REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate <p>A Revista Extensão em Debate é um periódico de publicação semestral de qualis B1, multidisciplinar, de circulação nacional e internacional, que tem como objetivo difundir os estudos, pesquisas e artigos nas áreas temáticas da extensão universitária, no sentido de promover a produção e a sistematização do conhecimento e a democratização do saber. </p> <p>Especificamente, a Revista Extensão em Debate publica manuscritos que estão relacionados a, pelo menos, uma das seguintes áreas de Extensão: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Trabalho.</p> <p>É um periódico destinado a professores, pesquisadores, estudantes e profissionais que atuem com extensão universitária da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), como também de outras Instituições de Ensino Superior.</p> pt-BR cezar@cedu.ufal.br (Cezar Nonato Bezerra Candeias ) alex.oliveira@proex.ufal.br (ALEX SOUSA DE OLIVEIRA) qua, 11 out 2023 20:25:30 -0300 OJS 3.2.1.3 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 VAMOS PRA PALMARES!!! https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/14234 <p>Em 1980, a UFAL foi provocada pelo movimento social negro para realizar o 1º Encontro Nacional do Parque Histórico do Quilombo de Zumbi dos Palmares. A discussão da Serra da Barriga já estava em pauta no Projeto Rondon, em 1979. Por meio da Capes, do CNPQ e da SPHAN (atual IPHAN), o governo federal participou desse evento, assim como vários segmentos do governo do Estado de Alagoas. Inicialmente, a ideia partiu de uma proposta ligada a Empresa Alagoana de Turismo (EMATUR), que objetivava a criação de uma alternativa de turismo para Alagoas, articulando-se com o Projeto Rondon e, a partir daí, com o CNPQ, por intermédio do então Reitor da UFAL, professor João Azevedo. Nessa conjuntura, foi criado o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Universidade Federal de Alagoas, em 1980, na época nomeado de Centro de Estudos Afro-brasileiros (CEAB), durante a Semana Zumbi, realizada na Casa Jorge de Lima, em União dos Palmares-AL, como parte das ações do “Projeto Memorial Zumbi: Parque Histórico Nacional”, conduzindo estudos e pesquisas sobre a Serra da Barriga para que esta alcançasse o título de patrimônio histórico nacional (1984), com desdobramentos que levariam a criação da Fundação Cultural Palmares (1988). O acervo do NEABI/UFAL possui documentos manuscritos, impressos e audiovisuais raros que auxiliam pesquisadores que se dedicam a diversos temas como: ditadura, movimentos sociais, redemocratização, racismo e ações afirmativas.</p> Danilo Luiz Marques, Ana Clara Martins Miranda, Jennifer Thayna de Lima dos Santos, Laila Talita Ferreira da Silva, Pedro Vinicius dos Santos Lima, Tãmara Elizabeth do Nascimento Duarte Copyright (c) 2023 REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/14234 seg, 16 out 2023 00:00:00 -0300 COMUNICAÇÃO: UMA FERRAMENTA INDIFERENTE PARA O FOMENTO DAS AÇÕES DE EXTENSÃO? https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/15725 <p><span style="font-weight: 400;">Este estudo tem como objetivo refletir sobre a importância da comunicação para o impulsionamento das ações de extensão na Universidade Federal de Alagoas, tendo como base a vigência do projeto “Extensão nas Redes!” do Programa Integralizador de Extensão/UFAL - PIEX/UFAL - 2022. Para tanto, houve um levantamento dos dados obtidos nos meios de comunicação nos quais a Pró-Reitoria de Extensão se faz presente, analisando se houve mudanças significativas quanto ao engajamento do seu público-alvo durante o projeto. O período investigado foi entre os anos de 2020 a 2023, fazendo um comparativo minucioso antes e durante a vigência do projeto. Através deste relato, buscou-se entender a importância da comunicação no processo de adesão da comunidade acadêmica quanto às ações extensionistas. Os resultados do estudo mostraram que houve um aumento expressivo na média de produções, publicações e engajamento, deixando evidente a importância da comunicação para a propagação da missão da extensão.