a pessoas LGBTQIA+ assistidas pelo Centro.</span></p> 2023-02-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/15158 PODEM AS GROTAS NARRAR HISTÓRIAS DA CIDADE? 2023-02-28T14:41:05-03:00 Rodrigo Rodrigues Kandasamy rodrigo.kandasamy@fda.ufal.br Karla Alissandra da Silva karla.alissandra@fsso.ufal.br Fernando de Jesus Rodrigues fernando.rodrigues@ics.ufal.br Telma Cristiane Sasso de Lima telma.lima@fsso.ufal.br <p><span style="font-weight: 400;">O presente projeto surge a partir do contexto de outro projeto intitulado “A Universidade Encontra a Periferia” que possibilitou a interlocução entre diversos personagens políticos, religiosos, culturais com atuações nas periferias urbanas de Maceió em 2017</span><span style="font-weight: 400;"> e professores e estudantes da UFAL. Um desses personagens foi o Pastor Vando que coordenava um trabalho social na Grota da Alegria, através da ONG CEPEC vinculado a um Ministério da Igreja Batista do Pinheiro na Grota da Alegria. No mesmo ano, surge a oportunidade de conduzir uma pesquisa de campo na Grota da Alegria a fim de conhecer as demandas e necessidades dos moradores</span><span style="font-weight: 400;"> possibilitando, dessa forma, construir interlocução com moradores da grota. Assim, gradualmente, a rede de contatos na comunidade foi aumentando, aproximando outras lideranças locais que atuavam em diversas áreas com a universidade. Nesse sentido foi que, pouco a pouco, preparou-se o terreno para a construção de um projeto que alia a alfabetização e narrativas audiovisuais. A ideia é que as próprias crianças e adolescentes possam narrar as histórias de seus lugares, propondo narrativas alternativas às encontradas na TV e internet, que diminuem o valor humano dos mais pobres e dos mais racialmente marcados nas Grotas de Maceió. O projeto conta com a participação de estudantes da Universidade, tanto do mestrado quanto da graduação, com o intuito de atuarem como educadores.</span></p> 2023-02-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/15156 A PROBLEMÁTICA DO LIXO DE UMA COMUNIDADE NO ENTORNO DA UFAL 2023-02-28T13:31:38-03:00 Karine dos Santos Silva karine.silva@cedu.ufal.br Edlene Cavalcanti Santos edlene.santos@cedu.ufal.br <p><span style="font-weight: 400;">O Projeto tem como objetivo verificar as questões relativas ao lixo no ambiente escolar, propondo alternativas e soluções para reduzir a produção de lixo, de reaproveitá-lo e de descartá-lo de maneira correta como forma de contribuição para a prática da Educação Ambiental. Abordamos impactos ambientais negativos ocasionados pelas formas de uso, costumes e hábitos culturais perceptíveis em cidades do Brasil, especificamente em Maceió. A metodologia inicial foi bibliográfica com intuito de coletar trabalhos já desenvolvidos nessa área, e qualitativa através de algumas atividades como: aplicação de questionário de sustentabilidade aos alunos para verificar seu nível de consciência ambiental intitulado “Como contribuir para um mundo sustentável?”. O Projeto encontra-se em andamento. Apresentaremos parte da percepção ambiental inicial de atores sociais da Escola Estadual Onélia Campelo situada no entorno da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).</span></p> 2023-02-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/14376 O ENSINO COLETIVO DE VIOLINO NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA 2022-10-27T09:45:48-03:00 Débora Borges da Silva debora.silva@ichca.ufal.br <p>A carta relata a criação do projeto de extensão universitária Laboratório de Violino da Ufal; aborda os conceitos filosóficos e didático-pedagógicos, mostra o perfil do público atendido e compartilha algumas vivências do grupo no período compreendido entre os anos 2017 e 2022. </p> 2023-02-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE