O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CONTEXTO HOSPITALAR

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Laura Fernandes Costa
  • Hellem da Silva Tenório
  • José Gutemberg Vasconcelos Bezerra

Resumo

A Terapia Ocupacional é uma ciência da saúde que busca promover e maximizar a autonomia e a independência do indivíduo por meio de sua intervenção, comportando diferentes áreas em diversos contextos. No campo hospitalar, busca enfatizar as necessidades dos indivíduos que vão além do processo de adoecimento e recuperação. O internamento hospitalar exige considerar o ambiente como um sistema de cuidados que vão desde a auto-organização até a relação-interação com o paciente, sendo necessária a formação de profissionais da área da saúde que busquem nortear uma abordagem clínica e que considerem a singularidade do sujeito para além do processo saúde- doença, permitindo a aquisição de conhecimentos que envolvam ampliar o cuidar em saúde, através de um olhar humanizado. Trata-se de um estudo descritivo, caracterizado como um relato de experiência, que visa apresentar o conjunto de práticas desenvolvidas no Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), de Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares e sua importância para a formação profissional. As atividades realizadas ocorreram durante o mês de fevereiro a março de 2020, com doze horas semanais, em um hospital universitário, com acadêmicas do sétimo período de Terapia Ocupacional de uma Universidade Pública na cidade de Maceió. O estudo buscou constatar a importância do processo de aprendizagem desta prática de estágio de forma qualificada. Assim, o processo de intervenção buscou aplicar técnicas e métodos que recuperem ou conduzam a melhoria das habilidades do desempenho ocupacional, favorecendo a interação, autonomia e o resgate do cotidiano do paciente.

Referências

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Publicado

09/09/2021

Como Citar

Costa, L. F. ., Tenório, H. da S. ., & Bezerra , J. G. V. . (2021). O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CONTEXTO HOSPITALAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Gep News, 5(1), 190–195. Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/12896

Edição

Seção

Artigos