ASSISTÊNCIA MULTIDISCIPLINAR NO PARTO HUMANIZADO

Autores

  • Ana Carolina Honório da Silva
  • Rikielly Karolaine dos Santos Costa
  • Rodrigo Scheidt Ferreira Rodrigues
  • Viviane Tenório dos Santos
  • Thays Fernanda Costa Silver

Resumo

Introdução: A equipe multidisciplinar tem fundamental importância no parto humanizado oferecendo uma melhor qualidade de vida no pós-parto tanto para ela, quanto para o bebê. Objetivo: Identificar a importância da equipe multidisciplinar e as estratégias de humanização frente ao processo de parturição. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, após a utilização dos critérios de inclusão. Discussão e Resultados: É fundamental que os enfermeiros atuem por meio de consultas de enfermagem, promovendo atividades educativas. O fisioterapeuta vai realizar um parto seguro, através da cinesioterapia, que auxiliam na contração e no relaxamento. A intervenção psicológica tem o objetivo de oferecer uma escuta qualificada e especializada sobre o processo gravídico-puerperal. Conclusão: A abordagem utilizada neste estudo, focalizou os principais conceitos sobre a relevância da equipe multidisciplinar no atendimento e preparamento para um parto humanizado.

Referências

ARRAIS, A. R.; MOURÃO, M. A.; FRAGALLE, B. O pré-natal psicológico como programa de prevenção à depressão pós-parto. Saúde soc., São Paulo, v.23, n.1, p.251-264, mar. 2014.

BAVARESCO, G. Z. et al. O fisioterapeuta como profissional de suporte à parturiente. Ciência&Saúde Coletiva, Florianópolis, v.16, n.7, jul. 2011.

BRASIL. Ministério da saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Brasília-DF, 2006.

MORIM, T.S. & BACKES, M.T.S. Gestão do cuidado de enfermagem e puérperas e recém-nascidos na Atenção Primária à Saúde. Rev. Rene., Fortaleza, v.21, jul. 2020.

PALHARINI L. A.; FIGUEIRÔA S. F. M. Gênero, história e medicalização do parto: a exposição “Mulheres e práticas de saúde”. História, Ciências, Saúde, Rio de Janeiro, v.25, n.4, p.1039-1061, out./dez. 2018.

POSSATI, A. B. et al. Humanização do parto: significados e percepções de enfermeiras. Esc. Anna Nery, Rio de Janeiro, v.21, n.4, 2017.

SILVA, W. S. S. et al. A Importância da equipe multidisciplinar no parto normal. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Fortaleza, 2016.

Downloads

Publicado

09/09/2021

Como Citar

Silva, A. C. H. da ., Costa, R. K. dos S. ., Rodrigues, R. S. F. ., Santos, V. T. dos ., & Silver, T. F. C. . (2021). ASSISTÊNCIA MULTIDISCIPLINAR NO PARTO HUMANIZADO. Gep News, 5(1), 179–181. Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/12894

Edição

Seção

Artigos