A RELEVÂNCIA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE FRENTE À PANDEMIA NO COMBATE AO COVID-19

Autores

  • Janaína Barbosa Calixto dos Santos
  • Luciene Karine Araújo dos Santos
  • Paula Dayane Silva Santos
  • Tatiane Procópio dos Santos Tomé
  • Giselle Mamede Tenório

Resumo

O Sistema Único de Saúde é uma política pública implementada através do Movimento da Reforma Sanitária no Brasil. Com o surgimento da pandemia a saúde pública sofreu impactos, pois houve aumento do número de casos e infectados em um curto período de tempo. Neste contexto, O Sistema Único de Saúde torna-se importante, pois atua no Plano de Contingência do Covid-19, desenvolvendo ações desde assistência primária até a reabilitação. Este estudo se trata de uma revisão de literatura desenvolvida em outubro de 2020, objetivando descrever a relevância da atuação do Sistema Único de Saúde frente à pandemia no combate ao Covid-19. A busca foi realizada na base de dados BIREME, com as palavras-chave: PANDEMIA; SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE e INFECÇÕES POR CORONAVÍRUS, intercalados com o operador Booleano "AND". Os critérios de inclusão foram: artigos na íntegra e todos os encontrados que respondessem ao objetivo do estudo, seguido dos critérios de exclusão: teses, trabalhos de conclusão de curso. Também foi utilizado o portal do Ministério da Saúde. Conclui-se que, o Sistema Único de Saúde é a principal estratégia para combater a pandemia do Covid-19, pois abrange o indivíduo desde ações de prevenção à saúde até o gerenciamento de leitos para internação.

Referências

ABREU, L. C. de. Ações integradas e o fortalecimento do Sistema Público de Saúde Brasileiro em tempos de pandemias. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum., [s.l.], v.30, n.1, 2020. Disponível em:

https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1094935. Acesso em: 11 out. 2020.

ARAÚJO, J. L. de; OLIVEIRA, K. K. D. de; FREITAS, R. J. M. de. Em defesa do Sistema Único de Saúde no contexto da pandemia por SARS-CoV-2. Rev. Bras. Enferm., Brasília, v.73, n.2. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&nrm=iso&lng=pt&tlng=pt&pid=S0034-71672020001400402. Acesso em: 11 out. 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Guia de Vigilância Epidemiológica Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional pela Doença pelo Coronavírus 2019. Brasília: Ministério da Saúde, 2020. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1096732. Acesso em: 11 out. 2020.

BRASIL. Ministério da saúde. Sistema Único de Saúde (SUS): estrutura, princípios e como funciona. Disponível em:

https://antigo.saude.gov.br/sistema-unico-de-saude. Acesso em: 11 out. 2020.

CONSELHO NACIONAL DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE (CONASEMS). Reconhecer a importância do SUS é o primeiro passo contra a pandemia #DefendaoSUS. Disponível em:

https://www.conasems.org.br/reconhecer-a-importancia-do-sus-e-o-primeiro-passo-contra-a-pandemia-defendaosus/. Acesso em: 11 out. 2020.

Downloads

Publicado

09/09/2021

Como Citar

Santos, J. B. C. dos ., Santos, L. K. A. dos ., Santos, P. D. S. ., Tomé, T. P. dos S. ., & Tenório, G. M. . (2021). A RELEVÂNCIA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE FRENTE À PANDEMIA NO COMBATE AO COVID-19. Gep News, 5(1), 228–231. Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/12903

Edição

Seção

Artigos