TERAPÊUTICAS NÃO CONVENCIONAIS PARA DIMINUIÇÃO DA ANSIEDADE EM PACIENTES NO PERÍODO PRÉ-OPERATÓRIO IMEDIATO

UM ESTUDO DE REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Christiano Batista dos Santos
  • Diogo Gomes Brandão

Resumo

A ansiedade pré-operatória é um sintoma comum em indivíduos que serão submetidos a procedimentos cirúrgicos, interfere significativamente no período transoperatório, provoca sofrimento psíquico em 80% dos pacientes e produz alto custo hospitalar, já que na maioria das vezes, esta clientela precisará ficar mais tempo internada. Trata-se de um estudo de revisão integrativa, que objetivou evidenciar procedimentos para diminuição da ansiedade no pré-operatório. A busca foi feita em estudos científicos nacionais e internacionais indexados nas seguintes bases de dados: LILACS, MEDLINE, PUBMED E SCIELO, até o ano de 2020. Foram selecionados 19 estudos segundo os critérios de inclusão. Os procedimentos para diminuir a ansiedade no pré-operatório são: visita educativa pré-operatória um dia antes ou horas antes do paciente entrar na sala de cirurgia, utilização da massagem terapêutica na mão, uso do brinquedo terapêutico, intervir com música terapia e o uso da aromaterapia dentro da sala de cirurgia. Estas ações de enfermagem possibilitaram diminuição da ansiedade dos pacientes no pré-operatório, no transoperatório e contribuiu para reduzir complicações pós-operatórias. 

Referências

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). Os transtornos depressivos. In: Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

COSTA, V. A. S. F. et al. O pré-operatório e a ansiedade do paciente: a aliança entre o enfermeiro e o psicólogo. Rev. SBPH, Belo Horizonte, v.13, n.2, p. 282-298, 2010.

SOUZA, L. R. et al. Os benefícios da visita pré-operatória de enfermagem para o cliente cirúrgico: revisão sistemática de literatura. Rev. de Pesq.: cuidado é fundamental, Rio de Janeiro, v.2, n.2, p.797-806, abr./jun. 2010.

URSI, E. S. Prevenção de lesões de pele no perioperatório: revisão integrativa da literatura. 2005. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2005.

VASCONCELOS, C. T. M. et al. Integrative review of the nursing interventions used for the early detection of cervical uterine cancer. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v.19, n.2, p. 437-444, 2011.

Downloads

Publicado

09/09/2021

Como Citar

Santos, C. B. dos . ., & Brandão, D. G. . . (2021). TERAPÊUTICAS NÃO CONVENCIONAIS PARA DIMINUIÇÃO DA ANSIEDADE EM PACIENTES NO PERÍODO PRÉ-OPERATÓRIO IMEDIATO : UM ESTUDO DE REVISÃO INTEGRATIVA. Gep News, 5(1), 16–19. Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/12850

Edição

Seção

Artigos