IMPORTÂNCIA DO CUIDADO MULTIPROFISSIONAL E HUMANIZADO NO TRATAMENTO DA OBESIDADE

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO AMBULATÓRIO DE NUTRIÇÃO

Autores

  • Joice Alves Gaia
  • Raquel Gonçalves de Araújo
  • Luiz Gonzaga Ribeiro Silva Neto
  • Telma Maria de Menezes Toledo Florêncio

Resumo

Introdução: A obesidade é uma doença complexa e multifatorial, sendo necessária uma abordagem multidisciplinar e humanizada para o seu manejo. O objetivo deste trabalho é descrever a experiência de acadêmicas de nutrição em um ambulatório de nutrição em obesidade, destacando a importância do cuidado multiprofissional e humanizado para o paciente com obesidade. Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo descritivo do tipo relato de experiência de acadêmicas do curso de nutrição que integraram o ambulatório de nutrição em obesidade do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, de setembro a dezembro de 2019. Resultados e Discussão: Ao longo da prática clínica foram desenvolvidas competências técnicas e relacionais de forma humanizada, havendo ainda diálogo com outros profissionais, bem como necessidade de encaminhamento de casos a outros especialistas, mostrando a importância da multidisciplinaridade no atendimento aos usuários com obesidade, o que é preconizado por entidades especializadas em obesidade. Conclusões: A experiência ambulatorial demonstrou a necessidade da atenção multidisciplinar e humanizada no cuidado do paciente com obesidade e de espaços de troca de saberes entre diferentes profissionais e acadêmicos de nutrição.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA PARA O ESTUDO DA OBESIDADE E DA SÍNDROME METABÓLICA (ABESO). Diretrizes Brasileiras de Obesidade 2016. 4. ed. São Paulo: ABESO, 2016.

BISCHOFF, S.C. et al. Towards a multidisciplinary approach to understand and manage obesity and related diseases. Clinical Nutrition, [s.l.], v.36, n.4, p. 917-938, 2017.

JENNINGS, A. et al. Evaluation of a multidisciplinary Tier 3 weight management service for adults with morbid obesity, or obesity and comorbidities, based in primary care. Clinical Obesity, [s.l.], v.4, p.254-266, 2014.

YUMUK, V. et al. An EASO Position Statement on Multidisciplinary Obesity Management in Adults. Obes Facts., [s.l.], v.7, p.96-101, 2014.

Downloads

Publicado

09/09/2021

Como Citar

Gaia, J. A. ., Araújo, R. G. de ., Silva Neto, L. G. R. ., & Florêncio, T. M. de M. T. (2021). IMPORTÂNCIA DO CUIDADO MULTIPROFISSIONAL E HUMANIZADO NO TRATAMENTO DA OBESIDADE : UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO AMBULATÓRIO DE NUTRIÇÃO. Gep News, 5(1), 66–68. Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/12863

Edição

Seção

Artigos