</span></p> Kariny Marinho Copyright (c) 2023 REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/15725 qua, 11 out 2023 00:00:00 -0300 Jogos analógicos e realidade virtual no Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas de Alagoas da Universidade Federal de Alagoas https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/16275 <p>O presente relato de experiência versa sobre uma atividade de extensão acadêmica integrada ao Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (PAESPE), cujo foco se concentra na incorporação de jogos analógicos e de realidade virtual como elementos essenciais no contexto educacional. A iniciativa foi concebida como uma atividade curricular de extensão, com ênfase na utilização de jogos de tabuleiro, jogos de cartas e a aplicação de tecnologia de realidade virtual por meio do dispositivo <em>Oculus Rift</em> como instrumentos pedagógicos inovadores para enriquecer o processo de ensino. O projeto foi implementado junto à turma do PAESPE Jr, um programa de extensão universitária voltado para alunos do primeiro ano do ensino médio, provenientes de escolas públicas. Iluminado sob as ideias de Alves (2015) e Huizinga (2010), os jogos selecionados para esta iniciativa foram cuidadosamente escolhidos para estimular habilidades como coordenação motora, raciocínio rápido e reflexos, alinhando-se aos objetivos pedagógicos estabelecidos. Além disso, uma experiência de simulação virtual foi incorporada, proporcionando aos participantes a oportunidade de realizar um passeio virtual pela selva ou de experimentar a sensação de caminhar sobre uma prancha em um arranha-céu, ampliando as possibilidades de aprendizado por meio da imersão tecnológica. No decorrer deste artigo, destacamos a receptividade e a eficácia dos recursos didáticos empregados, evidenciando como a introdução de jogos analógicos e de realidade virtual na sala de aula pode promover engajamento, motivação e um ambiente de aprendizado mais dinâmico. Os resultados obtidos corroboram a importância de explorar abordagens pedagógicas inovadoras, que incorporam as tecnologias emergentes e os jogos como ferramentas pedagógicas para enriquecer a experiência educacional e estimular o desenvolvimento cognitivo e emocional dos estudantes.</p> Kim Patrice Santiago Sarmento Copyright (c) 2023 REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/16275 seg, 06 nov 2023 00:00:00 -0300 A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA NO IFRS https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/15789 <p>O presente texto é um relato análítico da experiência vivenciada no componente curricular Estágio Supervisionado - Projetos de Extensão do Curso de Licenciatura em Letras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) <em>Campus</em> Bento Gonçalves. O objetivo da disciplina é o desenvolvimento e a realização do Curso de Língua Portuguesa para Imigrantes e Refugiados e da Semana de Língua e Literatura para alunos que irão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio. No curso de Língua Portuguesa para Imigrantes e Refugiados, notou-se a assiduidade e o empenho em aprender, o que gerou nítidos avanços comunicacionais utilizando a língua falada no Brasil. Na Semana de Língua e Literatura, percebeu-se a vontade dos alunos presentes no acesso gratuito a oficinas e palestras sobre temas recorrentes no ENEM e nas principais provas de vestibular do país, considerando que muitos alunos do Ensino Médio não têm acesso a cursinhos preparatórios. Como resultados, pôde-se observar a efetiva participação da comunidade extraescolar. Dessa forma,&nbsp; os projetos cumpriram com os pilares pesquisa-ensino-extensão, numa integração da universidade com a sociedade.</p> Felipe Antônio Gugel, Jayne Rittes Machado, Paloma Aparecida Wammes, Sibélis Ana Valgoi, Carina Fior Postingher Balzan, Kleber Eckert Copyright (c) 2023 REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/15789 qua, 01 nov 2023 00:00:00 -0300 CRITÉRIO DE RENDA DO BPC/LOAS: https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/15640 <p class="western" align="justify"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">O presente trabalho analisa a política pública assistencial prevista pela Constituição Federal de 1988 que instituiu o Benefício de prestação continuada – BPC/LOAS, de forma geral. De forma específica, seus critérios de concessão com o foco no critério da renda familiar </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><em>per capita</em></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">, que, ao longo dos anos, vem sofrendo modificações legislativas que ora diminuem e ora abrangem a população beneficiária do programa. Realizou-se a análise da legislação de regência e comparação, com base em pesquisas nos bancos de dados do Governo Federal quanto aos impactos financeiros projetados em virtude desta mudança, além de demonstrar como o Poder Judiciário trata a matéria, trazendo seus entendimentos específicos sobre o critério adotado judicialmente. </span></span></span></p> Barbara Werner Barbosa Dias, Nathália Barros Garcia Serejo, Luciana Peixoto Santa Rita, Rodrigo Gameiro Guimarães, Bruno Setton Gonçalves Copyright (c) 2023 REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/15640 qua, 11 out 2023 00:00:00 -0300 CURRICULARIZAR A EXTENSÃO: https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/15221 <p>Este artigo examina a proposta de curricularização de um dos pilares do tripé educacional:&nbsp; a extensão.