IMPLEMENTAÇÃO DE INSTRUMENTO PARA CONSULTA DE ENFERMAGEM A INDIVÍDUOS NO PROGRAMA DE ESTOMIZADOS DE UM HOSPITAL PÚBLICO DE MACEIÓ

Autores

  • Lucy Kelly Brito Bomfim Eustaquio
  • Paulo Sérgio Gomes da Silva
  • Fabianny Torres de Oliveira
  • Hilma Keylla de Amorim
  • Lazaro Betel Eustaquio da Silva

Resumo

Introdução: Estomia é uma abertura originada de um procedimento cirúrgico que consiste na exteriorização dos sistemas digestório, respiratório e urinário, criando um orifício externo. É indicada quando há necessidade de desviar, temporária ou permanentemente, o trânsito normal da alimentação, ventilação ou eliminação. O processo de aprendizado com vista à reabilitação deve ter suas bases lançadas na fase hospitalar e a consulta de enfermagem deve ser valorizada como estratégia para concretizar a assistência. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo e exploratório com abordagem qualitativa através da implementação de instrumento para consulta de enfermagem durante o cadastrado no Programa de Estomizados do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, na cidade de Maceió/AL. Resultados e Discussão: Os enfermeiros do referido Programa elaboraram um instrumento de consulta de enfermagem para os usuários atendidos neste serviço, constando: dados de identificação do paciente, história clínica, aspectos do estoma e pele periestomal, agendamento de retorno para reavaliação, encaminhamentos, processo de enfermagem, registros para reversão de estomas, óbitos e transferência de cadastro. Conclusões: É perceptível que a implementação de um instrumento para consulta de enfermagem contribua para que o enfermeiro desempenhe o processo de enfermagem, promovendo a uniformidade na avaliação e atenda às necessidades do paciente.

Referências

BLANCK, M; GIANNINI, T. Úlceras e feridas: as feridas tem alma - uma abordagem interdisciplinar no plano de cuidados e da reconstrução estética. São Paulo: DiLivros, 2014.

MATSUBARA, M. G. S. et al. Feridas e estomas em oncologia: uma abordagem interdisciplinar. São Paulo: Lemar, 2012.

SANTOS, V. L. C. G; CESARETTI, I. U. R. Assistência em estomaterapia: cuidando de pessoas com estomia. São Paulo: Atheneu, 2015.

Downloads

Publicado

09/09/2021

Como Citar

Eustaquio, L. K. B. B. ., Silva, P. S. G. da ., Oliveira, F. T. de ., Amorim, H. K. de ., & Silva, L. B. E. da . (2021). IMPLEMENTAÇÃO DE INSTRUMENTO PARA CONSULTA DE ENFERMAGEM A INDIVÍDUOS NO PROGRAMA DE ESTOMIZADOS DE UM HOSPITAL PÚBLICO DE MACEIÓ. Gep News, 5(1), 146–148. Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/12886

Edição

Seção

Artigos