Sobre a Revista

A Revista Extensão em Debate é um periódico de publicação semestral de qualis B1, multidisciplinar, de circulação nacional e internacional, que tem como objetivo difundir os estudos, pesquisas e artigos nas áreas temáticas da extensão universitária, no sentido de promover a produção e a sistematização do conhecimento e a democratização do saber. 

Especificamente, a Revista Extensão em Debate publica manuscritos que estão relacionados a, pelo menos, uma das seguintes áreas de Extensão: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Trabalho.

É um periódico  destinado a professores, pesquisadores, estudantes e profissionais que atuem acerca da temática "extensão universitária" da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), como também de outras Instituições de Ensino Superior.

Edição Atual

v. 13 n. 17 (2024): EDIÇÃO ESPECIAL: SEMANA DE EXTENSÃO E CULTURA/2023
					Visualizar v. 13 n. 17 (2024): EDIÇÃO ESPECIAL: SEMANA DE EXTENSÃO E CULTURA/2023

Apresentação da Edição

Semana de Extensão e Cultura (SEMAEXC) é um evento de caráter institucional, organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) que tem, dentre outros, o objetivo central de proporcionar espaços dentro da Academia não somente para a divulgação de ações diversas relacionadas a práticas extensionistas como também para ser mais um instrumento de envolvimento da Universidade com a Sociedade.

Em 2023, o evento ocorreu entre os dias 19 a 23 de setembro em três  campi da Universidade e em duas de suas Unidades de Ensino, Penedo e Santana de Ipanema. Teve como tema central “Extensão e Curricularização: Cenários, Práticas e Proposições”. Abordou assuntos diversos desenvolvidos por inúmeras ações de Extensão da UFAL, relacionadas às 07 áreas temáticas da Extensão Universitária: Educação, Saúde, Meio Ambiente, Direitos Humanos e Justiça, Comunicação, Trabalho, Cultura, Tecnologia & Produção.

O Evento foi estruturado de forma a permitir a existência de espaços para a apresentação de pôsteres, comunicações orais, rodas de conversa, oficinas, minicursos e seções para apresentações culturais, shows e exposições de técnicas de produção e artesanatos. Houve atividades durante três turnos (manhã, tarde e noite) ao longo da realização do evento de Extensão.

Através desta Edição Especial, a Revista Extensão em Debate publica, na forma de produto científico, um compilado de textos diversos que foram produzidos ao longo da realização da Semana de Extensão de Cultura/2023. É uma produção que apresenta não somente frutos resultantes de ações extensionistas produzidas pela UFAL como também serve de suporte textual de registro e como publicação oficial de produções da Academia para a Sociedade em geral, relacionadas a Extensão Universitária.

A coletânea traz até o momento  15 produções no formato de resumos expandidos e 03 cartas pedagógicas! São textos que relatam desde de experiências extensionistas diversas bem como aquelas a partir das práxis desenvolvidas dentro de Atividades Curriculares de Extensão (ACEs) e ainda reflexões acerca do processo de creditação da Extensão Universitária em universidades públicas brasileiras, dentre elas a UFAL.

Por se tratar de uma publicação no formato de versão preliminar, textos que foram apresentados durante a Semana de Extensão e Cultura/2023 e que ainda não foram submetidos ao periódico, terão até 30 dias desta publicação para inserirem suas produções devidamente formatadas aos moldes dos templates próprios para resumo expandido e para cartas pedagógicas disponibilizados durante o referido Evento.

 

                                                    Boa leitura!

                                                    Cordialmente,

                                                                                                                                      Maceió (AL), março de 2024.

                                            Prof. Dr. Cezar Nonato Bezerra Candeias.

                Presidência do Conselho Editorial da Revista/ Pró-Reitor de Extensão e Cultura.

Publicado: 2024-03-19

RESUMO EXPANDIDO

CARTAS

Ver Todas as Edições

 

PERIODICIDADE DAS EDIÇÕES REGULARES: SEMESTRAL.

Primeiro semestre: jan./jun. - data limite da publicação da edição regular da 1ª semestralidade: 30 de junho.

Segundo semestre: jul/dez. - data limite da publicação da edição regular da 2ª semestralidade: 30 de dezembro.

 Os dizeres acima dizem respeito somente à data final de publicação da edição e não ao envio de manuscritos.

O recebimento de manuscritos caracteriza-se por fluxo contínuo. A publicação dos manuscritos ocorrerá quando encerradas todas as etapas de editoração desses.

 

CONTATO:

 E-mail:  revistaextensaoemdebate@gmail.com

Universidade Federal de Alagoas – UFAL

Pró-Reitoria de Extensão -  PROEX

Av. Lourival Melo Mota, s/n - Tabuleiro do Martins

57072-900 - Maceió - AL, Brasil.

QUALIS- CAPES (QUADRIÊNIO 2017- 2020) : B1

INDEXAÇÕES:

 Open Journal Systems (OJS);

Periódicos de livre acesso (LivRe).

SUMÁRIOS.

ISSUU.

REDIB - Rede  Iberoamericana de Inovação e Tecnologia.

LATINDEX.