&nbsp; Ao lado do ensino, da pesquisa e à luz da resolução de número 7 do MEC, de 18 de dezembro de 2018, ilumina-se o legado didático de um <em>corpus</em> específico:&nbsp; as campanhas de vacinação, simbolizadas pelo personagem Zé Gotinha, diante do negacionismo científico do período pandêmico da Covid-19.&nbsp; Projetam-se cenários futuros, com base em pesquisa bibliográfica, em que a extensão poderá contribuir para a superação do anticientificismo em voga, pela razão de haver possibilidades para atividade síncrona e assíncrona de forma híbrida, oportunizando-se o acesso a informações com base na ciência.&nbsp; O pressuposto com o qual se trabalha é o de que a desinformação, ora corrente, deve ser combatida de forma precípua pela educação, não se descartando o incentivo a procedimentos já convalidados pela mídia, por exemplo: as investigações do chamado <em>Fact-Checkin</em>.</p> José Ferreira Junior, MELISSA SILVA MOREIRA RABELO, Alexsandra Jácome Castelo Gomes Torres Copyright (c) 2023 REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/15221 qua, 11 out 2023 00:00:00 -0300 IMPORTÂNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO EM BOTÂNICA E NO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A ENSINO BÁSICO. https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/14408 <p>Lecionar botânica para a educação básica, mesmo sendo de extrema relevância, pode possuir obstáculos a serem passados, sendo o tema “Algas” o mais adverso. Projetos de extensão das universidades para aplicação na educação básica assumem particular relevância para divulgar o conhecimento sobre esse tema. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo geral compreender a importância da aplicação de projetos de extensão nas escolas e sala de aula das disciplinas de Ciências e Biologia para o Ensino Fundamental e Médio, ampliando o aprendizado e o conhecimento sobre as algas. Para isso, buscou-se um referencial teórico, bem como uma pesquisa documental, onde os dados foram coletados junto ao projeto de extensão “Alga não é lixo, é luxo” e uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados:&nbsp; Google, Google Acadêmico, Scopus, entre outros, coletando trabalhos que abordavam temáticas sobre a importância, forma de utilização e aproveitamento das algas no cotidiano educacional. Nos resultados foi possível realizar a descrição das atividades práticas desenvolvidas no Laboratório de Botânica da Universidade Federal de Alagoas, Campus A.C. Simões, observando exemplares de microalgas e macroalgas, bem como toda dinâmica que envolveu um projeto de extensão, tornando considerável a aprendizagem do conteúdo. Com este projeto de extensão “Alga Não é Lixo é Luxo”, foi possível esclarecer o tema educação ambiental e as algas para alunos da educação básica de escolas públicas e particulares de forma lúdica e didática, contribuindo para o Ensino de Ciências e Biologia.</p> ELICA AMARA CECILIA GUEDES, MARIANA MELLO FIREMAN, Ana Karolina Lopes Silva, Lucas Eduardo Pereira dos Santos, Karla Danielle Pordeus de Oliveira Copyright (c) 2023 REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/14408 qua, 11 out 2023 00:00:00 -0300 COZINHA CIDADÃ: HORTAS COMO TECNOLOGIA SOCIAL EM TEMPOS DE COVID 19 https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/15689 <p>Este artigo resulta de um projeto de extensão associado a uma pesquisa sobre a organização de hortas em um município turístico do litoral de Santa Catarina com cerca de 22 mil habitantes. Contudo, com a COVID-19, o município, passou a não ter turistas e como consequência ocorreu desemprego e aumento das vulnerabilidades sociais e econômicas. Considerando esse contexto, nasceu a proposta de extensão “Cozinha Cidadã” cujo objetivo era “desenvolver com famílias em situação de vulnerabilidade, estudos coletivos para implantação de hortas e oficinas culinárias e terapêuticas”.Para organização desta empreitada o projeto “Cozinha Cidadã” realizou ações na modalidade virtual (70%) e presencial assistida (30%), seguindo as premissas da metodologia comunicativa-crítica. Com dados de pesquisa coletados por uma mestranda, bolsistas e voluntários (as) do bairro mais vulnerável, se fez um diagnóstico dos problemas locais agravados pela pandemia. Com estas informações realizaram-se oficinas, rodas de conversas e seminários virtuais sobre cultivos de hortas orgânicas como fonte de alimentos, remédios e negócios. De forma presencial seguindo os protocolos de segurança estipulados pelo Ministério da Saúde, foi possível iniciar de forma gradativa o cultivo de hortas em bairros com histórico de vulnerabilidade econômica. Os resultados indicam aprendizagem sobre os alimentos que se pode obter pelo cultivo social em terrenos privados ou públicos, a organização de cozinhas solidárias para o ensino do uso e preparo de vegetais e frutos em pratos nutritivos e saudáveis, bem como propostas de empreendimentos de restauração com foco nas práticas culinárias e terapêuticas aprendidas.