MANEJO DA SÍNDROME NEFRÓTICA INFANTIL E CONTRIBUIÇÕES DA ENFERMAGEM

Autores

  • Thamires Vitória Arcanjo da Paixão
  • Alyssia Daynara Silva Lopes
  • Ingrid Martins Leite Lúcio

Resumo

A Síndrome Nefrótica é um conjunto de sinais e sintomas que podem ser decorrentes de diversas doenças que acometem os rins, além de uma das formas de apresentação clínica das glomerulopatias. É importante a identificação e o manejo adequado dos pacientes, visto que, pode-se desenvolver agravos clínicos e haver necessitar de transplante renal precoce. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo revisão de literatura, realizado em outubro de 2020, em busca de bases de dados online, a partir do cruzamento dos descritores com o uso operadores booleanos: síndrome nefrótica AND enfermagem AND saúde da criança. O diagnóstico da Síndrome Nefrótica é feito por um conjunto de sinais, sintomas e achados laboratoriais. A equipe de enfermagem contribui positiva e ativamente no tratamento de crianças com Síndrome Nefrótica, pois atuam na monitorização do balanço hídrico, consumo de alimentos e bebidas, observação para o desenvolvimento de infecções, apoio emocional, educação em saúde e na aplicação de todos os cuidados necessários para o tratamento da Síndrome Nefrótica. Portanto, os cuidados adequados melhoram o prognóstico da patologia e proporcionam melhor qualidade de vida a criança, diminuindo dores e desconfortos. As boas práticas de enfermagem minimizam os danos ao desenvolvimento infantil e proporcionam um atendimento humanizado.

Referências

COSTA, W. K. S. et al. Como as mães percebem seus filhos com a síndrome nefrótica. Rev. enferm. UFPE, Recife, v.9, n.2, p.624-632, fev. 2015.

GARCIA, R. L. Perfil dos pacientes pediátricos portadores de síndrome nefrótica HSPM – SP. São Paulo: [s.n.], 2014.

GEHRKE, H. et al. Síndrome nefrótica idiopática na infância: diagnóstico e manejo / Idiopathic nephrotic syndrome in children: diagnosis and management. Acta méd., Porto Alegre, v.36, n.7, 2015.

OCHA, K.S.R.; GALEAS, R. Síndrome Nefrótico del Lactante: Presentación de caso clínico/ Nefrotic Infant Syndrome: Clinical Case Report. Acta Pediátrica Hondureña, [s.l.], v.9, n.2, out. 2018/mar. 2019.

PENÃ CARRIÓN, A. Pronóstico del síndrome nefrótico primario con debut en la infancia/Prognosis of primary nephrotic syndrome with onset in infancy. Rev. esp. pediatr., [s.l.], v.73, n.2, p.223-224, 2017.

Downloads

Publicado

09/09/2021

Como Citar

Paixão, T. V. A. da ., Lopes, A. D. S. ., & Lúcio, I. M. L. . (2021). MANEJO DA SÍNDROME NEFRÓTICA INFANTIL E CONTRIBUIÇÕES DA ENFERMAGEM. Gep News, 5(1), 251–253. Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/12907

Edição

Seção

Artigos