ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM E O CUIDADO HUMANIZADO EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

Autores

  • Danielle Maria da Silva
  • Anderson da Silva Moreira
  • Maria Clarisse Soares Carnaúba
  • Ítala Thassyelle Vasconcelos dos Santos
  • Amanda Kíssia Santos Lins de Carvalho

Resumo

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mostra-se como um ambiente hospitalar para pacientes graves que manifestem um quadro clínico recuperável. Os cuidados de enfermagem em UTI se dão de forma integral aos pacientes. Elementos e desafios da prática dos enfermeiros de terapia intensiva dificultam a implementação da humanização e impactam na qualidade da assistência. O objetivo desse trabalho é apresentar através da análise da literatura a assistência de enfermagem em UTI e os desafios para prestar o cuidado humanizado. Trata-se de uma revisão de literatura, de modo qualitativa, realizada em outubro de 2020, na base de dados Scientific Eletronic Librany Online. Foram utilizados descritores padronizados pelo Descritores em Ciências da Saúde e cruzados num formulário, para realizar a seleção dos artigos. Os profissionais de enfermagem realizam inúmeras atividades, desde as mais simples às mais complexas em UTI. Desafios são enfrentados diariamente para alcançar a humanização do cuidado de forma efetiva, recuperação e bem-estar do paciente.

Referências

LIMA, V. C. É preciso humanizar: a equipe de enfermagem na unidade de terapia intensiva. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, Vale do Rio Verde, v.16, n.2, 2018.

MACHADO, E. R.; SOARES, N. V. Humanização em UTI: sentidos e significados sob a ótica da equipe de saúde. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, [s.l.], v.6, n.3, 2016.

OUCHI, J. D. et al. O papel do enfermeiro na unidade de terapia intensiva diante de novas tecnologias em saúde. Rev. Saúde em Foco, Teresina, v.10, p.412-428, 2018.

SALVIANO, I. C. de B. S. et al. As barreiras na humanização da assistência de enfermagem na unidade de terapia intensiva. Revista de Trabalhos Acadêmicos-Universo, Salvador, v.2, n.4, 2018.

SANTOS, E. L. dos. et al. Assistência humanizada: percepção do enfermeiro intensivista. Revista Baiana de Enfermagem‏, Salvador, v.32, 2018.

Downloads

Publicado

09/09/2021

Como Citar

Silva, D. M. da ., Moreira, A. da S. ., Carnaúba, M. C. S. ., Santos, Ítala T. V. dos ., & Carvalho, A. K. S. L. de . (2021). ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM E O CUIDADO HUMANIZADO EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA. Gep News, 5(1), 118–121. Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/12878

Edição

Seção

Artigos