ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO AO PACIENTE COM DEFICIÊNCIA EM ALAGOAS

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Lyles Regina Machado Falcão
  • Rikelly dos Santos Nunes
  • Valdeci Elias dos Santos
  • Daniela Maria Carvalho Pugliesi

Resumo

Pacientes com deficiência são indivíduos que apresentam uma alteração ou condição, simples ou complexa, momentânea ou permanente, de diferentes etiologias, que requer abordagem especial, multiprofissional e um protocolo específico. A Organização Mundial de Saúde estima que mais de um bilhão de pessoas no mundo apresentam alguma deficiência e que mais de 50% não recebem assistência odontológica. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência de um projeto de extensão. O projeto "Atendimento Odontológico ao Paciente com Deficiência do Estado de Alagoas" visa oferecer um serviço odontológico qualificado, gratuito, em ambiente ambulatorial, para os pacientes com deficiência do Estado de Alagoas. Teve início em fevereiro e proporcionou atendimento odontológico para cerca de 30 pacientes com diferentes condições, a citar: Autismo, Paralisia Cerebral e outras deficiências motoras e cognitivas, além de pacientes sindrômicos. Os envolvidos proporcionam atendimento humanizado e buscam relacionar a condição oral dos pacientes assistidos com seu diagnóstico médico e medicamentos utilizados. Dessa forma, o projeto promove conhecimento sobre a importância da equipe multidisciplinar na saúde desses indivíduos, contribui para a formação de profissionais que tenham o manejo adequado para atendimento de pacientes com deficiência, além de melhorar a qualidade de vida dos pacientes e dos seus familiares.

Referências

AMERICAN ACADEMY OF PEDIATRIC DENTISTRY. Definition of special health needs patient. Pediatr. Dent., [s.l.], v.26, p.15, 2004.

ANDRADE, A. P. P. de; ELEUTEIO, A. S. de L. Pacientes portadores de necessidades especiais: abordagem odontológica e anestesia geral. Rev. Bras. Odontol., Rio de Janeiro, v.72, n.1-2, p.66-69, 2015.

BRASIL. Atendimento odontológico à Pessoas com Deficiência. Portaria SES-DF Nº 287 de 06 de Dezembro de 2016, publicada no DODF Nº 228 de 06.12.2016.

BRASIL. Secretaria de Direitos Humanos. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: Protocolo Facultativo à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: decreto legislativo nº 186, de 09 de julho de 2008: decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. 4. ed. rev. e atual. Brasília: Secretaria de Direitos Humanos; Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, 2011.

HADDAD, A. S.; SANTOS, M. T. B. R. Abordagem do paciente com paciente com necessidade especial. In: CARDOSO, R. J. A.; MACHADO, M. E. L. Odontologia, Arte e Conhecimento. São Paulo: Artes médicas, 2003. (v.2).

JACOMINE, J. C. Saúde bucal e Pacientes com Necessidades Especiais: percepções de graduandos em Odontologia da FOB-USP. Revista da ABENO, Londrina, v.18, n.2, p.45-54, 2018.

KONKIEWITZ, E. C. (Org.) Aprendizagem, comportamento e emoções na infância e adolescência: uma visão transdisciplinar. Dourados, MS: Ed. UFGD, 2013.

SUASTEGUI, F. H.; CEDEÑO, B. V. Afecciones bucodentales en pacientes psiquiátricos. Rev. ADM., [s.l.], v.61, n.6, p.255-259, 2002.

Downloads

Publicado

09/09/2021

Como Citar

Falcão, L. R. M. ., Nunes, R. dos S. ., Santos, V. E. dos ., & Pugliesi, D. M. C. . (2021). ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO AO PACIENTE COM DEFICIÊNCIA EM ALAGOAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Gep News, 5(1), 139–142. Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/12884

Edição

Seção

Artigos