A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE BUCAL PARA PACIENTES HOSPITALIZADOS COM COVID-19

UMA FORMA DE HUMANIZAÇÃO

Autores

  • Wynie Monique Pontes Nicácio
  • Mariana Sinara De Oliveira Gomes

Resumo

A infecção por coronavírus (COVID-19), ocorreu de forma pandêmica, sendo relatada pela primeira vez em dezembro de 2019. Devido a sua recente descoberta, os estudos a seu respeito estão insuficientes. Entretanto, sabe-se que uma de suas complicações é a síndrome respiratória aguda grave coronavírus 2 (SARS-CoV-2), que atingiu inúmeros infectados, com a necessidade de tratamento em unidades de tratamento intensivo. Este trabalho tem como objetivo relatar, através de uma revisão bibliográfica, a importância dos cuidados com a saúde bucal para pacientes internos e isolados em UTIs, com atendimento de forma humanizada. Os pacientes hospitalizados apresentam uma higienização bucal precária, o que facilita o desenvolvimento de patogenias bucais. Além disso, facilita a proliferação de patógenos respiratórios oriundos do biofilme dental. Essa é uma consideração importante, tendo em vista que os indivíduos acometidos por COVID-19 têm uma maior probabilidade de desenvolver problemas respiratórios e acarretar sequelas e até levar ao óbito. Esses estudos corroboram a necessidade de maiores cuidados por parte da equipe que assiste o doente, com medidas de intervenções clínicas e ambientais que beneficiam os pacientes no período da hospitalização. Isso evidencia a importância da presença do cirurgião-dentista e de sua equipe auxiliar no ambiente hospitalar, o que poderia minimizar os problemas bucais ocasionados pela falta de higiene bucal.

Referências

AZEVÊDO, A. V. dos S.; CREPALDI, M. A.; MORE, C. L. O. O. A Família no contexto da hospitalização: revisão sistemática. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, v.16, n.3, p.772-799, 2016.

COSTA, S. C.; FIGUEIREDO, M. R. B.; SCHAURICH, D. Humanization within adult intensive care units (ICUs): comprehension among the nursing team. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v.13, p.571-580, 2009.

LIMA, C. M. A. de O. Informações sobre o novo coronavírus (COVID-19). Radiologia Brasileira, São Paulo, v.53, n.2, p.5-6, 2020.

LIMA, D. C. de. et al. The importance of oral health in the view of inpatients. Ciência & saúde coletiva, Rio de Janeiro, v.16, p.1173-1180, 2011.

SHEEHY, L. M. Considerations for Postacute Rehabilitation for Survivors of COVID-19. JMIR Public Health Surveill, [s.l.], v.8-6, n.2, p.e19462, maio 2020.

Downloads

Publicado

09/09/2021

Como Citar

Nicácio, W. M. P. ., & Gomes, M. S. D. O. . (2021). A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE BUCAL PARA PACIENTES HOSPITALIZADOS COM COVID-19: UMA FORMA DE HUMANIZAÇÃO. Gep News, 5(1), 149–152. Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/12887

Edição

Seção

Artigos