</p> <p>Palavras-Chaves: Cultura Alimentar. Famílias. Horticultura. Tecnologia Sociaeducacional.</p> Yolanda Flores e Silva, Angelica Garcia Couto, Sabrina André Rosa Copyright (c) 2023 REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/15689 qua, 11 out 2023 00:00:00 -0300 OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/16231 <p><span style="font-weight: 400;">A sociedade contemporânea encontra-se em um contexto desafiador, permeada por questões entre as quais se destacam: ambientais, políticas, educacionais, econômicas, culturais, entre outras. A Agenda 2030, por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e suas metas, é um plano de nível global, para que se possa atingir em 2030 um mundo mais favorável para todos(as) cidadãos(ãs). Vários atores sociais são convocados a participar desta empreitada. Neste sentido, destaca-se a universidade como um ambiente propício para promover a Agenda 2030, notadamente por meio de um dos seus pilares, a extensão universitária. Logo, o objetivo deste trabalho configura-se em analisar a relação entre as ações extensionistas (projetos) desenvolvidas pelo Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Para tanto, estabeleceu-se uma metodologia condizente com a proposta do trabalho: pesquisa descritiva,</span> <span style="font-weight: 400;">estudo de caso e, como instrumento de coleta de dados, a pesquisa documental. De um total de 15 projetos de extensão recuperados, foram analisados seis, considerando como recorte as datas de aprovação e implementação da Agenda 2030. Deste quantitativo, constatou-se que apresentaram uma inter-relação precisa e inexorável com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.</span></p> Lívia Aparecida Ferreira Lenzi, Marcos Aurélio Gomes Copyright (c) 2023 REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/16231 qua, 11 out 2023 00:00:00 -0300 CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UFAL: AVANÇOS E DESAFIOS https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/15722 <p>Este trabalho busca apresentar um panorama acerca da implementação da extensão como dimensão obrigatória na matriz curricular dos cursos de graduação em licenciatura da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Para tanto, buscamos investigar como a extensão tem sido concebida na referida Universidade, identificando a conjuntura institucional e as diretrizes legais que têm norteado seu fazer extensionista, bem como visamos escrutinar o quantitativo de ações ofertadas, a participação estudantil e as estratégias adotadas para registro das atividades de extensão. A fim de alcançar os objetivos pontuados, lançamos mão de uma abordagem quali-quantitativa, adotando procedimentos da pesquisa documental. Foram analisados dados referentes ao período de 2018 a 2022, tendo em vista que corresponde ao encerramento de um ciclo de 04 anos desde as primeiras iniciativas de curricularização da extensão na UFAL. Tais dados foram extraídos de agosto de 2022 a março de 2023 dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) disponíveis no site institucional e dos sistemas da Universidade (SIGAA e SieWeb). Esperamos que esta pesquisa colabore para o fortalecimento da extensão universitária e para a compreensão do cenário no âmbito da UFAL, com vistas ao delineamento de ações estratégicas e de sua contínua reflexão e aperfeiçoamento.</p> LIRA, T. T. Q, CARNAÚBA, L. B. D. S. M, LINS, T. D. S. Copyright (c) 2023 REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/15722 qua, 11 out 2023 00:00:00 -0300 PRÁTICAS BIBLIOTECÁRIAS NO PROCESSO EDITORIAL DA REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/16233 <p><span style="font-weight: 400;">Este trabalho socializa as contribuições das práticas bibliotecárias para o desenvolvimento e aplicação do projeto REFOMEP, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Alagoas, com o objetivo de fomentar a publicação de textos sobre extensão na Revista Eletrônica Extensão em Debate. O estudo se concentra na participação ativa na equipe editorial da revista, com o objetivo de compreender como a atuação bibliotecária pode contribuir para o processo editorial.