EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL E FORMAÇÃO EM SAÚDE

VIVÊNCIAS DE MONITORES DO PROGRAMA PET-SAÚDE/INTERPROFISSIONALIDADE

Autores

  • Anderson da Silva Moreira
  • Lucas Daniel Souza de Vasconcelos
  • Juliana Maria Bulhões Ferreira
  • Yasmin Mainique Leite Gomes
  • Silvana Pereira Gomes

Resumo

O Programa de Educação pelo Trabalho PET-Saúde/Interprofissionalidade fomenta a formação permanente dos profissionais de saúde bem como de iniciação ao trabalho, estágios e vivências, dirigidos aos estudantes da área, de acordo com as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Diante disto, o objetivo do trabalho é relatar as experiências vivenciadas por monitores do PET-Saúde/Interprofissionalidade no trabalho interprofissional e na formação em saúde. Seu desenvolvimento ocorreu no segundo distrito sanitário de saúde de Maceió. O PET-Saúde/Interprofissionalidade possibilitou aos seus integrantes o fortalecimento da integração ensino-serviço-comunidade. Os acadêmicos tiveram a oportunidade de vivenciar uma prática interprofissional, o melhor reconhecimento do seu núcleo de conhecimento profissional e principalmente o conhecimento dos saberes e fazeres das demais profissões envolvidas, além de aprender a executar o diagnóstico e planejamento em saúde, bem como experiências no ambiente da atenção primária à saúde na gestão e assistência. Nessa perspectiva, a educação interprofissional mostra-se como uma importante ferramenta para a transformação do processo formativo, que visa à melhoria da colaboração e da qualidade da atenção à saúde.

Referências

SANTOS, J. L.; BATISTA, S. H. S. S. Docência, Pró-Saúde e PET-Saúde: narrativas de um fazer interprofissional. Interface, Botucatu, v.22, p.1589-1600, 2018. Suppl.2. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/icse/2018.v22suppl2/1589-1600/. Acesso em: 03 out. 2020.

Downloads

Publicado

09/09/2021

Como Citar

Moreira, A. da S. ., Vasconcelos, L. D. S. de ., Ferreira , J. M. B. ., Gomes, Y. M. L. ., & Gomes, S. P. . (2021). EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL E FORMAÇÃO EM SAÚDE: VIVÊNCIAS DE MONITORES DO PROGRAMA PET-SAÚDE/INTERPROFISSIONALIDADE. Gep News, 5(1), 129–131. Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/12881

Edição

Seção

Artigos