</span><span style="font-weight: 400;"> Constatou-se que as atividades </span><span style="font-weight: 400;">que envolvem o campo da Biblioteconomia foram essenciais para otimizar o fluxo editorial da revista.</span></p> Laura Beatriz da Silva Moura Carnaúba, Nelma Camelo de Araujo Copyright (c) 2023 REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/16233 qua, 11 out 2023 00:00:00 -0300 Institucionalização das Ligas Acadêmicas no curso de Farmácia da UFAL: Um registro para as próximas gerações de ligantes e extensionistas. https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/15845 <p>Esta Carta Pedagógica resgata o processo de institucionalização das Ligas Acadêmicas no curso de Farmácia do Instituto de Ciências Farmacêuticas da UFAL, visando deixar o registro para a posteridade.</p> Maria Aline Barros Fidelis de Moura Copyright (c) 2023 REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/15845 qua, 11 out 2023 00:00:00 -0300 “CIÊNCIA NA PRAÇA”: https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/15094 <p>Este é o relato da minha experiência como aluno de pós-graduação entre 2019 e 2021 na atividade de extensão e divulgação científica “Ciência na Praça” desenvolvida pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faz referência a importância de criar uma via de mão-dupla que permita o encontro entre o processo de produção científica gerado em programas de pós-graduação para com o público em geral, tendo na extensão universitária a ferramenta de articulação do processo dialético que permita da simples troca de saberes (acadêmicos e populares) à democratização do conhecimento acadêmico, e por fim a construção integrada e coletiva da ciência.</p> Rhian Vilar da Silva Vieira Copyright (c) 2023 REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/15094 seg, 16 out 2023 00:00:00 -0300 A EXTENSÃO COMO COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO: https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/15507 <p><span style="font-weight: 400;">Atividades de extensão são ações da Universidade desenvolvidas, principalmente, junto à comunidade externa, em geral, vinculadas com atividades de ensino e/ou de pesquisa a partir da instituição. Conforme o artigo 207/CF - 1988, a universidade política, pedagógica e didaticamente se constitui do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. No âmbito da Universidade Federal de Alagoas, a Pró-Reitoria de Extensão - PROEX tem por finalidade contribuir para o fortalecimento de uma política universitária capaz de articular e consolidar a relação entre ensino-pesquisa e extensão, e assim viabilizar trocas educativas, culturais e científicas com a sociedade. Neste sentido, cabe à PROEX o permanente monitoramento dessas ações extensionistas. Este texto busca demonstrar dados sobre a implementação da curricularização da extensão nos bacharelados da UFAL. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica-documental a partir do Projeto “Extensão na Agenda” que possibilitou não somente o delineamento e a consolidação dos dados bem como uma apresentação quantitativa preliminar de informações relacionadas à política da Extensão Universitária, no âmbito da UFAL, especificamente sobre a Curricularização da Extensão.</span></p> DÉBORA CESAR BATISTA DE OLIVEIRA, Alex Sousa de Oliveira Copyright (c) 2023 REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/15507 qua, 11 out 2023 00:00:00 -0300 UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/16277 <p>O presente relato de experiência versa sobre uma atividade de extensão acadêmica integrada ao Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (PAESPE) localizado no campus A. C. Simões da Universidade Federal de Alagoas, cujo o foco se concentra no ensino de língua inglesa. A iniciativa foi concebida como uma atividade curricular de extensão. Durante as aulas, ocorreram dinâmicas colaborativas em equipes a fim de elucidar o ensino de língua inglesa no programa, compartilhando conhecimento e educação. A vivência possibilitou concluir que as atividades de educação de língua inglesa auxiliam No decorrer deste artigo, destacamos a receptividade e a eficácia dos recursos didáticos empregados, evidenciando como a introdução de dinâmicas pode promover motivação e um aprendizado mais dinâmico. Os resultados obtidos corroboram a importância de explorar abordagens pedagógicas inovadoras</p> Kim Patrice Santiago Sarmento Copyright (c) 2023 REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/16277 qua, 11 out 2023 00:00:00 -0300